Entrevista Remota: 7 dicas para se preparar e não ser pego de surpresa

O modelo de entrevista remota se popularizou durante a pandemia, no entanto, algumas pessoas ainda não sabem como agir em uma situação como essa.

Anúncios

Para ter sucesso na entrevista de emprego e aumentar as possibilidades de ser contratado, é importante se preparar e estar pronto para qualquer eventualidade que possa acontecer durante esse processo.

Com a entrevista remota também não é diferente, apesar de parecer mais fácil pelo fato de não estar fisicamente cara a cara com o gestor, pode ser ainda mais criteriosa e exigir mais de você.

Está com uma entrevista online marcada, mas ainda não sabe como se preparar? Fique tranquilo!

No texto de hoje, você encontrará 7 dicas para se preparar para esse momento especial. Não deixe de conferir!

Veja os subtemas abordados nesse post:

  • Prepare o ambiente.
  • Prepare sua família.
  • Cuidados com a aparência.
  • Faça testes.
  • Internet.
  • Desative todas as notificações.
  • Prepare-se emocionalmente.
  • Conclusão.

1. Prepare o ambiente

A escolha do ambiente é essencial para passar uma primeira boa impressão, mas para que tudo ocorra dentro do planejado também.

Em primeiro lugar, o ambiente precisa estar organizado. Se você realizar uma entrevista online em um local desorganizado e aparentemente sujo, passará uma péssima impressão. 

Isso demonstrará que as chances de você ser desorganizado no ambiente de trabalho e não conseguir manter a limpeza na área onde você executará suas atividades profissionais são grandes.

Portanto, reserve um lugar e organize-o da melhor forma. Escolha ficar em frente a uma parede onde não tenha nada atrás para distrair o contratante, onde ele consiga focar apenas em você.

Além disso, o ambiente precisa ser silencioso, opte por um lugar onde não haja barulhos e ruídos altos que possam atrapalhar a entrevista remota.

2. Prepare sua família

Já vimos muitas reuniões online viralizarem nas redes sociais devido à interrupção de algum membro da família, por exemplo, filhos.

Em uma reunião da empresa, até que dá para contornar e passar despercebido, no entanto, em uma entrevista de emprego pode ser mal visto e te prejudicar, sim, infelizmente.

Portanto, é importante preparar sua família também. 

Avise-os antecipadamente sobre a entrevista, horário e também sobre a importância de conseguir a vaga, não apenas para você, assim como para eles.

Ressalte a importância de não ser interrompido e até dos barulhos que possam atrapalhar.

3. Cuidados com a aparência

Não descuide da aparência, use os mesmos critérios que usaria se estivesse indo a uma entrevista presencial.

Cuidados com cores fortes e muito chamativas, adereços exagerados, maquiagem pesada, e não deixe de ficar atento às unhas também.

Se não souber escolher as cores ou as combinações apropriadas, lembre-se que menos é mais, e a simplicidade é melhor  que o exagero.

4. Faça testes

Convide algum amigo ou parente para te ajudar a treinar. Se não encontrar ninguém, realize os testes sozinho mesmo, mas o ideal é que tenha outra pessoa para te ajudar.

Faça um planejamento com as principais questões abordadas em uma entrevista de emprego, na internet você encontra essas perguntas, e já pense nas respostas.

Contudo, esteja preparado para surpresas, pegadinhas e questões fora do comum. Na hora do aperto, lembre-se de dar uma pausa e pensar antes na resposta.

Não esqueça de testar o link da videoconferência com antecedência, algumas ferramentas necessitam de instalação, além disso, você já vai aprendendo a usar para assim evitar contratempos na hora da entrevista online.

5. Internet

Já imaginou passar dias se preparando para uma entrevista e, no dia, ficar sem internet ou a mesma falhar ao ponto de atrapalhar?

Isso é mais comum do que se imagina, então, é importante se preparar para uma situação assim. Como?

Em primeiro lugar, torça para que a empresa seja compreensiva e esteja disposta a remarcar a entrevista remota caso a internet não colabore no dia.

Em segundo lugar, desligue todos os aparelhos da casa conectados no Wi-Fi. Por fim, recarregue o celular, e deixe os dados móveis como plano B.

6. Desative todas as notificações do celular

As notificações do celular podem tirar a atenção e ainda fazer você perder o raciocínio do momento. 

Fora isso, é desapropriado e constrangedor ter uma entrevista ou qualquer tipo de reunião importante interrompida por notificações do celular.

Se você for participar da entrevista pelo notebook ou computador, o que mais aconselhável, desligue o celular ou Wi-fi.

7. Prepare-se emocionalmente

Apesar de estar no sétimo tópico, essa é uma das etapas mais importantes e recordes de desqualificações em processos seletivos.

Se você não preparar seu emocional para essa entrevista, na hora esquecerá tudo o que deve fazer e não conseguirá realizar uma boa apresentação.

Esquecerá as respostas, atropelará as frases e ainda pode gaguejar e não dar nenhuma explicação coerente, certamente.

Portanto, além de colocar cada dica citada anteriormente em prática, é importante preparar seu psicológico e treinar seu cérebro para ficar calmo e não deixar o nervosismo tomar conta da situação. Você precisa estar no controle, sempre!

Você pode, por exemplo, fazer alguns exercícios de relaxamento como, meditação. Ela pode te ajudar a se manter mais calmo e a controlar melhor as emoções.

Falando nisso, é importante pensar sempre positivo, mas estar preparado para uma resposta negativa.

Não reduza e limite quem você é como pessoa e profissional devido a uma rejeição na entrevista. Não quer dizer que você é um profissional ruim ou fez algo de errado.

Conclusão

Passar por uma entrevista de emprego não é fácil, não importa se é presencial ou online, sempre ficamos ansiosos e nervosos.

Para tornar o processo mais simples, é indispensável se preparar e torcer para o entrevistador também ser um profissional preparado para liderar um processo seletivo.

Todavia, para te ajudar a não ser pego de surpresa em uma entrevista remota, não deixe de colocar as dicas que separamos para você em prática.

Certamente, elas te ajudarão a se organizar e se manter mais calmo durante o processo seletivo.

Para finalizar, não deixe de ler nosso texto: 5 passos para se candidatar a uma vaga no Indeed.