Faculdades que oferecem curso de Inteligência Artificial: veja 4 opções 

Encontrar faculdades que oferecem curso de Inteligência Artificial é uma preocupação daqueles que desejam se preparar para o mercado de trabalho.

Anúncios

Isso porque, é fato que as novas tecnologias vêm adentrando os processos das empresas, de modo que um profissional habilitado a lidar com elas é sempre requisitado.

Por isso, no material de hoje veremos 4 opções de instituições de ensino que oferecem o curso, além de algumas vantagens em adquirir esse tipo de conhecimento.

Se é disso que você precisa, basta continuar a leitura!

Curso de Inteligência Artificial: preparo essencial para o mercado de trabalho 

A 10 anos atrás provavelmente não estaríamos falando sobre a importância da Inteligência Artificial para o mercado de trabalho, mas, com as evoluções tecnológicas, este tópico se torna cada vez mais relevante.

Isso porque, a tendência é que tais tecnologias sejam implementadas cada vez mais nas empresas, a fim de auxiliar processos e proporcionar evolução.

E, se você acredita que a Inteligência Artificial é um risco ao ser humano, pois o substituiria, saiba que a ideia central dos desenvolvedores não é essa, de modo que o homem possivelmente continuará sendo o agente central, responsável por controlar e comandar tais tecnologias.

Por isso, se você pretende se manter atualizado, apostar em um curso de Inteligência Artificial te ajudará a compreender a tecnologia a fim de otimizar o seu trabalho e proporcionar melhorias à empresa na qual trabalha.

Isso certamente te tornará um profissional valoroso e muito requisitado, de modo que é um investimento tanto para a atualidade, quanto para o futuro.

Existem faculdades que oferecem curso de Inteligência Artificial?

Quando se fala neste assunto, muitos acreditam que se trata de um curso livre, mas, você sabia que já existem faculdades que oferecem curso de Inteligência Artificial?

A ideia central destes cursos é oferecer aos alunos o conhecimento acerca dos conceitos gerais da tecnologia, além de ensiná-los a elaborar projetos de sistemas e aplicativos com o uso da IA.

Em geral, o curso é oferecido na categoria tecnólogo, com duração média de 4 semestres (2 anos), sendo uma excelente opção para quem busca algo rápido e prático.

Veja agora 4 opções de faculdades que contam com esse curso na grade:

Cruzeiro do Sul Virtual

A Cruzeiro do Sul Virtual é uma das principais faculdades que oferecem curso de Inteligência Artificial, com a proposta de ensino digital, ou seja, com aulas no sistema 100% EAD.

Nesta instituição o curso faz parte da categoria tecnológico, e tem duração de 4 semestres, ou seja, 2 anos.

A ideia central desta formação é apresentar os principais conceitos e recursos relacionados ao uso e aplicação da Inteligência Artificial no dia a dia profissional.

Isso inclui a apresentação de técnicas importantes, como Deeping Learning e Machine Learning, essenciais para o mercado de trabalho.

O processo de inscrição é simples, e com a Cruzeiro do Sul Virtual você tem a possibilidade de participar de programas de descontos, o que reduz os custos com mensalidades.

Saiba mais: Inteligência Artificial Ead | Cruzeiro do Sul Virtual

Unicesumar 

O curso de Inteligência Artificial Machine Learning da Unicesumar também é uma excelente opção para quem busca uma formação completa na área.

Isso porque, o curso tem duração de 2 anos e meio, ou seja, 5 semestres, e a grade curricular inclui:

  • Inteligência Artificial;
  • Big Data;
  • Matemática Aplicada à Computação;
  • IA Generativa;
  • Sistemas;
  • Entre outros conteúdos específicos.

A proposta oferece material 100% digital e internet gratuita, e para acessar informações específicas acerca da modalidade de estudo é preciso realizar a inscrição no site.

Saiba mais: Curso de Inteligência Artificial e Machine Learning | UniCesumar.

FIAP 

O curso de Inteligência Artificial é um dos mais completos para quem busca uma formação focada na conquista de oportunidades profissionais.

Isso porque, dentre os conteúdos apresentados, podemos destacar:

  • IA Generativa: ChatGPT, Dall-e, Google Bard;
  • Soluções cognitivas com Python e com plataformas cognitivas da IBM, Microsoft e Google;
  • Machine Learning, Deep Learning, Chat Bot;
  • Conceitos estatísticos para IA;
  • Visão computacional;
  • Internet das coisas cognitiva;
  • Entre outros conteúdos.

Este é um curso da categoria tecnólogo, com duração de 4 semestres (2 anos), e tem a possibilidade de ensino digital ou híbrido (3 dias por semana com aulas presenciais e 2 dias com aulas remotas ao vivo).

Para realizar o curso é preciso participar do vestibular, além de se preparar para o custeio das mensalidades, mas, vale dizer que a FIAP oferece possibilidades de bolsas e financiamentos.

Confira detalhes: Inteligência Artificial – Graduação – FIAP.

Curso de Inteligência Artificial UFG 

Por fim, nossa última indicação de hoje dentre as faculdades que oferecem curso de Inteligência Artificial é o Instituto de Informática UFG.

No site o Instituto garante que a ideia central do curso é proporcionar ao aluno aos conhecimentos necessários para resolver problemas complexos por meio da IA.

Para isso, o curso foca na apresentação de sistemas inovadores que evidenciam o uso da Inteligência Artificial. 

Além disso, o aluno ainda aprende conceitos importantes de:

  • Big Data;
  • Empreendedorismo;
  • Visão computacional;
  • IA para robótica;
  • Linguagem Natural;
  • Dentre outros.

O curso tem duração de 8 semestres (4 anos) e é do tipo Bacharelado, com modelo de ensino integral.

Para se inscrever é preciso realizar o ENEM, ou aguardar a abertura de vagas, que ocorre todos os anos.

Acesse o link para mais informações: Inteligência Artificial – Instituto de Informática – UFG.

Invista no seu futuro!

Agora que você já sabe quais faculdades oferecem curso de Inteligência Artificial fica mais fácil dar andamento aos seus planos de se capacitar para a área.

Então, se pretende ter um futuro profissional promissor, não perca mais tempo e escolha o curso que melhor se encaixa no seu orçamento e rotina!

Isso pode te interessar: 5 hábitos para quem deseja crescer profissionalmente (oadministrador.com).