5 dicas para conseguir um emprego em hospitais e clínicas

Conseguir um emprego em hospitais e clínicas não é uma tarefa tão simples, uma vez que as vagas são limitadas.

Anúncios

Por isso, aqueles que acabam de sair da faculdade podem sentir dificuldade em encontrar uma oportunidade, especialmente quando não contam com a possibilidade de indicação.

Pensando nisso, hoje veremos 5 dicas para conseguir um emprego nesse setor, então, continue a leitura para conquistar a sua vaga até o final deste ano!

Como um recém-formado pode conseguir emprego em hospitais e clínicas?

Os estudos na área da saúde são, em sua grande maioria, práticos, o que ajuda os alunos a entenderem como funciona o dia a dia profissional.

Mas, muitos recém-formados enfrentam uma realidade difícil: logo após concluírem a faculdade, se vêem sem oportunidades para colocarem seus conhecimentos em prática.

Isso se deve ao fato das vagas em hospitais e clínicas serem limitadas e muito concorridas, de modo que profissionais com um currículo mais completo costumam ter prioridade.

Por isso, aqueles que acabam de se formar acabam ficando “escondidos” nos processos seletivos, o que torna a conquista da primeira oportunidade muito mais difícil.

Pensando nisso, no conteúdo de hoje separamos dicas que ajudam a “driblar” essa dificuldade de acesso, pois você sairá na frente dos processos seletivos tradicionais.

Isso pode te interessar: Transparência no Trabalho: o que é, importância e algumas dicas (oadministrador.com).

Requisitos para conseguir um emprego em hospitais e clínicas

Anteriormente vimos que um dos maiores problemas para a conquista de emprego em hospitais e clínicas é o fato das vagas serem concorridas e os requisitos complexos.

Por isso, veremos agora alguns dos principais requisitos solicitados nesse tipo de vaga, a fim de que você possa preparar um bom currículo.

  • Formação superior na área de interesse;
  • Cursos de capacitação e atualização;
  • Participação em projetos na área da saúde;
  • Licença para atuar na profissão, concedida pelo Conselho da mesma;
  • Entre outros.

Lembre-se que a área da saúde requer responsabilidade e muito conhecimento técnico, por isso, para conseguir uma vaga é importante demonstrar que você pode executar as funções com segurança.

5 maneiras de conseguir um emprego em hospitais e clínicas

Conforme vimos, participar de processos seletivos tradicionais nem sempre é a melhor alternativa para conseguir um emprego em hospitais e clínicas, já que a concorrência é alta.

Mas, a boa notícia é que existem “vias alternativas” para facilitar esse acesso, o que é excelente para quem acaba de começar na área da saúde.

Dito isso, a seguir veremos 5 maneiras de acessar oportunidades neste setor com mais facilidade. Confira abaixo!

1. Indicações em grupos de faculdade/estudos 

Grande parte das contratações em hospitais e clínicas se dá por indicação, ou seja, um colaborador procura em seus contatos próximos alguém que possa integrar o time.

Em geral, essas pessoas buscam por essas indicações entre amigos ou colegas de estudos, pois fica muito mais fácil encontrar pessoas com a formação necessária.

Por isso, se deseja conseguir um emprego em hospitais e clínicas, fique de olho nas oportunidades lançadas em grupos de WhatsApp ou canais de comunicação entre alunos.

Por vezes, a própria faculdade promove essas oportunidades, então, quanto mais engajado você estiver nos estudos, mais fácil será conseguir uma oportunidade.

2. Priorize o estágio

Muitas pessoas abrem mão do estágio remunerado por considerarem que os ganhos não compensam os esforços.

Mas, devemos lembrar que existem muito mais vagas para estagiários do que para profissionais efetivos, e isso se dá pelo fato das empresas promoverem seus estagiários aos cargos efetivos.

Por isso, as vagas de estágio funcionam como portas de oportunidades, que oferecem a possibilidade de crescimento para aqueles que aceitam começar em cargos de aprendizado.

Então, caso esteja difícil conseguir uma vaga, considere entrar num estágio, pois isso poderá te ajudar a conseguir oportunidades maiores posteriormente.

3. Invista em networking 

Cada colega que você faz na faculdade e em eventos do seu curso é muito valioso para a conquista de emprego em hospitais e clínicas.

Isso porque, conforme vimos, boa parte das vagas tem a indicação como critério principal, então, quanto mais contatos você tiver, mais chances você terá.

Por vezes, até mesmo o estágio da faculdade pode te ajudar no networking, afinal, o professor orientador é um profissional experiente, e poderá te indicar para oportunidades concretas após a entrega do diploma.

Então, fique atento a essas chances e certamente sua procura resultará em sucesso!

++Como usar o networking para alavancar sua carreira – O Administrador.

4. Participe de workshops e palestras

Palestras e workshops são ambientes muito valiosos para profissionais da área da saúde, pois são espaços repletos de profissionais e empresas relevantes.

Então, ao participar desses eventos você aumenta as chances de conhecer pessoas interessantes, o que favorece o networking e a conquista de oportunidades.

Desse modo, além de aprender e atualizar conhecimentos, você ainda conquistará visibilidade com pessoas e empresas que podem te fornecer acessos.

5. Envie o seu currículo ao departamento de interesse

Entregar currículos nas recepções de hospitais e clínicas nem sempre é a melhor estratégia para conseguir um emprego.

Isso porque, esses estabelecimentos possuem muitos setores, de modo que as contratações costumam ser feitas internamente, e não em um processo geral.

Por isso, enviar seu currículo diretamente ao departamento de interesse aumentará as chances de conseguir uma oportunidade, já que o mesmo irá diretamente às mãos de quem fará a contratação.

Existe a possibilidade de crescer de cargo em hospitais e clínicas?

A área da saúde funciona de forma bem diferente do ambiente administrativo, afinal, os profissionais não costumam crescer por metas e desempenho, de modo que os estudos são requisitos irrefutáveis.

Por isso, existe sim a possibilidade de crescer de cargo em hospitais e clínicas, mas para isso você terá que cumprir algumas etapas, como:

  • Formações de níveis superiores;
  • Especializações;
  • Histórico positivo de atuação;
  • Boa relação com os colegas;
  • Entre outras.

Então, depois de conseguir um emprego em hospitais e clínicas, lembre-se de continuar estudando e se aperfeiçoando para conquistar oportunidades ainda melhores.

Isso pode te interessar: Administração Científica: o que é, como surgiu e princípios (oadministrador.com).

Trends