Como escolher uma profissão? Dicas para iniciantes indecisos!

Escolher uma profissão nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para quem acaba de sair do ensino médio e não teve muito tempo para pensar nisso durante os estudos básicos.

Anúncios

Seja qual for a sua situação, não precisa se sentir deslocado em ainda não ter tomado essa decisão: sempre há tempo para dar o primeiro passo para o sonho profissional.

Dito isso, no conteúdo de hoje veremos algumas dicas para ajudar aqueles que se sentem perdidos nessa escolha. Se for o seu caso, continue a leitura e livre-se dessa dúvida!

O processo de escolha deve começar com uma reflexão sobre quem você é e o que você valoriza. Sem esse entendimento, é fácil acabar em uma carreira que não traz realização pessoal.

Preciso escolher uma profissão logo após me formar na escola?

Se você ainda não tomou uma decisão a respeito da sua carreira, é provável que lide frequentemente com caras de espanto e até mesmo críticas quando fala sobre isso.

Isso ocorre porque ainda existe aquela crença social de que todas as pessoas definem o seu futuro profissional na infância: gosta de construir com bloquinhos? Certamente será engenheira, já o irmão que adora cuidar de animais, sem dúvidas será veterinário. 

Acontece que sabemos que as coisas não funcionam assim na prática, e o leque de opções quando se trata de carreiras é muito mais amplo.

Por isso, é perfeitamente comum sentir-se perdido nessa escolha, especialmente se você não teve muito tempo para pensar sobre ela enquanto focava nos estudos básicos.

Então, não, você não precisa escolher uma profissão logo após se formar na escola. Caso precise de um tempinho a mais, não se preocupe com isso.

Além disso, esqueça a ideia de que profissão é um dom que nos acompanha desde a infância: se você conhecer a sua carreira dos sonhos apenas na fase adulta, não existe nenhum problema nisso.

++Carta de obtenção de novo emprego: o que é e quando usar – O Administrador.

6 dicas para escolher uma profissão 

Nesse momento você já sabe que não precisa sentir-se inadequado (a) por ainda não ter decidido qual carreira deseja seguir em sua vida.

Mas, também é preciso falar sobre o outro lado: se alguém te falou que o dom profissional cai do céu e do nada, isso também não é 100% verdade.

Por vezes, precisamos investir em pesquisas e até mesmo testes para descobrir qual a melhor área para as nossas aptidões e dons.

Pensando nisso, separamos 6 dicas que funcionam muito bem para quem deseja escolher uma profissão com mais facilidade. Confira abaixo:

1. Não tenha pressa para escolher uma profissão 

A primeira dica que temos para te dar é justamente livrar-se da pressão em ter que escolher uma profissão logo.

Isso só te trará ansiedade, o que atrapalha o processo de identificação dos próprios desejos e aptidões.

Além disso, quando essa escolha é feita na pressa, a chance de você ir para um caminho óbvio apenas para se decidir logo é muito maior.

Mas, como vimos, existe um leque enorme de opções de carreira, então, tenha calma e lembre-se que o seu caminho provavelmente não é tão óbvio, se não, já o teria escolhido.

2. Considere suas verdadeiras vocações 

Essa dica pode parecer óbvia, mas, infelizmente, somos levados ao outro lado pelas opiniões e crenças que nos cercam.

Você certamente já deve ter escutado que se deseja o sucesso deve escolher a medicina ou o direito, afinal, são áreas prestigiadas socialmente.

Isso até é verdade, mas, um bom médico deve ter vocação para isso, então, escolher a profissão pensando apenas em prestígio não é o melhor caminho.

Além disso, lembre-se que você trabalhará nisso por anos, então, escolher algo que não gosta não será uma boa ideia.

3. Entenda que tipo de carreira você deseja

Por vezes escolhemos o título profissional sem nos darmos conta de que cada profissão tem um tipo de carreira: alguns trabalham todos os dias, outros passam a vida num escritório, e algumas profissões exigem que você se mude constantemente. O que funciona para você?

Se perder a ceia de natal com a sua família é um absurdo para você, esqueça as carreiras de policial, bombeiro e médico, afinal, plantões são comuns nessas áreas.

Além disso, se você deseja estar sempre viajando e a rotina monótona te traz prejuízos emocionais, uma carreira corporativa pode não ser o melhor caminho.

Por isso, além da profissão, entenda que tipo de carreira você deseja seguir, assim será mais fácil encontrar um caminho que te traga felicidade e satisfação.

4. Se necessário, busque auxílio profissional para escolher uma profissão 

Existem inúmeros profissionais que auxiliam a escolha de profissão, justamente porque essa decisão causa ansiedade e confusão a muitas pessoas.

Isso porque, a escolha de carreira requer autoconhecimento, e nem sempre estamos com esse setor da vida em dia, especialmente depois de passarmos anos sentados em uma sala de aula.

Por isso, caso perceba que precisa de ajuda, não hesite em procurar um profissional especializado em gestão de carreira.

Psicólogos, gestores de RH e até mesmo professores universitários podem auxiliar nessa questão, então, verifique quem pode te oferecer suporte para escolher uma profissão.

5. Evite seguir os sonhos de terceiros: priorize os seus próprios desejos 

Sua mãe sempre quis ser médica e não conseguiu, por isso você deseja fazer medicina, pensando em agradá-la? Tome essa decisão com cuidado.

O mesmo vale para quem escolhe uma carreira pensando apenas em dar continuidade aos negócios da família.

Lembre-se que a carreira nos acompanha por muitos anos da vida, então, escolher uma profissão que não traz satisfação verdadeira é um grande erro.

Então, tome essa decisão considerando os seus próprios sonhos. Escolher os sonhos dos seus pais não mudará as carreiras deles, mas, afetará a sua.

6. Não encare essa escolha como definitiva

Um dos grandes problemas enfrentados por quem precisa escolher uma profissão é o medo, afinal, escolher algo para a vida toda dá um certo frio na barriga.

Nesse caso, talvez a solução seja justamente abrir mão desse conceito de “para a vida inteira”. Essa escolha não precisa ser definitiva.

Pense que se a sua carreira não te fizer feliz depois de um tempo, nada impede que você “recalcule as rotas” e vá para o caminho que faça sentido no momento.

Profissionais incríveis mudam de carreira depois de muitos anos, e muitos deles atingem o sucesso. 

Um bom conselheiro de carreira pode ajudar a clarear suas ideias, oferecer recursos e fazer as perguntas certas para guiar sua decisão de maneira mais consciente.” – Orientadora Vocacional.

Por isso, tome a sua decisão com a tranquilidade de que poderá mudar de ideia, e que isso não te trará problemas impossíveis de resolver.

Por fim, agora que você já conhece os segredos para escolher uma profissão, separe um tempinho para pensar sobre isso. Certamente a inspiração virá!

Isso pode te interessar: O que é Lucro Presumido e como funciona? – O Administrador.

Trends