4 dicas para melhorar a experiência do cliente

Você sabe dizer o que um pequeno brechó do interior de São Paulo e uma empresa multinacional que possui filiais em todos os estados do país têm em comum? Os clientes!

Independente do tamanho do negócio ou do seu público, todo mundo que trabalha com o público sabe que os clientes são as figuras mais importantes para o sucesso de um empreendimento.

Por isso, seja qual for o seu ramo ou área de atuação, a experiência do cliente deve sempre ser tratada como uma das principais prioridades. E é sobre isso que falaremos hoje!

Anúncios

No conteúdo de hoje, vamos explorar mais esse assunto, além de reunir algumas dicas essenciais para te ajudar a melhorar a experiência dos clientes com a sua marca ou empresa.

O texto será dividido em tópicos, e tratará sobre os assuntos abaixo:

  • O que é experiência do cliente?
  • A importância da experiência do cliente
  • 4 dicas para melhorar a experiência do cliente
  • Conclusão

O que é experiência do cliente?

Primeiramente, vamos esclarecer o que é a experiência do cliente, já que é um termo que ainda causa muitas dúvidas. Diferente do que muitos empresários ainda podem pensar, a experiência do cliente vai muito além da hora que ele realiza o pagamento do produto/serviço.

A experiência do cliente é tudo que o seu cliente vivencia com a sua empresa/serviço durante toda a sua jornada de compra. Isso engloba várias etapas, indo desde o primeiro contato dele com a sua empresa, passando pela realização da compra em si e chegando até o pós-venda.

A importância da experiência do cliente

Os clientes são a alma de qualquer negócio.

Levar em consideração a importância do seu público e oferecer uma boa experiência para os seus clientes tem se mostrado uma excelente ferramenta para a fidelização de quem compra seus produtos ou adquire seus serviços.

E engana-se quem acha que essa experiência envolve apenas o ato da compra. Muito pelo contrário. A experiência de compra vai muito além do instante em que o cliente realiza a sua compra.

A forma como você, no posto de responsável pela venda, realiza todo o atendimento e o pós-venda do produto. 

Uma ação que ilustra bem essa fase é estar disponível para esclarecer eventuais dúvidas referente a compra e também para saber mais como está sendo a experiência do cliente com o produto/serviço adquirido

Esse tipo de atitude pode parecer simples, mas pode fazer toda a diferença aos olhos do cliente. Isso mostra uma preocupação da empresa com o cliente.

E os clientes estão cada vez mais vendo com bons olhos esse tipo de iniciativa, aumentando as chances desses clientes voltarem a comprar com você e, consequentemente, se tornarem clientes cada vez mais fiéis.

4 dicas para melhorar a experiência do cliente

Percebeu a importância de oferecer uma boa experiência para os seus clientes? Seja qual for o tamanho do seu negócio, essa atitude irá fazer toda a diferença na forma como os seus clientes enxergam essas compras.

E você, que possui um negócio e quer colocar em prática os ensinamentos e melhorar a experiência de compra dos seus clientes, separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa missão! 

Conheça bem seu público e seus clientes

Antes de mais nada, a primeira dica é: conheça bem quem você está atendendo!

Ao entender bem o seu público, você conseguirá estabelecer um modelo de atendimento efetivo e que ajudará a gerar identificação dos clientes com o seu negócio.

Além disso, quando você conhece melhor os seus clientes – como seus hábitos de consumo, por exemplo – as chances de traçar estratégias e promoções assertivas e que serão atrativas para esses públicos aumentam ainda mais!

Capacite sempre seus colaboradores

Essa é uma dica para negócios um pouco maiores, como uma loja de roupas, por exemplo.

Em casos como esses – onde na maioria dos casos, o dono do negócio não está presente em todas as transações – a dica é investir sempre na capacitação dos colaboradores.

Dessa forma, eles estarão preparados para realizar um atendimento que será um pouco mais padronizado mas, ao mesmo tempo, personalizado para cada tipo de cliente atendido.

Para que isso seja possível, forneça bons treinamentos para que todos os colaboradores – vendedores, operadores de caixa e gestores – possam priorizar a experiência de compra dos clientes, oferecendo sempre o melhor serviço.

Invista nos canais de atendimento

Acho que todo mundo já passou pela experiência de adquirir determinado produto ou serviço que, após pouco tempo apresentou algum tipo de defeito e, na hora de entrar em contato com a empresa responsável, encontrou dificuldades, né?

Além de causar muita dor de cabeça, esse tipo de situação é o que destrói a imagem que o cliente tem da sua empresa. 

Por isso, outra etapa que merece a devida atenção – já que é essencial para oferecer uma boa experiência para o cliente – é oferecer canais de atendimento de qualidade para que eles possam entrar em contato com a empresa de maneira rápida e fácil.

Ao disponibilizar canais de atendimento eficientes para seus clientes – um WhatsApp comercial ou até mesmo uma conta oficial do Instagram – você estará fortalecendo ainda mais a relação da sua marca com os clientes.

Esteja sempre aberto para ouvir o seu cliente

Partindo do mesmo princípio do tópico anterior, ouvir as opiniões que os seus clientes têm da sua empresa são primordiais.

É através desse tipo de feedback que o gestor pode realizar eventuais mudanças e adaptações para tornar a experiência de compra ainda mais agradável para todos os consumidores.

Para realizar essa etapa, todos os tipos de comentários e opiniões são bem vindos: desde os elogios até as reclamações.

Através dessas opiniões, mudanças para a melhoria podem ser adotadas de maneira mais assertiva. Por isso, valorize e incentive a cultura do feedback entre seus clientes.

Conclusão

Acho que deu para ter uma ideia da importância de oferecer sempre a melhor experiência para os seus clientes, né? 

Além de reforçar a fidelidade dos clientes, você ainda consegue se destacar perante os seus concorrentes, ajuda a melhorar ainda mais a imagem da sua empresa e inspira a satisfação dos seus clientes em geral.

É só vantagem para o seu negócio!

Agora que você finalizou esse conteúdo, aproveite e leia também Como administrar o dinheiro do mês: 5 dicas para começar agora

Trends