Diretor financeiro e a importância desse profissional

O país já enfrentou grandes crises econômicas, e hoje, no segundo semestre de 2021, enfrenta outra há muito tempo não vista. A necessidade de aprender a cuidar do próprio dinheiro nessa situação fez com que muitas empresas investissem pesado no profissional diretor financeiro

Anúncios

Por esse motivo, a demanda de serviços para esse especialista cresce continuamente, principalmente porque as pessoas passaram a enxergá-lo como necessidade e não somente como um luxo. 

Empresas que não sabem mais o que fazer para conseguir se reerguer, encontram nesse profissional o suporte necessário para resolver seus problemas. 

Para entender melhor como funciona essa área, neste post você vai conferir:

  • O que faz um diretor financeiro?
  • Qual a importância do diretor financeiro?
  • Quanto ganha um diretor financeiro?
  • Qual a formação de um diretor financeiro?
  • Dicas para se dar bem na carreira de diretor financeiro

O que faz um diretor financeiro?

O diretor financeiro é o profissional capaz de trabalhar dentro de empresas para orientar quanto às melhores maneiras de lidar com seu dinheiro, para que o rendimento seja maior. 

Assim, é possível realizar novos investimentos, melhorar a margem de lucro, remunerar melhor seus funcionários, de acordo com a expectativa da instituição.

Para isso, esse especialista realiza estudos, analisa a vida da empresa e oferece um diagnóstico do que pode e precisa ser mudado para que os objetivos sejam conquistados. 

O conhecimento do diretor financeiro abrange formas de investimento, maneiras de economizar e redirecionar o dinheiro, e outras ações que são saudáveis e necessárias para a aplicação de melhorias. 

Esse profissional é responsável por garantir a execução das tarefas que ele passa, assim como o engajamento da equipe financeira e dos demais departamentos da empresa.

Qual a importância do consultor financeiro?

Por conta disso, ele se torna um profissional extremamente necessário e importante, já que oferece soluções para um assunto tão delicado, que envolve dinheiro. 

Ter controle sobre resultados, processos, investimentos, analisar custos que são necessários ou não, são fatores extremamente importantes para as empresas.

O diretor financeiro, então, será capaz de oferecer suporte para dar vida a projetos, personalizar a melhor maneira de usar os ganhos, de acordo com o objetivo final. 

As principais funções de um diretor financeiro são:

  • Análise dos custos
  • Criação e acompanhamento de relatórios financeiros
  • Criação de um plano de negócios 
  • Análises financeiras do fluxo de caixa
  • Criações de orçamentos
  • Indicação de investimentos

Quanto ganha um diretor financeiro?

O nível de formação, experiência e resultados alcançados estão ligados diretamente com a remuneração do diretor financeiro, por isso, esse valor é variável. 

A forma de contratação dele também pode variar, atuando dentro de empresas ou de forma autônoma, com diferentes clientes. 

Pensando nisso, segundo o site Vagas, a média salarial de um consultor financeiro é de R$ 4.000,00. 

Qual a formação de um diretor financeiro?

Para se tornar diretor financeiro, é necessário ter uma formação na área de finanças, como administração, contabilidade, economia ou áreas correlatas. A essa formação, precisa ser somada uma especialização, além de cursos extracurriculares. 

Esses cursos extras são fundamentais para que o trabalho do diretor financeiro seja ainda mais assertivo no que diz respeito a novas tendências de investimentos, novas maneiras de economizar, opções com melhor custo benefício para as empresas, maneiras sustentáveis de se trabalhar. 

Cursos complementares 

Alguns cursos complementares que são interessantes para essa área são:

  • Gerenciamento de projetos
  • Oratória e comunicação
  • Excel avançado
  • Análise de demonstrativos financeiros
  • Avaliação de crédito
  • Mercado financeiro e seus produtos
  • Controladoria
  • Análise de capital de giro
  • Análise de investimentos
  • e outros.

O diretor financeiro não pode se contentar com uma faculdade. 

Esses cursos podem ser tanto em formato de especialização, como pós-graduação ou MBA, ou cursos livres de atualização e capacitação profissional. Quanto mais recente for a grade curricular, maiores as chances de serem mais eficazes quanto à aplicação, por contemplarem assuntos modernos. 

Dicas para se dar bem na carreira de diretor financeiro

Para atuar nesse cargo, é muito importante não deixar de investir em si mesmo com cursos e capacitações. O conhecimento acerca da área financeira precisa ser sempre reciclado, afinal, esse mundo dos negócios se atualiza constantemente. 

Além da importância de se capacitar sempre, logo abaixo estão algumas características que devem fazer parte da vida desse profissional, que são as seguintes:

Faça networking

Conhecer pessoas de diferentes áreas de atuação é fundamental para adquirir repertório e conhecimento sobre negócios diversos. 

Além disso, é uma boa chance de se conectar com empresas que precisam dessa função e talvez nem saibam. 

Em qualquer área, o networking é uma ferramenta poderosa, afinal, é através de relações que todas as outras coisas são desenvolvidas. 

Visão estratégica

Essa é outra característica primordial para quem quer destaque nesse mercado. Não basta ter uma boa formação e bons contatos. É essencial enxergar a longo prazo com uma visão sistêmica, que não foca apenas em um ponto. 

Para adquirir essa visão estratégica, a experiência na área financeira ajuda, assim como estudar a empresa em que trabalha. Entender dos seus objetivos, das necessidades, do seu crescimento e da sua essência, tendo um panorama macro do negócio. 

A partir disso, e da junção entre conhecimentos técnicos, comportamentais e gestão, é possível sugerir melhorias que, de fato, trarão resultados assertivos, até melhores que o esperado. 

Inteligência emocional

Essa é uma parte importante, afinal, não há nada mais delicado para uma empresa e seus donos do que o dinheiro. 

Por isso, aplicar mudanças é algo doloroso para a empresa, afinal, nunca são fáceis. Lidar com os “nãos” e todas as dificuldades, exige inteligência emocional do diretor financeiro, que terá uma grande responsabilidade em suas mãos. 

Transparência

Qualquer área precisa, principalmente as que lidam com a parte do dinheiro. A transparência está diretamente ligada com a confiança, e um cargo de gestão exige isso. 

Essas características são essenciais para um diretor financeiro eficiente, que quer crescimento de carreira e reconhecimento em sua área. 

Todas essas habilidades podem ser conquistadas com o tempo e, quanto maior a experiência, mais intrínsecas elas ficam no profissional. 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também “Profissões em alta 2021: 10 profissões para ficar de olho esse ano!”