5 motivos para ser um professor: acredite, vale a pena!

Há quem diga que já não existem motivos para ser um professor, mas, será que é verdade?

Anúncios

É fato que boa parte dos professores lidam com enorme desvalorização, o que impacta diretamente nos salários pagos para a profissão.

Por isso, se considerar apenas a média salarial geral, a impressão que fica é de que não vale a pena.

Mas, devemos nos lembrar de que essa é a profissão mais importante do mundo, capaz de impactar de forma significativa em mudanças sociais relevantes.

Além disso, ser um professor não significa necessariamente trabalhar com quadro e giz em uma escola de bairro, a profissão pode te levar a muitos outros setores, além de possibilitar realização pessoal.

Então, vejamos agora alguns motivos que demonstram que sim, vale a pena ser professor!

Qual a formação necessária para ser um professor?

Antes de falarmos sobre os motivos para ser um professor, é importante darmos uma visão geral da profissão.

Começando pela formação, em geral, a formação necessária dependerá de qual área você pretende atuar.

Isso porque, caso queira trabalhar com educação infantil ou básica, o curso superior em Pedagogia é essencial.

Já se pretende trabalhar com nichos de educação mais específicos, como ensino médio, cursos ou até mesmo formação universitária, a licenciatura é o caminho correto.

Nesse caso, você precisa fazer a faculdade da área de interesse (Engenharia civil, por exemplo), e depois investir na Licenciatura, que te permitirá se tornar um professor na sua área de estudo.

Em quais áreas um professor pode atuar?

Embora não seja este o intuito do tópico, começaremos agora a falar sobre um dos grandes motivos para ser um professor: diversas possibilidades de área de atuação.

Apenas no nicho de educação, você pode atuar nos seguintes setores:

  • Educação básica;
  • Educação superior;
  • Cursos profissionalizantes;
  • Cursos livres;
  • Aulas particulares.

Mas, você sabia que um professor também pode ser um guia turístico, por exemplo? Um profissional formado em história certamente tem enorme potencial para promover passeios educativos.

Pesquisas, estudos, projetos sociais e tantas outras iniciativas também podem contar com a contribuição de um professor.

E, estes são apenas alguns exemplos, já que nesta profissão, o céu é o limite!

Conheça motivos para ser um professor

Quando se fala sobre valer ou não a pena ser um professor, a maior parte das pessoas considera apenas o salário.

Isso porque, devido a importância da profissão, é inegável que os valores realmente costumam ser abaixo do que deveriam.

No entanto, existem muitos motivos para ser um professor, e alguns deles podem até driblar essa questão do salário baixo. Confira:

1. Grande poder de influência na mudança social 

Questões sociais sempre trouxeram (e provavelmente continuarão trazendo) enorme preocupação à humanidade.

Isso porque, ao longo da história pudemos ver exemplos claros de rupturas sociais que trouxeram  e ainda trazem enorme prejuízo.

E, verdade seja dita, apenas a educação adequada é capaz de promover mudança, por meio do esclarecimento adequado e promoção de valores sociais justos.

Por isso, se assim como a maioria você se preocupa com o desenvolvimento da humanidade para um âmbito mais justo e livre de violências de todos os tipos, se tornar um professor te colocará em uma posição privilegiada para promoção de mudanças.

2. Carreira abrangente 

Já falamos um pouco sobre isso, mas, vale destacar que dentre os motivos para ser um professor, a carreira abrangente certamente se destaca.

Embora seja uma área linda de trabalhar, a educação em sala de aula não é a única possibilidade para esta profissão.

Lembre-se que em qualquer lugar e qualquer época existirá algo para ensinar, então, em todos os espaços cabe um professor.

Vale ainda dizer que a área de educação é uma das únicas que não se limita por fronteiras: a carreira internacional é perfeitamente possível!

3. Muitas oportunidades de cargos públicos

O setor público necessita frequentemente de professores, já que a educação é um direito, especialmente quando se fala em nível básico.

Então, frequentemente observamos abertura de concursos públicos municipais e estaduais, o que aumenta as chances de conseguir um cargo público.

A carreira pública é muito vantajosa para quem busca estabilidade, além de oferecer benefícios exclusivos.

4. Baixo custo para formação 

Embora seja um dos resultados da desvalorização, o baixo custo para formação acaba se tornando uma vantagem e um dos motivos para ser um professor.

As vagas para o curso de pedagogia em universidades públicas são muitas, e as notas de corte não costumam ser tão altas, o que facilita o ingresso.

Além disso, em universidades privadas os valores de mensalidade não costumam ser tão altos, ficando entre R$ 150,00 e R$ 500,00.

É uma formação que pode ser feita no modelo de ensino presencial, ou EAD (ensino a distância), o que ajuda a reduzir os valores.

Por fim, a oferta de vagas no setor privado é bem alta, de modo que praticamente todas as instituições possuem esse curso na grade.

Então, você consegue estudar perto de casa, pagando pouco e ainda consegue uma formação de extrema importância e que oferece excelentes oportunidades de carreira.

+Conheça a média nacional de salários de professores.

5. Trabalhe em qualquer lugar!

Quando se escolhe uma profissão, em geral deve-se considerar o ambiente que se pretende trabalhar, afinal de contas, se um engenheiro civil não gostar de ambiente de obra, pode ter uma certa dificuldade no dia a dia.

Mas, com um professor isso não ocorre, já que nesta profissão você pode atuar em praticamente todos os lugares.

A educação não se limita às salas de aula, e dependendo do seu direcionamento de carreira, é possível trabalhar em todos os ambientes.

Isso inclui também o país, afinal de contas, é possível atuar dentro ou fora do país, já que o conhecimento é válido em todo lugar.

Então, se deseja uma carreira sem limitação de espaço e que te permita progredir para áreas diversas, vale se tornar um professor!

Se você entrou nesse material desanimado (a), sem enxergar motivos para ser um professor, agora já conhece as principais possibilidades dessa carreira.

Então, caso seja o seu sonho, corra atrás dele com toda a sua determinação, e certamente será muito feliz e encontrará a realização!

Trends