Gestão de Inovação: saiba tudo sobre a graduação

Tem-se notado nos últimos anos que as empresas estão passando por mudanças significativas, o que requer uma evolução constante para atender as demandas do mercado.

Anúncios

Para isso, surge a necessidade de um profissional capaz de ter ideias úteis e implementá-las de forma eficaz, ou seja, alguém com formação em Gestão de Inovação.

Em suma, fala-se aqui em uma graduação tecnóloga que forma profissionais para gerar resultados dentro das empresas através da inovação, pois as transformações são intensas no mundo de hoje e os empreendimentos precisam desse olhar atento para se manterem competitivos no mercado.

Portanto, quer conhecer um pouco mais sobre essa área? Abaixo está tudo que você precisa saber sobre essa graduação que forma gestores de inovação. Confira agora mesmo!


O que é a Gestão de Inovação?

O nome desta graduação já deixa claro do que ela se trata, não é mesmo? No entanto, vamos explicar de forma direta para que você entenda de maneira explícita.

Sendo assim, ela envolve a estruturação do processo de inovação, com o objetivo de gerar valor e concretizar as ideias, o que é feito através de etapas de início, meio e fim.

Como as empresas buscam se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo, o profissional com esta graduação é capaz de garantir que a inovação aconteça de maneira contínua e implementada através da análise das tendências existentes dentro de cada área.

Desse modo, é possível afirmar que o papel deste curso é um só: formar profissionais que sejam capazes de inovar em processos e produtos.

Logo, o bacharel em Gestão de Negócios, ao ser contratado por uma empresa, se torna responsável por fazer uma análise dos serviços, produtos e processos, buscando encontrar insights para o melhor aperfeiçoamento dela e, a partir daí, criar planos estratégicos para que as ideias sejam colocadas em prática.


O que faz este profissional?

O profissional com graduação em Gestão de Inovação é o responsável por desenvolver novas ideias de produtos e serviços, fazendo isso através da análise das tendências de negócios, por meio de dados coletados e pesquisas.

Por conta disso, ele pode atuar de diversas formas dentro de uma empresa, desde a captação de fundos para projetos, dando ideias para o desenvolvimento de produtos e soluções até a criação e gerenciamento dos negócios.

Inclusive, é muito comum encontrar profissionais formados nesta graduação atuando em empresas inovadoras, em especial startups, desenvolvendo ideias e as vendendo posteriormente para empresas maiores.


Onde atua o bacharel em Gestão de Inovação?

Em razão do seu grande conhecimento prático, o profissional de Gestão da Inovação conta com várias opções de trabalho, podendo atuar em empresas públicas ou privadas.

No entanto, alguns empreendimentos se beneficiam mais de profissionais com esta graduação, como é o caso de:

  • Empresas que desejam ingressar no mundo digital;
  • Empresas que possuem a cultura da inovação;
  • Empresas que buscam reformular os seus processos;
  • Startups e organizações com grande potencial de expansão.

Como é formada a grade curricular do curso de Gestão de Inovação?

Boa parte das disciplinas e matérias que compõem a grade curricular do curso de Gestão da Inovação são voltadas para o ambiente coorporativo, logo ao longo da graduação você vai aprender desde as técnicas de organização até a gestão de liderança, por exemplo.

Por conta disso, os conteúdos repassados envolvem áreas já conhecidas, como:

  • Finanças;
  • Contabilidade;
  • Marketing;
  • Administração, dentre outras áreas importantes para as empresas.

Dito isso, confira algumas das disciplinas que fazem parte deste curso:

  • Análise de custos;
  • Gestão de indicadores;
  • Gestão de projetos;
  • Marketing para empresas;
  • Criatividade do negócio;
  • Design thinking e modelos de negócios;
  • Empreendedorismo e inovação;
  • Comunicação organizacional, etc.

É claro que a grade curricular do curso de Gestão de Inovação depende da instituição de ensino escolhida, mas no geral você se depara com as disciplinas que foram citadas acima.


Qual a duração do curso?

O curso de Gestão de Inovação se trata de uma graduação tecnóloga, assim ele tem uma duração mais rápida, cerca de 2 anos, com 4 semestres.

Entretanto, algumas instituições de ensino ofertam a especialização em um tempo menor, de 1 ano e meio, ou seja, 3 semestres.

Além disso, é possível encontrar o curso na modalidade EAD ou presencial, cabendo a você escolher qual melhor atende as suas necessidades e melhor se encaixa na sua rotina do dia a dia.

Em geral, quem tem outras obrigações, seja de trabalho ou até mesmo estudo, pode se beneficiar bastante da modalidade à distância, pois você consegue fazer seus horários, estudando no momento mais adequado e oportuno.

Dito isso, é interessante que se faça uma pesquisa sobre as faculdades que ofertam o curso de Gestão da Inovação, conferindo a grade curricular e os horários disponíveis.


Mercado de trabalho para Gestão de Inovação

Toda e qualquer empresa quer inovar, seja nos seus processos internos ou na disponibilização de produtos e serviços para o mercado.

Inclusive, alguns empreendimentos até possuem ideias inovadoras, mas não sabem como torná-las reais e implementá-las.

Desta forma, o gestor de inovação tem papel importante dentro dos negócios, pois ele é capaz de mapear as tendências mais valiosas, criando ideias e colocá-las em prática depois de um planejamento detalhado, é claro!

Ora, como poucas pessoas estão realmente aptas para realizarem este trabalho, é natural que o mercado para este profissional tenha uma empregabilidade e seja muito amplo.

Desde o segmento de tecnologia, que vive de inovação, até as áreas mais tradicionais, o bacharel em Gestão de Inovação é fundamental, já que ele pode trabalhar como peça-chave dentro das empresas.

Só para se ter uma ideia, o gestor de inovação tem um faturamento mensal de R$ 5 mil a R$ 15 mil por mês. É óbvio que o tudo depende da experiência e da formação, mas o mercado está altamente aquecido para estes profissionais.


Conclusão

A graduação em Gestão de Inovação é ideal para você que gosta de trabalhar com tendências e é um profissional moderno e flexível.

A partir dos conhecimentos obtidos durante o curso, você estará apto para atuar em qualquer empresa contribuindo para inovação e expansão dela.  

Gostou do conteúdo? Leia também: O Que É Um Teste Vocacional? Saiba Como Ele Te Ajuda A Descobrir A Sua Vocação

Trends