Crescimento do vegetarianismo: geração de renda extra

Hoje é o Dia Mundial do Vegetarianismo e, sempre nessa data, as pessoas tentam entender melhor como funciona esse estilo de alimentação – e de vida. 

Anúncios

Porém, essa curiosidade não é de hoje. As pessoas estão cada vez mais buscando termos relacionados ao vegetarianismo, além de mais gente já se identificar como vegetariano. 

Até 2018, uma pesquisa do IBOPE relatou que 29 milhões de brasileiros não comem carne, o que equivale a 14% da população. 

Porém, ao mesmo tempo que cresce o interesse das pessoas pelo assunto, cresce também a quantidade de mitos a respeito desses hábitos. Você sabia que é possível até uma renda extra com produtos vegetarianos?

Por isso, neste post vamos esclarecer do que se trata essa modalidade de alimentação, e ainda te dar dicas de como conseguir ganhar uma renda extra. 

Aqui, você vai conferir: 

  • O que é vegetarianismo?
  • Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?
  • Vegetarianismo e estilo de vida
  • Oportunidades de renda com produtos para vegetarianos
  • Dicas para oferecer bons produtos vegetarianos
Pesquisa Ibope
CONTINUAR

O que é o vegetarianismo?

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, o vegetarianismo é um regime alimentar que elimina todas as opções que contém carne, ou qualquer outra coisa que venha de animais. 

O vegetarianismo se divide em algumas categorias que são:

  • Ovolactovegetarianismo: que a pessoa não consome carnes, mas ainda usa ovos, leites e derivados;
  • Lactovegetarianismo: em que a pessoa não consome carnes nem ovos, mas usa laticínios na alimentação;
  • Ovovegetarianismo: em que a pessoa não consome carnes e nem leite, mas os ovos ainda estão inclusos;
  • Vegetarianismo estrito: é aquela pessoa que não consome nada de origem animal, nem seus derivados. 

É interessante compreender a diferença entre cada um desses aspectos, pois o vegetarianismo é mais abrangente do que parece. Conhecendo esses pontos, também é mais fácil evitar passar informações erradas a respeito do assunto. 

CONTINUAR

Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo

Ao falarmos de vegetarianismo, entra outro termo cada vez mais conhecido: o veganismo. 

Ainda segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, que compartilha o conceito definido pela Vegan Society, o veganismo é um modo de viver buscando excluir o máximo possível o sofrimento animal. 

Nesse caso, além da pessoa que escolhe ser vegana não se alimentar de produtos que contenham carne, leites, ovos e seus derivados, ela também exclui da sua vida qualquer outro produto que contenha elementos de origem animal, ou que faça testes em animais. 

A principal diferença do vegetarianismo para o veganismo, está nesse ponto. O vegetarianismo tem o foco na alimentação, enquanto o veganismo abrange todas as esferas. 

Vegetarianismo e estilo de vida

O ponto chave é que a alimentação está muito ligada ao nosso estilo de vida, aos lugares que frequentamos, às pessoas que conhecemos, às coisas que fazemos no tempo livre. 

Então, o fato do vegetarianismo ter o foco na alimentação, abre oportunidades para que novos nichos se criem, e pessoas consigam fazer uma renda extra desenvolvendo produtos específicos para essa classe de pessoas. 

E que produtos são esses?

Desde produtos alimentícios, como iogurtes sem leite, hambúrgueres vegetarianos, salames vegetarianos, bebidas sem adição de alimentos de origem animal, kits de beleza, ou até mesmo peças de roupas que estampam essa decisão. 

É uma infinidade de opções e, com criatividade, dá para multiplicá-las e desenvolver um empreendimento nessa área. 

Geralmente, quem opta pelo estilo de vida vegetariano é quem oferece esses produtos. Mas isso é relativo, e quem de alguma forma é adepto à causa, pode usar isso como uma maneira de gerar renda extra, sem problemas. 

Oportunidades de renda extra com produtos para vegetarianos

Ainda hoje, mesmo que a quantidade de pessoas que ofereçam produtos vegetarianos tenha aumentado, é fato que a demanda vai aumentar ano a ano, e quanto mais especializado o nicho, mais chances de o negócio dar certo. 

Portanto, antes de iniciar um negócio com produtos para vegetarianos, você precisa analisar algumas coisas:

Defina um produto para vender

As opções são muitas aqui. Mas, para facilitar, vamos listar várias opções para você identificar qual é a melhor:

  • Salgados congelados vegetarianos
  • Comida diária congelada vegetariana
  • Marmita vegetariana
  • Produtos soltos, como maionese, hambúrgueres, molhos e temperos
  • Snacks vegetarianos: batata, cenoura, banana chips
  • Queijos vegetarianos
  • Sorvetes e cremes vegetarianos
  • Linguiças e embutidos vegetarianos
  • Produtos de mercearia vegetarianos
  • Suplementos vegetarianos
  • Camisetas personalizadas
  • Brincos, colares e acessórios personalizados

E muito mais. Isso é só o começo. 

Escolha os fornecedores certos 

Para vender produtos dessa área, você tem algumas opções. Entre elas, você pode pesquisar as receitas e fazer em casa, com as próprias mãos, ou comprar de fornecedores confiáveis. 

Se você é um cozinheiro de mão cheia e escolheu por comercializar produtos alimentícios, pode ser bem interessante estudar a respeito da cozinha vegetariana para fazer a própria linha de produtos. 

Caso você não queira cozinhar, mas queira revender, muitas grandes marcas de produtos vegetarianos trabalham com consignação e outros tipos de revendas. Pesquise bem sobre a marca e escolha a que se encaixa melhor com o seu objetivo. 

Entenda a respeito do vegetarianismo

Não basta simplesmente vender: você precisa entender sobre o vegetarianismo para fazer a divulgação e atingir as pessoas certas. 

Como muitas pessoas ainda não conhecem a causa vegetariana e o estilo de vida, é muito comum ver gente divulgando informações que não são reais, simplesmente pela ignorância, por não entender a respeito. 

Se você for entrar nesse mercado, pesquise a respeito, entenda as principais necessidades, as principais dúvidas, o que falta nessas áreas, e como você, empreendedor novo, pode contribuir para entrar nesse meio. 

Peça opinião de quem é vegetariano

Uma das dicas mais interessantes para você aplicar antes de comercializar os seus produtos, é pedir a opinião de alguém que é vegetariano. Pergunte a reputação da marca que você vai revender, ou peça para ele provar aquele produto. 

Tudo isso, claro, se você não for vegetariano. 

Conclusão

Que tal neste Dia Mundial do Vegetarianismo, você provar um prato vegetariano, ou até mesmo pensar em opções para uma renda extra nessa área?

Gostou do conteúdo?

Trends