Qual a melhor cor para ambiente de trabalho?

Ao escolher a melhor cor para ambiente de trabalho você consegue se conectar com o espaço e assim melhorar seu desempenho.

Anúncios

O lugar onde trabalhamos é como se fosse a nossa segunda casa, afinal, é nele que passamos boa parte do nosso tempo.

Assim como o lar, ele deve ser acolhedor, confortável e aconchegante. Além disso, precisa ser organizado e com elementos em sintonia, certamente, o nosso desempenho profissional será melhor.

As cores podem ser grandes aliadas para criar um espaço tranquilo e harmonioso.

Além disso, elas podem trazer muitos benefícios, inclusive, influenciar na tomada de decisões. Por isso, neste recinto é muito importante escolher a cor ideal.

Leia o texto e descubra qual a melhor cor para ambiente de trabalho e a importância de cada uma delas.

Sumário:

  1. Verde;
  2. Azul;
  3. Vermelho;
  4. Laranja;
  5. Cinza;
  6. Rosa;
  7. Amarelo;
  8. Roxo;
  9. Conclusão.

1. Verde

O verde tem muitos significados e representações. Ela está fortemente ligada à natureza, pureza e equilíbrio.

No ambiente de trabalho ele é perfeito para quem precisa criar um cenário calmo e tranquilo.

Portanto, se o lugar onde você trabalha costuma ser muito agitado e estressante, a cor verde pode ajudar a acalmá-lo e a trazer o equilíbrio necessário, principalmente das emoções.

Além disso, ela estimula a criatividade e aumenta a positividade. Se você costuma ter picos de inseguranças como profissional, que tal escolher o verde como a melhor cor para ambiente de trabalho?

Você não precisa pintar o ambiente todo de verde, no entanto, ela precisa ser a cor predominante.

Use-a em elementos decorativos, quadros e é claro, plantas. As plantas são um item de decoração funcional que dão vida a qualquer ambiente.

Escolha entre opções mais resistentes, que não necessitam de cuidado intenso e muito sol, por exemplo, cactos, Espada-de-São-Jorge e Aloe-vera.

Certamente, você não precisa se prender apenas a um tom de verde, use e abuse da criatividade na hora de combinar os tons e subtons.

2. Azul

Os tons de azul tem um poder de criar efeitos relaxantes. Ideal para um ambiente de trabalho onde a tensão é alta.

Inclusive, ele dá um ar mais sofisticado ao ambiente, se escolhido no tom certo, normalmente os mais escuros.

Os tons mais claros são mais infantis, ideal para ambientes onde se recebe criança.

No seu trabalho, ao escolher o azul como cor predominante na decoração, você terá:

  • mais criatividade;
  • promoção da comunicação;
  • confiança;
  • mais eficiência.

Então, se precisa desenvolver essas habilidades, use e abuse do azul para compor sua área de trabalho.

3. Vermelho

O vermelho é a cor oficial do amor, da paixão e da intensidade. Ele carrega uma força, uma imponência tão grande que algumas pessoas têm até receio em usá-lo.

Contudo, que tal levar toda essa força e intensidade para o ambiente de trabalho, mas sem perder o profissionalismo?

Além de ser possível, você pode usufruir de muitos benefícios. Isso porque, ela ajuda na memorização das informações.

Além disso, ela reforça a atenção aos detalhes, ou seja, ideal para pessoas detalhistas e perfeccionista.

Por ser uma cor forte e de presença, é preciso não pesar a mão na hora de decorar o ambiente, ou pode obter um efeito reverso.

Você pode intercalá-la com outra cor para obter um equilíbrio, por exemplo, branco.

Evite usar muitas peças decorativas no ambiente para não haver uma confusão entre os itens e ficar mais fácil manter o equilíbrio visual do ambiente.

Você pode optar por pintar apenas um lado da parede de verde e complementar com cadeira vermelha, uma luminária ou vaso de plantas, por exemplo.

4. Laranja

O laranja é uma cor quente, assim como o vermelho. Ela consegue deixar o ambiente menor e estimular a mente.

Se você costuma trabalhar até tarde, essa cor é perfeita para compor seu ambiente, pois instiga nosso sistema nervoso e cardíaco a trabalharem mais.

No entanto, precisa ser usada na medida certa também, assim como o vermelho e todas as outras cores quentes.

Ela é uma ótima ferramenta para estimular a criatividade, além disso, favorecer a comunicação.

O laranja também representa a leveza e alegria, e não há nada de errado em querer trabalhar em um ambiente assim.

Está precisando de motivação para desenvolver as suas atividades profissionais? Saiba que essa cor é um canal motivador.

5. Cinza

Se está procurando a melhor cor para o ambiente de trabalho, mas não gosta de cores mais vivas, essa cor pode ser uma alternativa.

Aliás, ela é muito utilizada nas empresas, salas de reuniões e recepções. Isso porque, é mais neutra e passa um ar de seriedade e formalidade.

Além disso, é difícil errar apostando na cor cinza. No entanto, também não podemos pesar a mão, porque pode deixar o ambiente carregado e tenso. Escolha sempre tons mais claros.

6. Rosa

O rosa é uma cor delicada que traz muita tranquilidade e ajuda na inspiração. Ela está muito ligada à feminilidade, mas pode ser usada em qualquer ambiente.

Os tons pastéis são perfeitos para serem usados em ambientes organizacionais. Contudo, um tom um pouco mais fechado e opaco pode trazer elegância e renovação para o cenário.

7. Amarelo

O amarelo é uma cor viva, está ligado a energia. Ele é ótimo para ajudar o cérebro a tomar decisões com mais agilidade e precisão.

Além dessa cor, você pode usar técnicas de BI para ajudar na tomada de decisões e trazer mais objetividade para a empresa. Leia o texto👉O que é Business Intelligence e para que serve?

É preciso ter muito cuidado ao usar o amarelo também, pois, se usado em demasia pode deixar as pessoas do ambiente cansadas e ansiosas.

8. Roxo

Dependendo do ambiente de trabalho, a cor roxa pode não se enquadrar, na verdade, você só precisa encontrar o tom ideal para seu ambiente.

Os tons mais abertos podem ser usados em ambientes mais descontraídos, os mais fechados dão um ar de elegância, seriedade e inovação.

Então, reflita sobre qual é o perfil do seu cenário de trabalho ou qual mensagem quer refletir, assim ficará mais fácil decidir o tom perfeito.

A cor roxa é ótima para estimular o relacionamento interpessoal e facilitar a comunicação. Ela só deve ser usada em ambientes pequenos.

Isso porque, em ambientes muito amplos pode causar bloqueio criativo e também desanimar.

Conclusão

Grandes marcas da atualidade apostam em ambientes coloridos nas suas empresas. A ideia é que os ambientes com cores vibrantes e bem-planejados estimulem a criatividade do seu time.

Portanto, a melhor cor para o ambiente de trabalho pode ser escolhida conforme o propósito de cada departamento.

Por exemplo, nas áreas onde os profissionais precisam de mais concentração e tranquilidade para manter o foco, aposte nas cores frias.

Sendo assim, no escritório, onde é necessário ser mais criativo, o ideal é apostar nas cores quentes.

Trends