Como usar o networking para alavancar sua carreira

Saiba agora tudo sobre como usar o networking para alavancar a sua carreira. Leia esse artigo até o final e descubra!

Anúncios

Você já ouviu a teoria que diz que estamos a apenas seis pessoas de distância de qualquer outra em um networking que envolve todo o mundo? 

Segundo a teoria da psicologia The small world problem (O problema do mundo pequeno, em tradução livre), são necessários seis laços de amizade ou conexão para que duas pessoas quaisquer no mundo se encontrem. 

Ou seja, neste momento, você precisa passar por apenas seis pessoas para encontrar alguém como a Rainha Elizabeth II, por exemplo. 

A teoria pode até não ser comprovada, mas o fato é que, criar uma rede sólida de contatos pode ajudar muito a sua carreira. Hoje iremos te explicar tudo que você precisa saber sobre networking na vida profissional.

Antes de tudo, o que é networking? 

Uma dúvida muito comum é a respeito das palavras: network e networking. Ambas dizem a respeito do mesmo assunto. A diferença é que network está mais ligada ao substantivo, enquanto networking se refere a atividade. 

Os termos da língua inglesa, no contexto dos negócios, significa criar uma rede de contatos que favoreça a troca de conhecimentos e experiências entre pessoas de diferentes áreas. 

O propósito do networking é proporcionar relacionamentos de colaboração recíproca entre profissionais. Seja para fortalecer amizades, estreitar negociações ou aproveitar oportunidades no mercado de trabalho. 

Essa ação costuma dividir opiniões e trazer polêmicas. Há muitas pessoas que consideram o networking como uma atitude falsa, enquanto outros acreditam ser uma coisa natural. 

O que precisamos deixar claro, é que manter bons relacionamentos, profissionais ou não, é fundamental para qualquer pessoa. E considerando uma rede de contatos profissionais, existem grandes benefícios com essa troca. 

A importância sobre como usar o networking na carreira 

O networking é uma ação para trocar experiências e trocar oportunidades. Entretanto, é preciso observar que o mais importante é quem você conhece, não a quantidade de pessoas.

Conhecer diferentes profissionais que compartilham suas ideias e ideais e adicioná-las à sua rede de relacionamentos é uma excelente forma para conseguir um emprego melhor, uma vaga de estágio ou apenas contribuir para a sua convivência social. 

Um dos principais benefícios do networking são as oportunidades que podem surgir. Quando você é ativo e mantém as redes de contato, aumenta as chances de ficar próximo a pessoas com grande influência, algo que não ocorreria se você estivesse “isolado”. 

Uma rede de relacionamentos também contribuir para novos conhecimentos e indicações para aquela sonhada promoção no trabalho. Além de melhorar sua reputação, atingir potenciais clientes, aumentar sua visibilidade e valorizar seu perfil.  

O sucesso na carreira tem uma ligação direta com os relacionamentos que cultivamos ao longo da vida.

Assim, o networking é essencial para fortalecer relações profissionais, pois convivendo com pessoas inspiradores, você aprimora suas ideais e tem crescimento criativo estimulado. 

Manter-se conectado proporciona oportunidades de desenvolvimento profissional, pessoal e melhora os conhecimentos para alcançar os objetivos estabelecidos.

Porém, o networking não deve ser visto apenas como uma forma de obter benefícios pessoais, pois lembrando, ele consiste na troca de informações, conhecimentos e experiências. 

Outro ponto muito positivo é que cultivando uma boa rede de contatos e alimentando um bom relacionamento profissional, também se obtém uma maior qualidade de vida e satisfação no ambiente de trabalho. 

Como usar o networking? 

Muitas pessoas se sentem inseguras ao conhecer outros profissionais para criar um vínculo real. Esse é o seu caso? Deixe a vergonha de lado e confie em você e seu potencial! 

1. Participe de grupos no Facebook 

O Facebook é comumente utilizado para nos conectarmos com pessoas que gostamos e fazem parte do nosso convívio. Entretanto, a rede também pode ser utilizada para fazer networking. 

A maneira mais fácil e efetiva é participar e interagir em grupos relacionados à sua área. Ao entrar nesses grupos, você conhece profissionais de outras regiões e países, troca experiências e estabelece uma relação maior entre vocês. 

Porém, justamente por não ser uma rede social voltada ao universo profissional, você terá que filtrar muito para saber se realmente determinando contato é útil. 

2. Use o LinkedIn

O LinkedIn, atual maior rede profissional do mundo, com cerca de 770 milhões de usuários. A rede foi criada justamente para conectar com profissionais e ultrapassar barreiras físicas. 

Na rede, é possível ter até 30 mil conexões, seguidores ilimitados, produzir conteúdos para a linha do tempo, artigos mais completos e complexos e até mesmo newsletter para os seguidores. Atualmente muitos bons profissionais se encontram por lá. 

Outro ponto do LinkedIn é que ele pode ser usado como um currículo digital, afinal, você consegue preencher todo seu histórico profissional e acadêmico.

Além de ter contato com diversas vagas de emprego e se candidatar a elas com apenas um clique. 

3. Participe de eventos 

Participar de eventos da sua área é indispensável para um bom networking, principalmente com profissionais que moram na mesma cidade ou região que você. 

Como a interação é cara a cara, é normal surgir uma insegurança, principalmente em profissionais com menos tempo de carreira, mas procure manter uma conversa agradável e interessante mesmo sem conhecer a outra pessoa. 

Para não interromper a programação da pessoa, o ideal é abordar durante as pausas, assim como na entrada e saída do evento. Mas, ao notar que o profissional não está interessado em conversar, não insista. 

4. Seja prestativo 

Ninguém gosta das pessoas que não compartilham nada do que sabe com os outros e quer sempre ser a melhor. Por isso, seja a pessoa que ajuda os demais e demonstra preocupação em ser uma pessoa prestativa. 

No início, você fará isso sem nenhuma segunda intenção, mas as chances de que a pessoa lembre de você no futuro são imensas. 

5. Produza conteúdo 

A maneira mais simples de alcançar visibilidade no meio digital é produzindo conteúdo e publicando nas mídias sociais. Essa estratégia é bastante utilizada por profissionais e bem perceptível no LinkedIn. 

Ao disponibilizar o conteúdo, você estará ajudando as pessoas, enquanto divulga seu trabalho. Dessa forma, você ganhará autoridade no assunto. 

6. Invista nos relacionamentos 

Não adianta nada conhecer um profissional novo e nunca mais entrar em contato após a conversa inicial, até porque ele provavelmente se esquecerá de você depois de um tempo. 

O ideal é que você consiga manter os relacionamentos e interagir com a sua rede para que lembrem de você, especialmente do que você faz. 

Converse com as pessoas com frequência e não somente quando precisar da ajuda delas. Tarefa muito simples atualmente, pois podemos utilizar as redes sociais para manter o contato sem precisar se locomover até a pessoa. 

Lembre-se que a qualidade é o que importante, não a quantidade. É melhor ter poucas conexões, mas conexões que você pode confiar, que ter um networking enorme, com pessoas que nem sequer lembrarão de você. 

Conclusão 

Fazer networking é fundamental e pode proporcionar oportunidades para colocações no mercado, crescimento profissional e pessoal.

Assim, é importante analisar a sua rede de relacionamentos e verificar se as pessoas que estão nelas podem contribuir para a sua carreira e estimular a troca de informações. 

Gostou do conteúdo sobre como usar o networking? Não deixe de acompanhar nosso blog para estar sempre em dia com os assuntos que tratam do crescimento profissional e pessoal.

Aproveite e leia também: “O que é um teste vocacional? Saiba como ele te ajuda a descobrir a sua vocação”