Como ser um líder de sucesso? 5 dicas essenciais

Você sabe como ser um líder de sucesso? Enquanto alguns sustentam o pensamento de que a liderança é algo que nasce com a gente, há quem pense que a liderança como conhecemos é adquirida com o passar do tempo, e que pode – e deve – ser constantemente exercitada.

Anúncios

Partindo da ideia que a liderança é algo que aprendemos ao longo das nossas experiências – tanto pessoais quanto profissionais – criamos esse conteúdo, onde reunimos 5 dicas essenciais para quem quer se tornar um líder de sucesso!

Para facilitar a sua leitura, separamos o texto nos seguintes tópicos:

  • Primeiramente, o que é ser um líder de sucesso?
  • Esteja sempre disponível e próximo da sua equipe.
  • Saiba reconhecer os pontos positivos das pessoas ao seu redor
  • Invista em técnicas de engajamento e motivação
  • Priorize manter sempre uma comunicação clara e direta
  • Incentive o autodesenvolvimento
  • Conclusão

Primeiramente, o que é ser um líder de sucesso?

Existem algumas características essenciais para se tornar um líder bem sucedido. Um bom líder sabe observar, influenciar e capacitar pessoas, obtendo sempre o melhor de todos ao seu redor.

Muito provavelmente você já ouviu aquela célebre frase “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Eternizada pelo tio Ben, do Homem Aranha nos quadrinhos e no cinema, essa frase expressa muito bem o papel que um líder de sucesso tem que desempenhar.

Ao conquistar o poder, é preciso saber que as responsabilidades aumentam na mesma proporção. Por isso, cabe ao líder fazer um bom uso desse poder para administrar suas responsabilidades da forma mais coesa e ética possível.

Esteja sempre disponível e próximo da sua equipe.

Uma das atitudes que mais desestimula uma equipe é não ter “acesso” ao próprio líder. Um gestor bem sucedido deve buscar estar sempre por perto, para auxiliar e oferecer o suporte necessário que a sua equipe merece. É claro que isso não significa que o líder precise ficar em cima, pressionando sua equipe o tempo todo. Isso só servirá para causar o efeito contrário.

Estar presente é uma das principais características de um bom líder. Afinal, ao estar sempre por perto, é possível identificar os pontos positivos da equipe e os eventuais pontos que podem ser melhorados. Além disso, o papel de um bom líder é contribuir ao máximo para oferecer um ambiente de trabalho saudável para todos.

Saiba reconhecer os pontos positivos das pessoas ao seu redor

Nem preciso falar que ser um líder vai muito além do que somente delegar tarefas, né? Em um passado não tão distante assim, a função principal de um líder era mandar e fazer sua equipe gerar resultados, resultados e mais resultados. Mas, felizmente, de uns tempos pra cá as coisas mudaram um pouco, e hoje em dia a situação é bem diferente na maioria das empresas.

Muito mais do que só mandar, um líder de verdade deve saber lidar com as pessoas e entender as particularidades e distinções de cada um. Afinal, cada indivíduo possui sua própria vivência e suas experiências, e isso deve ser respeitado sempre!

Cabe ao líder trabalhar no desenvolvimento dos pontos positivos/habilidades dessas pessoas e identificar os pontos que precisam de melhorias. Só assim ele conseguirá estruturar uma equipe alinhada e pronta para alcançar os melhores resultados.

Invista em técnicas de engajamento e motivação

Um dos principais desafios para um bom líder é manter a sua equipe motivada. Afinal, um líder também precisa focar nos resultados.

Ao trabalhar com pessoas, é normal que uma hora ou outra o desânimo tome conta da equipe. Nessas horas, é necessário ter bastante jogo de cintura para manter a energia lá no alto sem parecer algo forçado. Por isso, a dica é investir em técnicas de motivação para você e toda a sua equipe.

Algumas dicas são:

  • Busque oferecer palestras e conteúdos motivacionais;
  • Ofereça premiações e campanhas de comissionamento para estimular a equipe. E não estamos falando apenas de bonificações financeiras. Qualquer tipo de ação que expresse o quanto você valoriza o seu time é válida!
  • Deixe claro sua disposição para ouvir e entender as sugestões e eventuais ideias – até mesmo críticas – e sugestões de melhorias que os colaboradores possam ter para oferecer.
  • Estimule sempre o trabalho em equipe. Isso ajudará a fortalecer o senso de companheirismo para o seu time, eliminando qualquer tipo de rivalidade que possa interferir no convívio de todos.

Dessa forma, os momentos ruins podem até surgir vez ou outra, mas a sua equipe estará tão sincronizada e motivada que isso não irá fazer a menor diferença!

Priorize manter sempre uma comunicação clara e direta

Uma boa comunicação é a chave para o sucesso. Não adianta ser um líder acessível na teoria, mas, ao ver na prática, a comunicação com a sua equipe não é clara e objetiva.

Isso só contribuirá para gerar ruído na comunicação entre você, e, consequentemente, desgaste da sua relação com os seus colaboradores.

Por isso, priorize estabelecer um diálogo aberto com a sua equipe. Com todos alinhados e falando “a mesma língua”, tudo ficará mais fácil.

Incentive o autodesenvolvimento

Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe. Essa frase resume muito bem essa dica. Um dos papéis mais emblemáticos de um bom líder é inspirar e auxiliar no crescimento – e desenvolvimento – pessoal e profissional da sua equipe.

De que adianta se desenvolver sozinho, não é mesmo? Por isso, a dica é: esteja sempre desafiando a sua equipe a crescer. Além de estar encabeçando um time cada vez mais bem sucedido, você estará “plantando sementes” e capacitando futuros líderes através dos seus ensinamentos.

Conclusão

É claro que ser um líder vai muito além das cinco dicas presentes neste conteúdo. A verdade é que um bom líder não surge do dia para a noite. O objetivo deste conteúdo foi mostrar que, ao colocar essas dicas em prática no seu dia a dia, você estará no caminho certo rumo ao sucesso, e pronto para chegar cada vez mais longe!

Já conhecia alguma dessas dicas? Qual delas você acha que vai fazer a diferença na rotina da sua equipe?

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Marketing pessoal: o que é e porque é tão importante.