Bombeiro Civil: O Que É Preciso Para Ingressar Na Profissão

O Bombeiro Civil é um profissional treinado e capacitado principalmente para atuar na prevenção e combate de incêndios.

Anúncios

Mas também pode trabalhar cuidando da segurança de ambientes privados como empresas, indústrias, eventos e condomínios.

Além de realizar resgates em situações de emergência.

Sendo assim, a profissão de bombeiro civil é fundamental para a segurança da população em diversos setores.

Então pelo que você já conseguiu perceber só pelo começo da nossa redação, é que o trabalho do bombeiro civil é de extrema importância para a sociedade.

E por esse motivo exige que os profissionais sejam treinados para atuar nas diversas situação as quais são expostos, desde incêndios de pequeno porte até grandes tragédias que exigem grande contingente de bombeiros.

Mas para se tornar um bombeiro civil é necessário ter um curso de formação específico.

Portanto para que você entenda tudo sobre a profissão e como fazer para se tornar um bom profissional, continue acompanhando o que preparamos para você.

bombeiro civil

O que faz um Bombeiro Civil?

Quando você pensa na profissão de bombeiro civil provavelmente a primeira coisa que vem a sua mente é um incêndio.

Mas na verdade o objetivo principal do profissional que atua nessa área é o trabalho de prevenção.

Já que o bombeiro civil tem como campo de atuação empresas privadas, onde trabalha de forma direta, terceirizada ou autônoma.

Sendo assim, após uma contratação a primeira responsabilidade do bombeiro civil é conhecer a planta do local onde irá trabalhar.

E isso exigirá do profissional a realização de vistorias, controle da manutenção de equipamentos de segurança e até mesmo fazer relatórios referentes a essas vistorias.

Caso haja algum incêndio, será o responsável por fazer a evacuação do local e controle das chamas até que chegue toda à contingência.

Áreas de atuação

Bombeiros civis atuam principalmente em áreas privadas, como por exemplo condomínios, lojas, shoppings e indústrias.

E ainda podem trabalhar na realização de vistorias, emissão de alvarás e segurança de eventos, por exemplo.

Sendo assim, você poderá trabalhar apenas em um local fixo ou fazer serviços avulsos, isso vai depender do seu contrato.

Mas para se tornar um bombeiro civil é necessário ter um treinamento específico e estudar bastante.

Como se tornar um bombeiro civil?

Como a maioria dos profissionais hoje em dia, para ser um bombeiro civil é necessário que você tenha uma certificação em um curso de formação específico.

Esses cursos são oferecidos por várias instituições e têm como objetivo preparar os profissionais para atuar em situações de emergência e prevenção de riscos.

Os cursos de formação oferecem aulas teóricas e práticas com conteúdos que abordam prevenção e combate de incêndios, primeiros socorros, resgate e salvamento, entre outros.

Além disso é importante que você possua algumas caraterísticas importantes para atuar nessa área.

Como por exemplo, ter coragem, determinação, trabalhar bem em equipe e principalmente saber lidar com situações de estresse e pressão.

Requisitos para se tornar um Bombeiro Civil

Para você se tornar um bombeiro civil será necessário cumprir alguns requisitos básicos.

Esses requisitos podem variar de acordo com a legislação, normas da região e empresa a qual prestará o serviço.

Mas em geral são necessários os seguintes requisitos:

  1. Idade mínima: É necessário que você tenha no mínimo 18 anos para atuar como bombeiro civil;
  2. Documentação: A documentação exigida principalmente é RG, CPF e certidão de antecedentes criminais, esses documentos precisam estar em dia.
  3. Escolaridade: Você precisará ter no mínimo o ensino fundamental completo, mas a maioria das empresas exigem o ensino médio completo;
  4. Curso de formação: É de extrema importância que você possua o curso de formação específico para bombeiro civil;
  5. Registro profissional: Em algumas regiões é necessário que você tenha o registro profissional do Conselho Regional de Técnicos em Segurança do Trabalho (CRT) para atuar como bombeiro civil;
  6. Experiência prática: Muitas empresas exigem que o profissional tenha experiência prática na área, então o ideal é que durante sua formação invista em estágios e voluntariado;
  7. Boa preparação física: Alguns bombeiros civis podem precisar realizar atividades que incluem carregar equipamentos pesados e atuar em situações de emergência. Por isso manter um preparo físico é muito importante principalmente na hora do exame admissional.

Como é a preparação para bombeiro civil?

A NBR 16877 exige critérios para os conteúdos programáticos dos cursos exigidos para que você se torne um bombeiro civil.

Sendo assim, para você que pretende seguir a carreira de bombeiro civil, é muito importante pesquisar as instituições de ensino que oferecem os cursos de formação.

Além disso é importante lembrar que essa profissão exige uma preparação constante, atualizações e reciclagens de cursos para que você esteja sempre preparado para enfrentar situações de emergência.

No entanto, como em qualquer profissão quanto mais especializações mais chances se têm de entrar no mercado de trabalho.

Como citamos acima, investir em estágios e voluntariados pode ser um diferencial no momento da contratação.

Mas possuir algumas certificações a mais também podem te levar um passo a frente na hora da empresa escolher um profissional.

Então listaremos três das principais certificações adicionais que você poderá incluir na sua formação e aumentar as chances de ser contratado.

Cursos adicionais

  • Segurança e saúde no trabalho e espaços confinados;
  • Manipulação de combustíveis e inflamáveis;
  • Trabalho em altura.

Outra dica que pode te ajudar é o aperfeiçoamento em temas já abordados nos cursos, como por exemplo cursos de socorrista e primeiros socorros.

Possuir CNH de categoria D também poderá ser um grande diferencial, pois permitirá que você conduza veículos de emergência.

Sendo assim, podemos concluir que para ingressar na profissão de bombeiro civil será necessário muito estudo e dedicação.

Uma vez que a profissão é fundamental para a segurança da população em geral e oferece uma gama de oportunidades de trabalho.

Então caso você queira mesmo seguir a carreira de bombeiro civil, não deixe de pesquisar as instituições que oferecem o curso de especialização.

E não esqueça de buscar experiências práticas na área pra que possa estar em constante desenvolvimento para se tornar um bom profissional.

Trends