O futuro do trabalho: o que esperar do mercado amanhã?

Por: Nara Sampaio fevereiro 10, 2022

Imaginar o futuro do trabalho te deixa assustado ou esperançoso? No texto de hoje você descobrirá as características do mercado de trabalho de amanhã!

Anúncios

Fomos acostumados a pensar no futuro do trabalho e imaginar as pessoas sendo substituídas por máquinas.

Sabemos que a tecnologia e ciência serão predominantes, mas, será que a tecnologia é uma ameaça e acabará com as profissões comuns de hoje?

De outro ponto de vista, é inegável que a tecnologia também influenciou para o surgimento de muitas profissões que antes não existiam, inclusive, algumas que nem imaginaríamos a pouco anos atrás.

Bom, mesmo com as melhorias que ela traz para o mercado de trabalho, ainda gera muitas incertezas e receio nesse setor.

No texto de hoje abordaremos algumas características do mercado de trabalho do futuro: o que esperar, tendências e mudanças. Portanto, leia o texto até o fim para descobrir!

Veja abaixo o que te espera nesse post:

Futuro do trabalho: o que esperar do mercado de amanhã?

Anúncios

Recentemente vi um meme no Facebook, resumidamente, as cenas destacavam a história de dois personagens, um era muito poderoso e ajudava o outro personagem a crescer de diferentes formas.

No entanto, quando ele percebeu que o personagem x estava crescendo mais do que ele e ficando quase superior, ele simplesmente o destruiu.

Trazendo para o nosso contexto do mercado de trabalho, podemos dizer que os humanos desenvolveram a tecnologia, ela cresceu a ponto de nos ajudar em muitos aspectos, mas, ninguém quer que ela cresça ao ponto de nos substituir.

Certamente, ninguém gostaria de perder o emprego e saber que tem uma máquina ou ferramenta tecnológica fazendo seu trabalho.

Na verdade, isso já é real em algumas profissões, inclusive na minha. No exterior, o mercado de escrita com Inteligência Artificial tem a previsão de movimentar US$1,6 bilhão por ano até 2017.

Com certeza, não é nada que acontecerá de uma hora outra, não se aplicará a todos os segmentos e empresas, mas prejudicará alguns dos profissionais da área e provocará muitas mudanças na carreira. 

Se tratando da tecnologia, ela está sempre acompanhada de mudanças positivas e negativas.

Darei um exemplo mais claro, a Amazon já possui uma loja estilo self-service, a Amazon Go. Esse modelo de negócios dispensa a necessidade de atendentes e caixas.

Aqui no Brasil já existem lojas similares, sabemos que a tendência é que esse modelo de loja se popularize.

Não dá e não é correto afirmar que no futuro não existirão mais atendentes e caixas de supermercado, por exemplo.

Até porque, esse modelo de loja não se aplica a todas as marcas nem regiões do Brasil.

No entanto, isso pode acarretar mudanças para os setores envolvidos. Certamente, tanto positivas como negativas.

O mercado de trabalho se transforma, porém a sociedade também, a forma de consumo, comportamento e também pensamentos das pessoas.

O ser humano tem uma habilidade natural de se readaptar, então, não precisa temer o futuro, aliás, futuro promissor.

Para te deixar um pouco mais tranquilo, agora você descobrirá algumas características ou mudanças do mercado de trabalho de amanhã.

Elas te ajudarão a refletir sobre sua vida profissional e se você está inserido nessas tendências, ou o que precisa fazer para está.

1. Escritório na praia  

Antes da pandemia a gente invejava quem podia trabalhar em casa ou em qualquer lugar do mundo, mas hoje isso é normal, inclusive, há quem sinta saudades do escritório.

Poder trabalhar de qualquer lugar é uma das características do futuro do trabalho. Aliás, existem duas modalidades que já se aplicam muito bem a essa nova tendência.

Leia nossas recomendações para saber mais: Trabalho Híbrido e Nômades Digitais.

Poder ter seu escritório na praia, no quarto, na sala ou coworking é uma prática benéfica para a empresa e colaboradores. 

A expectativa é que no futuro essas tendências se torne cada vez mais comum e estimuladas 

2. Maior concorrência profissional

A ameaça a extinção de algumas profissões tornará algumas áreas mais concorridas.

Além disso, a possibilidade de contratar um especialista sem se preocupar, por exemplo, se ele mora a quilômetros de distância, gênero ou até mesmo idade, tornará o mercado de trabalho ainda mais competitivo.

3. Profissionais mais qualificados

A concorrência acirrada fará com que os profissionais estudem mais e se qualifiquem para serem escolhidos.

Fora isso, a corrida pela boa remuneração também fará as pessoas estudarem mais. Cursos online, EAD, técnicos, graduações, MBA, vale tudo para aprender e poder colocar em prática!

4. Raízes

No futuro do trabalho os profissionais terão mais dificuldades em fincar raízes em uma empresa. 

Isso porque, eles terão mais oportunidades de trabalhar em projetos específicos, serem contratados por empresas de outras cidades, estados e até mesmo países.

Portanto, a expectativa de entrar em uma empresa e se aposentar lá diminuirá no mercado de amanhã.

5. Horários flexíveis

Como pode ver até aqui, uma mudança acarreta a outra, como um ciclo. Então, as mudanças de horário também fazem parte delas.

As empresas adotaram horários mais flexíveis visando o bem estar do funcionário, em consequência disso, o desenvolvimento da organização.

6. Tecnologia

Certamente, não tem como falar do futuro do mercado de trabalho sem falar do desenvolvimento tecnológico.

A demanda por profissionais que saibam lidar com novas tecnologias aumentará.

Falando nisso, os profissionais de TI estão presentes em massa na lista dos 25 empregos em alta no Brasil em 2022, segundo o LinkedIn.

Esse mercado é o mais promissor de todos e enquanto houver tecnologia, haverá boa demanda para esse setor.

7. Novas profissões

Sim, galerinha! Ainda surgirão novas tarefas para novas profissões. Quando uma estrutura muda, tudo muda e se renova.

A evolução científica e tecnológica sempre abriu caminhos para o novo, em consequência disso, novas carreiras surgiram.

Inclusive, cerca de 70% das crianças que existem hoje no mundo trabalharão em carreiras profissionais que ainda não existem ou não estão concretizadas.

 Um exemplo, antigamente, os jogos eram apenas uma forma de entretenimento, atualmente, jovens e adolescentes estão ganhando dinheiro com a prática.

Aliás, já é considerada uma carreira profissional e um gamer profissional no Brasil pode ganhar até R$20 mil.

Esse dinheiro é oriundo de premiações, patrocínios, publicidades e vendas de produtos.

Conclusão

Para não ser atingido ou pego de surpresa pelas mudanças no futuro do trabalho, você precisa ser flexível, aprender a inovar, buscar conhecimento e se adaptar.

Você já se perguntou se a sua profissão sobreviverá ao mercado de amanhã? Se não, em quanto tempo isso pode acontecer? Você está preparado? Tem um plano B?

As mudanças estão acontecendo diariamente, não adianta ficar parado de braços cruzados esperando, você precisa acompanhar as mudanças e novas tendências.

Para isso, é preciso ter uma mente aberta, arriscar, buscar conhecimento e fazer os sacrifícios hoje para colher os frutos, afinal, o amanhã é hoje, e o futuro a gente escreve a cada dia.

O futuro do mercado de trabalho será dominado por pessoas flexíveis, que tenham facilidade em desenvolver suas habilidades em diferentes horários, lugares e áreas também.

Além disso, o futuro do trabalho irá favorecer pessoas com habilidades pessoais especiais, empáticas, que saibam trabalhar em grupo, desenvolver inteligência emocional e resiliência.