O que é currículo lattes e qual a importância profissional?

O currículo lattes é uma ferramenta fundamental para quem deseja seguir carreira acadêmica. Leia o texto e encontre mais detalhes!

Anúncios


Você já ouviu falar em currículo lattes? Sabia da sua importância para todos os lados do universo acadêmico? 

Este documento é muito importante e útil para universitários, professores e acadêmicos, entretanto, também é útil para quem procura esse público, por exemplo, grandes empresas e instituições de pesquisa e ensino. 

No texto de hoje você descobrirá o que é, como funciona e outros detalhes desse modelo de currículo acadêmico.

Não deixe de conferir! 


O que é currículo lattes?

Esse documento é um currículo específico para quem deseja ingressar na carreira acadêmica. 

Ele difere do currículo vitae (CV), um modelo bastante conhecido no mercado. O CV é usado por profissionais que desejam ingressar ou conseguir recolocação no mercado de trabalho.

As suas informações são limitadas, com foco na experiência profissional do candidato.

O currículo lattes, por sua vez, é destino para universitários, pesquisadores, professores e cientistas brasileiros.

Ele contém informações mais detalhadas da trajetória acadêmica desse público e é uma das principais portas de entrada no mercado de trabalho para pesquisadores e universitários.


Para que serve esse currículo?

Ele é um item indispensável para professores, mestrandos e graduandos. Até mesmo estudantes que estão dando os primeiros passos no mundo acadêmico podem se beneficiar com esse modelo de currículo. 

Esse material é “exigido pela maioria de instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país”. (Definição da Plataforma Lattes). 

Atualmente ele é um dos principais modelos de currículos típico para área acadêmica e serve como um expositor para quem deseja ingressar nesse universo ou já faz parte dele.


Qual a importância do currículo lattes no campo profissional?

Se você deseja fazer mestrado ou doutorado, esse material é um pré-requisito; ou seja, ele será exigido pela instituição de ensino onde deseja estudar. 

Você pode usá-lo para demonstrar toda a sua trajetória no mundo acadêmico, desde seus primeiros passos na graduação, projetos que participou, entre outras conquistas.

Por conter detalhes sobre a sua trajetória acadêmica, experiência e pesquisas científicas, é muito importante para te ajudar a passar em processos seletivos.

Ele é como a sua identidade acadêmica; com importância ímpar na carreira acadêmica.  


O que inserir no currículo acadêmico?

No seu currículo lattes deve conter informações sobre sua história acadêmica, desde os projetos na graduação até participações em pesquisas, projetos, conquistas e produções nesse meio.

Na Plataforma Lattes você pode atualizar suas informações sempre que possível. Entre os dados que devem constar neste documento, podem destacar, por exemplo: 

  • TCC;
  • Tese de doutorado;
  • Entrevistas;
  • Artigos publicados;
  • Rede sociais;
  • Conhecimento em outros idiomas;
  • Textos publicados em jornais ou revistas;
  • Monografia;
  • Projetos de pesquisa.

O seu currículo acadêmico estará disponível para outros acadêmicos e também para recrutadores. 


Quem pode ter currículo lattes?

Qualquer pessoa pode se cadastrar na Plataforma Lattes e ter um currículo acadêmico. Contudo, se você não deseja seguir carreira nessa área, seria interessante investir seu tempo em plataformas com seu perfil. 

Um exemplo, se deseja encontrar recolocação no mercado de trabalho, invista seu tempo criando um perfil interessante no Linkedin, a maior rede social voltada para contatos profissionais. 

Caso seja iniciante na universidade, pode fazer seu currículo lattes e ir atualizando com o tempo. 


Como se faz um currículo lattes?

Esse modelo de currículo surgiu em 1999 a fim de atender uma necessidade de desenvolver um único modelo de currículo para o universo acadêmico. 

Para isso, a CNPq contratou um grupo de universitários, profissionais da área de tecnologia, entre outros personagens. 

O material foi e ainda é muito importante para promover a troca de informações ligadas a área científica e tecnológica entre profissionais de diversos países. 

Além de ser gratuito, na plataforma você tem acesso à assistência técnica objetivando o preenchimento correto do currículo. 

Para fazer o seu, em primeiro lugar, acesse a Plataforma Lattes e clique em “Cadastrar novo currículo”. 

Você terá que preencher os dados em cinco etapas diferentes, sendo elas: 

  1. Cadastro (e-mail e senha);
  2. Informações pessoais;
  3. Endereço e contato;
  4. Formação acadêmica;
  5. Atuação profissional;
  6. Área de atuação.

Depois que o processo de criação for finalizado, você terá acesso a outros campos e poderá atualizar seu currículo sempre que possível.


Dicas para preencher seu currículo lattes

Você deve incluir no seu currículo apenas informações verídicas. De forma alguma, minta ou aumente os dados.

Até porque você terá que comprovar as informações em algum momento. 

Além disso, na hora de preencher os campos, verifique se está tudo correto para não arriscar incluir alguma informação incorreta. 

Separe um tempo especial para esse fim, pois se trata de um material mais detalhado e precisa ser preenchido com calma e atenção.

Selecione todos os documentos que comprovem suas formações e experiências, por exemplo, diplomas, certificados, etc.

É imprescindível que você mantenha seus dados e informações acadêmicas sempre atualizados. 

Ele é o espelho de sua trajetória como estudante e profissional acadêmico e será visto pela comunidade acadêmica. 

Foto do perfil

No seu perfil haverá um espaço para colocar uma foto. Não deixe de preenchê-lo. Entretanto, é importante escolher a foto certa. 

 Ela deve ser atual, mostrar o seu rosto e ter um fundo neutro. Evite fotos em momentos casuais. 

Pense numa foto de perfil que tenha a ver com esse universo.  

Texto inicial

Existe também o espaço para escrever o texto inicial, você deve colocar informações relacionadas a seus interesses de pesquisa e também a sua área de atuação ou formação. 

É como se fosse um resumo de quem você é como profissional acadêmico.  

Revisão

Não negligencie a fase de revisão do seu currículo lattes. Faça com calma e certifique-se de que todas as informações foram preenchidas corretamente. 

Além disso, atente-se para erros de protuguês e também de digitação. Não se esqueça que esse currículo servirá como seu cartão de visitas na vida acadêmica.

Se inspire

Caso encontre dificuldades em montar seu currículo, você pode se inspirar no currículo acadêmico de pessoas que admire. 

Na própria plataforma você pode realizar uma busca simples pelo currículo de outros estudantes, professores ou pesquisadores. 

Ao realizar uma pesquisa por outros materiais na plataforma, é possível observar a quantidade de informações e detalhes sobre a vida acadêmica de cada profissional.

Por isso, é importante começar logo, assim, poderá ir atualizando seu currículo e não esquecerá de incluir informações relevantes nele.


Conclusão

Então, convencido de que o currículo lattes é a melhor alternativa para estudantes, professores e pesquisadores que desejam se destacar no universo acadêmico? 

Acesse a Plataforma Lattes e crie o seu currículo hoje mesmo!