Gerente de vendas: profissão mais valorizada de todos os tempos

Saiba mais sobre uma das profissões mais antigas e mais valorizadas de todos os tempos: o gerente de vendas. Conheça tudo sobre sua atuação aqui.

Anúncios

Não tem jeito: o tempo passa, as coisas mudam, novas ferramentas surgem, mas a profissão de gerente de vendas continua sendo uma das mais importantes em praticamente todas as áreas de atuação. 

Isso porque, olhando ao redor, é fácil perceber que tudo se trata de venda. Para que as paredes do lugar em que você está estivesse em pé, foi necessário que alguém comprasse tijolo, cimento, tinta, comprasse um serviço de um pedreiro…

Tudo é venda. O computador ou celular que você está usando, foram comprados em algum momento. A comida que você come, foi comprada. A cadeira que está sentando, a casa que está morando, a roupa que está usando. Vendas estão em todos os lugares, seja de produto ou serviço. 

Então, o fato da profissão de gerente de vendas estar em evidência não é novidade. 

Por isso, nesse post você vai aprender:

  • O que faz um gerente de vendas?
  • Formação do gerente de vendas
  • Áreas de atuação do gerente de vendas
  • Perfil e características do gerente de vendas

O que faz um gerente de vendas?

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que por mais que a função desse profissional seja muito clara – vender -, esse é só o resultado final de uma série de outras ações que culminam na venda, propriamente dita. 

Para que a compra enfim seja efetuada, o vendedor precisa entender os gostos, desejos e dores do seu cliente, oferecer o que lhe é mais propício de acordo com essas constatações, e depois, buscar um feedback positivo do trabalho e de como aquela venda foi capaz de proporcionar melhorias no seu dia a dia. 

Parece mais simples do que realmente é!

O gerente de vendas, por sua vez, além de fazer toda essa parte da venda, é responsável por administrar uma equipe e mantê-los engajados para que todos tenham êxito nas suas propostas e consigam fazer o barco, que é a empresa, navegar bem. 

Em suma, o gerente de vendas tem as seguintes funções:

  1. Motivar a sua equipe
  2. Criar metas e estratégias eficazes de venda
  3. Oferecer treinamentos
  4. Entender as necessidades e dificuldades de cada um individualmente
  5. Contratar vendedores
  6. Integrar setores para que o resultado final seja satisfatório

Formação do gerente de vendas

Para ser gerente de vendas, não é necessário ter uma formação específica, mas uma graduação no ensino superior pode ser um grande diferencial, como administração, gestão comercial, economia, logística e áreas relacionadas.

Conhecimentos em liderança, empreendedorismo e assuntos associados também são de grande valia.

Cursos livres 

Para ajudar a adquirir esses conhecimentos, cursos livres de capacitação e atualização são de extrema importância, já que são atualizados, rápidos e práticos, para já aplicar no dia a dia. 

Muitas plataformas seguras e competentes oferecem esses cursos, e cabe a cada profissional identificar quais habilidades precisa desenvolver, sempre buscando maneiras para isso. 

Quanto ganha um gerente de vendas?

Segundo o site Vagas, um gerente de vendas tem uma média salarial de R$ 4.190,00. É importante ressaltar que esse valor é variável, já que muitas empresas pagam seus gerentes com um salário fixo e uma comissão das vendas, sendo o percentual da comissão de acordo com o tipo de produto. 

SAIBA MAIS SOBRE GERENTE DE VENDAS
CONTINUAR

Áreas de atuação do gerente de vendas

Como citado na introdução, em praticamente tudo o que existe há relação de troca, o que chamamos de venda. Dessa forma, a área de atuação do gerente de vendas é extremamente ampla, podendo atuar de indústrias a varejo, produto ou serviço, ou até de maneira terceirizada. 

Entretanto, não dá para generalizar. Quanto mais especialista acerca de determinado produto esse especialista for, mais assertivos serão os seus resultados e mais estratégica será a sua atuação. 

Então, escolher um nicho e se especializar nele é sempre a melhor opção para uma pessoa que deseja seguir. 

Perfil e características do gerente de vendas

O gerente de vendas é uma pessoa com perfil comunicativo, daquele tipo que facilmente consegue fazer amizades e saber falar de diferentes assuntos. Além disso, ele tem um “faro” apurado para identificar talentos que podem contribuir para o sucesso do time. 

Ele não desanima frente a desafios e acredita nas próprias estratégias, que são embasadas em estudo e experiência no mercado. Algumas outras características que ele possui são as seguintes:

Liderança

O profissional costuma ser um líder nato, que consegue animar o time, ajudá-los nos momentos de desânimo e fazer com que todo mundo trabalhe com o mesmo fim. 

Além disso, não tem medo de desafios e entende que estar a frente e dar o exemplo é essencial para que uma equipe comercial caminhe rumo à superação de metas. 

Gerenciamento de tempo

Um bom gestor, independentemente da área, sabe gerenciar muito bem o seu tempo e não é diferente com o gerente de vendas. Para ações presenciais, traçar rotas otimizadas, estabelecer protocolos de atendimento e definir o tempo para cada cliente é fundamental para que tudo siga da melhor maneira. 

Assim como, para atendimentos online, estabelecer formatos de atendimento que visem falar com mais pessoas em um menor período de tempo. 

Empatia

Saber ouvir é extremamente importante em qualquer área, mas quando o assunto é vendas, fica ainda mais essencial. Esse é um fato lógico: sem ouvir a necessidade do cliente, como saber o que ele precisa e o que oferecer?

Deixar para trás opiniões pessoais, pensar de forma tática e ser necessário na vida de alguém que vai comprar um produto envolve muita empatia. Se colocar no lugar do outro para ser útil a ele é muito mais completo do que simplesmente vender algo. 

Saber ouvir nãos

A vida do vendedor, do gerente de vendas e de qualquer pessoa que esteja nessa profissão envolve muitos “nãos”. Saber ouvi-los e guardar aquela oportunidade para uma próxima vez, quando cabível, é fundamental, principalmente no começo. 


O gerente de vendas, por sua vez, além de ter essa habilidade, precisa passá-la para frente e fazer com que sua equipe aprenda a lidar com essa realidade na vida de quem trabalha com vendas. 

O profissional competente recicla seus aprendizados

Aprender e acompanhar as tendências é uma realidade para esse profissional. Assim como desenvolver as suas características que não estão tão afloradas assim. Essa é uma profissão que dificilmente sairá dos destaques nos próximos anos. 

Gostou do texto?

Aproveite para ler “Profissões em alta em 2021: 10 profissões para ficar de olho esse ano” e conhecer outras áreas de atuação.

Continue acompanhando nossos conteúdos!