Aulas particulares online: ganhe dinheiro em casa

Uma maneira interessante de ganhar uma renda extra é dando aulas particulares online. Especialmente para quem tem tempo livre e gosta de ensinar, essa pode ser uma aposta bem interessante. 

Anúncios

Até porque, todo mundo tem algo a ensinar e todo mundo quer – ou precisa – aprender alguma coisa! 

O melhor de tudo: de forma online, você consegue ter mais dinamismo, atender mais alunos e expandir o seu campo de atuação, fazendo com que gente de todo o país – ou até de fora dele – tenha acesso ao conteúdo que você tem para passar.

Sabe o que isso significa? Mais dinheiro na sua conta e independência para você. 

Porém, é importante lembrar que aulas online precisam ser extremamente dinâmicas, e quem se dispõe a oferecer esse serviço, precisa estudar constantemente para se atualizar e oferecer novidades, para manter seus alunos e conseguir novos. 

Foi pensando nisso que desenvolvemos esse post, e nele você vai conferir:

  • Defina o tema das aulas
  • Entenda quem precisa das suas aulas particulares online
  • Seja organizado e defina um preço justo
  • Crie materiais de apoio
  • Divulgue suas aulas particulares online
  • Crie materiais de apoio
  • Divulgue suas aulas particulares online
  • Peça indicações
  • Tenha uma internet de qualidade
  • Vantagens de dar aulas particulares online

Defina o tema das aulas

Antes de mais nada, olhe para si e entenda: “no que eu sou tão bom a ponto de ensinar?”. Pode ser que sua vertente seja artística para ensinar um instrumento, canto, desenho. Também pode ser que você entenda muito bem de um software para edição de fotos, imagens. 

As ideias são muitas. 

Pode também oferecer reforço escolar, ou usar uma formação acadêmica que tenha para ensinar temas relacionados a ela. 

Quanto mais específico for o tema, melhor para entender o próximo tópico deste conteúdo: quem é que precisa das minhas aulas?

Entenda quem precisa das aulas particulares online

Essa parte é muito importante e compreender o público que você quer atingir com suas aulas particulares online ajudará você a encontrar e se conectar com essas pessoas. 

Conceitos simples de marketing digital podem ajudar nessa hora.

Seja organizado e defina um preço justo

O tempo e o espaço estão a seu favor, portanto, seja organizado. Imagine que um professor que dá aulas presenciais consegue, no máximo, dar 3 aulas em um período de 5 horas. Você, de maneira online, pode otimizar esse tempo e, até mesmo oferecer aulas em grupo para pessoas de diferentes estados. 

Algumas ideias para manter essa organização são:

  • Crie uma conta de e-mail para só isso
  • Use calendário online para agendar as aulas, assim ele dá notificações e você não perde nenhum horário
  • Ocupe o máximo de horários que conseguir no seu tempo livre e estabeleça regras de atraso com seus alunos (por exemplo, tolerância máximo de quinze minutos de atraso e avisar faltas com antecedência)

Com relação ao valor dessa aula, leve em consideração a sua experiência e expertise sobre o assunto. Confira também o preço cobrado por pessoas no mesmo nível que você. O ideal é ter um valor de aula competitivo, para não ficar muito abaixo e nem muito acima. 

Por ser iniciante, você pode optar por oferecer alguns bônus aos seus alunos, por exemplo a primeira aula grátis, ou um material de apoio sem taxa.

Crie materiais de apoio

Desenvolver materiais de apoio, mesmo que sejam simples, pode ajudar a agregar valor ao seu novo negócio e atrair mais alunos interessados em aprenderem com você. 

O material de apoio, nada mais é, do que um complemento daquilo que você vai ensinar na “sala de aula” online. 

Pode ser uma lista de referências bibliográficas do assunto, um compilado de vídeos, músicas, podcasts…Tudo que, de alguma forma, engrandece o ensinamento que você vai passar, serve como material de apoio. 

Hoje, diversas plataformas online de edição permitem a criação desse tipo de material com muita facilidade, mesmo para iniciantes sem experiência nessa parte. 

Divulgue suas aulas particulares online

Além de tudo isso, a divulgação das suas aulas particulares online é um dos passos mais importantes, afinal, quanto mais gente souber do serviço que você faz, mais chances você tem de encontrar alunos. 

A internet está repleta de plataformas para a troca de serviços, e algumas são voltadas exatamente para esse fim: alunos que procuram professores e professores que se colocam à disposição para alunos. 

Vale a pena conferir essas opções e fazer o seu cadastro. A maioria desses sites tem a opção gratuita e a paga. 

Use muito as redes sociais e aproveite para contar a todos os seus contatos que esse é seu novo empreendimento. Pode ser que perto de você exista alguém precisando exatamente da aula que você dá, e antes você não sabia. 

Peça indicações

Após conseguir o primeiro aluno, é hora de escalar. Avise-o que você ainda tem alguns horários vagos na sua agenda e que se ele tiver algum amigo para indicar, você está à disposição. 

Esse é um dos melhores artifícios de marketing para usar a fim de aumentar a sua quantidade de aulas, afinal, a indicação tem um impacto muito grande! 

Muitas pessoas optam por fechar negócios que seus amigos ou familiares indicam, antes mesmo de fazer a sua própria pesquisa. É o que a confiança faz: relacionamentos. 

E não tenha vergonha! Lembre-se que é sua responsabilidade fazer a sua renda extra (ou quem sabe, a renda principal) a partir das aulas particulares online. 

Tenha uma internet de qualidade

Se o assunto é dar aulas particulares online, não dá para ter uma internet ruim, que não suporte áudio e vídeo. 

Esse é um ponto que vai precisar da sua atenção agora. Antes de dar a primeira aula, faça testes para garantir que tudo sairá conforme o esperado. Porém, se algum imprevisto acontecer, não desista. 

Vantagens de dar aulas particulares online

Vale a pena se dedicar e seguir todas essas dicas, porque são muitas as vantagens de dar aulas particulares online! Veja algumas:

  • Ganhe uma renda extra sem sair de casa
  • Seja o seu próprio chefe
  • Faça networking com pessoas de todo o país
  • Ganhe novas perspectivas de vida conversando com pessoas diferentes do seu círculo de amizade. 

Depois de todos esses pontos, é só começar pelo ponto um! Boa sorte!

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler “Renda extra para aposentados: 15 ideias para começar agora”.