Carreira e Filhos: o que fazer para equilibrar essa jornada?

Carreira e filhos: você não precisa renunciar um por conta do outro, com as manobras certas é possível conciliar.

Anúncios


carreira e filhos
Reprodução: Canva

Durante a pandemia, as mamães e papais enfrentaram uma nova versão do desafio que é conciliar a vida profissional com maternidade e paternidade.

Cartões mais recomendados

Os pais, na grande maioria, as mães, sempre tiveram vontade de trabalhar em casa, pois pensavam ser a melhor opção, já que estariam próximos aos seus filhos.

Contudo, não é tão simples assim. Conciliar a vida profissional com a familiar é muito mais complicado no home office, principalmente se os responsáveis não têm uma rede de apoio.

Neste texto você encontrará algumas dicas que te ajudarão a harmonizar carreira e filhos de uma forma leve e eficiente, independentemente se você trabalha em casa ou presencialmente. 

Vale ressaltar que esse desafio é enfrentado pela maioria das mulheres. Contudo, na nossa sociedade também encontramos homens que assumem sua posição paterna e cuidam dos filhos, casa e também trabalham.

Portanto, desejamos que as dicas apresentadas a seguir sejam úteis para ambos.

Anúncios


Veja abaixo o índice:

  • 1. Tenha uma rede de apoio;
  • 2. Organize sua rotina;
  • 3. Peça ajuda;
  • 4. Tenha um tempo de qualidade com seus filhos;
  • 5. Cuide das suas crianças;
  • 6. Cuide-se;
  • Conclusão.

1. Tenha uma rede de apoio

tenha uma rede de apoio

A rede de apoio é essencial para conciliar carreira e filhos, inclusive, gostaria de enfatizar o seguinte: pai, não é rede apoio! Pai, não ajuda, ele tem a obrigação de cuidar, participar, educar, fazer seu papel, criar.

Isso mesmo! O pai deve ter as mesmas obrigações da mãe e não apenas ajudar, afinal, o filho é dos dois e, pai é pai!

As tarefas nos cuidados e educação dos filhos devem ser compartilhadas, mesmo que os pais não tenham nenhum vínculo amoroso.

Entretanto, os pais podem precisar de ajuda nesses cuidados e até mesmo na educação, desde que haja uma concordância e sincronização de valores e princípios.

Sua rede de apoio nesses processos pode ser:

  • Avós;
  • Avós;
  • Tios;
  • Tias;
  • Cuidadoras;
  • Professoras;
  • Amigos;
  • Parentes;
  • Vizinhos.
Anúncios


Para que uma rede de apoio seja funcional é importante haver união, respeito e confiança entre os envolvidos.

Como já disse, as pessoas precisam estar em sintonia com os valores e princípios que os pais ensinam para as crianças e com as suas necessidades.

A rede de apoio é importante para equilibrar a carreira com a maternidade ou paternidade, pois você precisará deixar seu filho com alguém de confiança para trabalhar, descansar e estudar, por exemplo.

2. Organize sua rotina

organize a sua rotina

A organização é uma etapa essencial para quem deseja harmonizar essa jornada. Organizando e planejando sua rotina, você conseguirá administrar bem o seu tempo.

Assim, fica bem mais fácil dar o tempo e atenção adequada para seus filhos e sua vida profissional.

Nessa etapa é importante que os pais trabalhem juntos para conseguir conciliar as tarefas. Entretanto, se você for mãe ou pai solo, o ideal é ter uma rede de apoio.

Por exemplo, alguém que te ajude nas tarefas domésticas, fique com as crianças para você trabalhar, busque-as nas escolas, etc.

Fora isso, use algumas ferramentas para te ajudar a organizar a rotina: planilhas, agendas, despertador, agenda eletrônica, bloco de notas, listas.

3. Peça ajuda

peça ajuda

Precisamos parar de romantizar “mães guerreiras”, a não ser que você seja a She Ra. Certamente, você é apenas uma mãe/pai sobrecarregada pensando que dará ou precisa dar conta de tudo.

Na verdade, você não vai dar conta de tudo, e está tudo bem. Ninguém dá conta de tudo sozinho, por isso a importância de uma rede de apoio e organização na rotina.

Não tenha medo de pedir ajuda, não se envergonhe ou se preocupe com os julgamentos, algumas pessoas vão te julgar de qualquer forma, e isso não é um problema seu, é unicamente delas.

Peça ajuda de um parente, amigo ou até mesmo contrate alguém para te ajudar a realizar alguma tarefa, assim fica mais fácil conciliar carreira e filhos.

4. Tenha tempo de qualidade com seus filhos

tenha tempo e qualidade de vida para os seus filhos
Carreiras e filhos: dedique tempo de qualidade com seus filhos

Dê preferência pela qualidade e não pela quantidade de tempo que você passa com seus filhos.

Certamente, boa parte do seu dia será destinado ao trabalho, todavia, quando estiver com eles, esteja de corpo e alma.

Faça o possível para eles sentirem sua presença 100% e invista no tempo juntos.

O fato de você se ausentar durante o dia todo, não quer dizer que precisa se ausentar da rotina das crianças.

Faça uma ligação no horário de almoço, envie uma mensagem rápida, deixe uma cartinha ou desenho na lancheira para elas encontrar e saber que mesmo distante, você está pensando nelas.

Quando estiver em casa, dê atenção de qualidade e façam coisas juntos. Uma dica importante é tentar fazer alguns ajustes na sua rotina para sobrar mais tempo para passar com as crianças e se cuidar.

Você pode, por exemplo, se possível, tentar diminuir o tempo de deslocamento do trabalho até a sua casa.

5. Cuide das suas finanças

carreira e filhos

Com uma vida financeira equilibrada, você poderá fornecer uma qualidade de vida melhor para seus filhos.

Além disso, ficará menos preocupado e não precisará trabalhar tanto, principalmente se você faz horas extras ou trabalha por conta.

Assim, sobrará mais tempo para passar com seus filhos. Fora isso, ainda pode contratar sua rede de apoio, ou ajudar os membros que te ajudam.

Sem contar que, quem tem filhos pequenos sabe o quanto é importante ter uma carreira estável financeiramente e dinheiro para emergências.

Portanto, cuide das suas finanças para conseguir equilibrar a carreira e filhos.

6. Cuide-se

carreira e filhos
Carreira e filhos: cuide-se

É indispensável que você se cuide, separe tempo para relaxar, descansar e se divertir. Se tiverem vínculo amoroso, separem um tempo para curtir a dois.

Deixe os filhos com alguém da rede de apoio, o importante é que eles estejam bem cuidados e seguros.

Se for mãe ou pai solo, a regra também é a mesma. Você tem o direito de sair, se distrair, se divertir e relaxar. 

Ter um tempo só para você, para relaxar e recuperar as energias é essencial para ter uma boa semana de trabalho e também se dedicar mais aos filhos.

Fora isso, cuide da sua saúde mental, não se cobre tanto e não se deixe desmotivar. Com toda a certeza, não será uma trajetória fácil, mas não desista, você é capaz!

Conclusão

Poder conciliar carreira e filhos é o desejo de milhares de mães e também pais, pois ambos são importantes, inclusive, um é complemento do outro e você não precisa renunciar a um por conta do outro, se não quiser.

Entretanto, é desafiador equilibrar a jornada, mas não é impossível. Coloque as nossas dicas em prática para tornar o processo mais fácil.

Compartilhe esse post

Nós Recomendamos

Cartão de crédito recomendador

Cartões de crédito Nubank

Chegou a hora de você pedir o seu cartão roxinho! Com dezenas de vantagens você pode aproveitar diversos benefícios e serviços que ele oferece. Anúncios