Consultor financeiro: Profissão top 10 em 2021

Conheça a profissão que está entre as 10 mais requisitadas em 2021. Saiba tudo sobre o consultor financeiro e suas atribuições.

Anúncios

Dentre as profissões que mais se destacaram em 2021, está a de consultor financeiro, e não é à toa. As mudanças bruscas na vida de todo mundo desde o fim de 2019 superou a maioria – senão todas – as crises já enfrentadas pelas pessoas da atualidade. 

Não bastasse uma crise financeira, veio junto também uma crise na saúde e foi necessário dar um passo para trás para repensar as ações até ali, criar medidas para gerenciar crises, entre outras atitudes visando diminuir os impactos da situação de pandemia. 

Talvez esse foi um dos principais motivos que fez com que procurar ajuda de um especialista fosse tão necessário. Entender o que fazer diante de situações não planejadas, se precaver melhor para crises futuras, melhorar a relação com o dinheiro, se tornou prioridade na vida de muita gente. 

Então, neste conteúdo você vai entender:

  1. O que faz um consultor financeiro?
  2. Formação do consultor financeiro
  3. Quais as áreas de atuação do consultor financeiro
  4. Habilidades interpessoais de um consultor financeiro
SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTOR FINANCEIRO
CONTINUAR

O que faz um consultor financeiro?

Nesse cenário, então, um consultor financeiro é responsável por dar o melhor caminho para uma empresa ou uma pessoa física no que diz respeito à distribuição de ganhos, análise de gastos, análise dos dados orçamentários. 

Essa ação consultiva visa apontar soluções para a saúde financeira da empresa com base nessas análises. Em suma, o consultor financeiro tem o papel de:

  • Analisar os custos
  • Criar relatórios financeiros com base na realidade do contratante
  • Acompanhar os relatórios financeiros 
  • Criar um plano de negócios 
  • Auxiliar no orçamento e na precificação dos produtos, quando se trata de empresa/pessoa jurídica
  • Indicar os melhores investimentos 

Apesar de serem funções amplas, o consultor financeiro tem o papel específico de identificar os principais erros que estão sendo cometidos até então, no que diz respeito à organização das finanças e para onde estão indo os ganhos. 

Formação do consultor financeiro

Para atuar nessa área, existem várias opções de graduações possíveis. Administração e economia estão entre as principais, mas não há restrição de formação, já que cursos complementares e específicos acabam se tornando cruciais para que essa preparação seja completa. 

Hoje, muitas instituições já oferecem o curso tecnológico de gestão financeira, assim como existem também pós-graduações específicas para esse tema. O mercado financeiro é muito amplo e há uma infinidade de possibilidades. 

O ideal é que a pessoa interessada em se tornar consultor financeiro, entenda a importância de estudar constantemente, afinal, oferecer auxílio consultivo é uma grande responsabilidade, já que está diretamente ligado aos ganhos do contratante. 

O resultado esperado é o melhor possível por parte do cliente, e decepcioná-lo, pode ser uma mancha na carreira, infelizmente. 

Cursos complementares

Em contrapartida, cursos complementares são desenvolvidos ano após ano, contemplando a realidade atual de investimentos e adicionando atualizações importantes sobre o assunto. 

Há também especialistas que se dispõe a promover cursos e workshops gratuitos a respeito do tema, possibilitando a troca de conhecimentos e o enriquecimento do assunto através de diferentes pontos de vida. 

Vale destacar: o consultor financeiro nunca para de estudar. 

Quais são as áreas de atuação do consultor financeiro?

Para responder a essa pergunta, é possível fazer um outro questionamento: quais são as áreas em que existem finanças? 

Em todas as áreas, sejam elas físicas ou jurídicas, há necessidade de investir, ou ao menos gastar dinheiro para sobreviver. Qualquer empresa, de qualquer segmento, precisa analisar pontos principais sobre o tema e implantar melhorias, especialmente visando se prevenir de situações inesperadas. 

Portanto, o consultor financeiro pode atender empresas de qualquer segmento interessadas em tomar decisões certas em relação ao seu dinheiro. 

Quanto ganha um consultor financeiro?

Por ter uma atuação bem abrangente, o consultor financeiro pode ter remunerações bem variadas, porém, segundo o site Vagas, a média salarial desse profissional é de R$ 4.000,00. 

SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTOR FINANCEIRO
CONTINUAR

Habilidades interpessoais de um consultor financeiro

Um consultor de sucesso precisa se atentar a algumas características essenciais para obter êxito nas atividades das quais se propõe a fazer no seu dia a dia. Lidar com pessoas de diferentes áreas é um trabalho delicado e, se não aplicada uma postura profissional, o resultado final não é o esperado. 

Algumas das características essenciais que um consultor precisa ter são:

Comunicação clara

A conversa com o cliente não pode ter falas subentendidas ou ambiguidades. Ele precisa entender claramente o que está sendo proposto para que as soluções sejam aplicadas conforme o planejado. 

O consultor financeiro precisa ter certeza de que a mensagem recebida foi entendida para, também, garantir que seu trabalho terá resultados satisfatórios. 

Essa comunicação é uma troca importante, pois a parte dela, o consultor tem a possibilidade de ganhar a confiança do cliente e garantir a sua colaboração, tendo a certeza que será um projeto de relevância para ambos. 

Empatia

Dentro dessa comunicação, é importante saber ouvir sem julgar e entender a realidade do outro como única. Nesta parte, opiniões de vida pessoal nem sempre são bem vindas, já que cada indivíduo tem para si uma verdade diferente. 

A empatia é uma das habilidades interpessoais que geram confiança e permitem clareza no desenvolvimento da proposta. 

Comprometimento

Sem comprometimento para entender o negócio e se prontificar a buscar bons resultados, é impossível ser consultor financeiro. O exercício dessa atividade é feito muito próximo à vida do cliente, onde ele abre o jogo a respeito de uma parte muito íntima, as suas finanças. 

Comprometer-se a buscar frutos, oferecendo tempo, inteligência, experiência, é fundamental para que o propósito seja cumprido. 

Visão inovadora

Olhar além do que a maioria vê é um dos principais diferenciais de quem é consultor financeiro. Essa visão inovadora, sistêmica, analítica, é capaz de gerar insights únicos que, por mais simples que sejam, podem fazer toda a diferença no final. 

A visão inovadora, assim como todas as habilidades citadas, podem ser trabalhadas no decorrer da vida. Para isso, é importante querer aprender, estudar e não se limitar se transformando em um profissional mediano. 

Os melhores profissionais, com a área em alta ou não, são os que entendem a necessidade constante de aprendizado e não param de se desenvolver. 

Gostou desse post? 

Leia também “Profissões em alta 2021: 10 profissões para ficar de olho esse ano” e conheça outras opções que foram e são essenciais para um dos anos mais difíceis da história. 

Continue acompanhando nossos conteúdos!