Mentoria empresarial: a importância de aprender com os experientes

Se você costuma navegar pelo LinkedIn, já deve ter visto inúmeras propostas de mentoria empresarial, algumas até prometem resultados ambiciosos. Mas será que vale a pena investir nesse serviço?

Anúncios

Essa dúvida costuma surgir pois muitos têm receio de estarem lidando com um serviço de coaching, que carrega uma fama negativa no mercado de marketing digital.

No entanto, hoje entenderemos como esse tipo de mentoria funciona, vantagens e dicas que ajudam a escolher um bom serviço. Então, se é justamente disso que precisa, continue a leitura!

O que é uma mentoria empresarial?

Se em algum momento você já se pegou pensando nos desafios do seu negócio, sem saber como resolvê-los, saiba que essa experiência é muito comum no meio.

Isso porque, por mais bem planejado que seja o negócio, no dia a dia surgem demandas e desafios que fogem das estratégias iniciais, com isso, é natural que o gestor fique ligeiramente perdido.

Em geral, os maiores problemas enfrentados pelas empresas envolvem gestão de pessoas, posicionamento de mercado, lançamento de produtos e análise de dados. Então, por mais capacitado que seja o empreendedor, lidar com tudo isso pode não ser fácil.

A mentoria empresarial é um serviço no qual um profissional experiente avalia o modelo de negócio, e com isso propõe melhorias para resolver pontos de falha.

Por não ser uma pessoa conectada ao dia a dia da empresa, este profissional tem melhores condições de avaliar as coisas de forma criteriosa. Além disso, sua vasta experiência ajuda a superar desafios que são novos para o empreendedor, mas antigos para o mercado.

Isso pode te interessar: Pesquisa qualitativa vs quantitativa: o que são, quando usar e diferenças (oadministrador.com).

Quais as vantagens em contratar uma mentoria empresarial?

No começo deste conteúdo falamos sobre muitos empreendedores terem receio da mentoria empresarial por pensarem que funciona como as famosas estratégias de coaching.

Mas, logo acima explicamos que esse tipo de serviço funciona como uma espécie de análise com propostas de melhorias personalizadas.

Então, embora alguns profissionais que vendem esse serviço usem a abordagem focada em um “método próprio milagroso”, nem todas as propostas do mercado são assim.

Dito isso, no caso das monitorias oferecidas com seriedade, muitas vantagens são observadas, como:

  • Identificação de pontos de falha: por vezes a empresa enfrenta dificuldades em evoluir e não consegue localizar onde estão esses empecilhos. Com a mentoria empresarial é possível ter essa resposta.
  • Criação de um modelo de negócio funcional: métodos milagrosos não costumam funcionar porque cada empresa deve ter o seu modelo de negócio próprio. Dito isso, com uma boa mentoria você pode encontrar algo que realmente funcione, assim te ofereça destaque no mercado.
  • Localização de oportunidades de mercado: se você costuma sofrer com os planos dos próximos passos, saiba que uma boa mentoria te ajuda a localizar oportunidades de crescimento e posicionamento.
  • Projeções para o futuro: por mais que os planos atuais sejam importantes, é necessário pensar no futuro do negócio. A boa notícia é que um profissional experiente pode te ajudar a encontrar essas respostas.
Vantagens da mentoria empresarial
Identificação de pontos de falha Um profissional de fora tem melhores condições de avaliar onde estão os problemas da empresa, o que favorece a identificação e resolução de pontos de falha.
Criação de um modelo de negócioÉ comum que empreendedores se sintam perdidos com a criação de um modelo de negócios. Na mentoria é possível encontrar algo que realmente funcione. 
Oportunidades de mercado Na mentoria o profissional traz consigo sua experiência com outras marcas, com isso, fica mais fácil encontrar oportunidades de mercado para crescer.
Projeções para o futuroUm profissional experiente pode te mostrar a evolução possível para o seu negócio.

++Rotatividade de funcionários: o que é, causas e como diminuir (oadministrador.com).

Sinais que você precisa da ajuda de um profissional experiente

Quando se trata de mentoria empresarial, não são todos os empreendedores que concordam que necessitam deste serviço.

Em geral, isso se deve ao fato de pensarem que se nem mesmo aqueles que estão envolvidos no dia a dia conseguem resolver os problemas, como um estranho poderia?

Mas, conforme vimos anteriormente, é justamente essa visão geral que favorece a abertura de visão para novas soluções e oportunidades.

Dito isso, se você ainda precisa de motivos para considerar o serviço, veja abaixo alguns sinais que indicam a necessidade de ajuda de um profissional experiente:

A sua empresa sempre sofre com os mesmos problemas

Passar por um problema é perfeitamente natural, mas o normal é que o negócio identifique a questão e crie estratégias para solucioná-la de vez.

Então, se a sua empresa costuma enfrentar os mesmos problemas repetidamente, é sinal de que existe uma falha nessa análise. No caso, a mentoria empresarial ajuda exatamente nessa questão.

A retenção de talentos da empresa é baixa 

Muitas vezes bons profissionais deixam empresas quando notam que estas têm problemas crônicos que dificilmente serão resolvidos.

Por isso, se você tem uma baixa retenção de talentos, este é um indicativo de que o seu negócio não oferece boas projeções para esses profissionais.

Nesse caso, uma boa mentoria empresarial permite resolver a questão, já que além de identificar pontos de falha, permite o posicionamento e evolução da marca, que passa a ser melhor vista no mercado. 

Muitos projetos param no meio ou terminam em fracasso

Muitos gestores pensam que a inovação é a chave do sucesso, mas, de nada adianta inovar sempre, se a equipe não costuma finalizar nenhuma ideia proposta.

Em geral, esse problema acontece por falta de alinhamento de equipe e condições inadequadas para conclusão de projetos.

Então, se isso está acontecendo na sua empresa, é sinal de que um profissional experiente poderia ajudar a alinhar as coisas.

Dicas para contratar o serviço

Neste momento você já entende que a mentoria empresarial não é um comprovante de que o seu negócio vai mal, e sim o compromisso com a melhoria de processos.

Mas, para que realmente funcione é importante contratar o serviço certo, uma vez que o mercado está repleto de propostas mirabolantes, que na prática não mudam muita coisa.

Por isso, veremos a seguir 3 dicas importantes para esse processo de escolha:

1. Identifique os pontos de necessidade do seu negócio 

Antes de contratar uma mentoria empresarial é importante que você faça uma boa análise do seu negócio.

Isso porque, sem esse passo fica difícil entender qual a abordagem que realmente funcionaria para as suas questões.

E, é aquele clássico: para quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve. Então, sem saber o que deseja, você atrairá profissionais com promessas genéricas, que não resolvem o seu problema.

Por isso, antes de começar o processo de procura, avalie o seu negócio de forma criteriosa, e veja em quais pontos necessita de ajuda.

Assim, ficará mais fácil encontrar profissionais que trabalham exatamente com as questões que te incomodam.

2. Busque um profissional com referências 

Se deseja evitar os mentores “muita promessa e pouco resultado” é importante contratar alguém com base em referências.

Isso porque, as referências garantem que aqueles que já contrataram realmente observaram melhorias em seus negócios, o que garante o custo-benefício da contratação.

Nem sempre essa referência precisa vir de colegas, por vezes relatos nas redes sociais e até mesmo comprovação de resultados do próprio profissional já são boas fontes.

3. Verifique se as propostas são viáveis à sua empresa

No mercado de mentorias e métodos é comum que as abordagens de marketing nos levem a acreditar que necessitamos de determinado serviço, o que nem sempre é verdade.

Então, tome cuidado para não acreditar que a sua empresa tem problemas de RH, por exemplo, só porque alguém vende uma mentoria de “equipes de sucesso”.

O que queremos dizer é que você deve ter atenção à real necessidade do seu negócio, para assim encontrar propostas que realmente a atendam.

Além de garantir melhorias, essa atenção te permite poupar dinheiro, já que você não precisa gastar com serviços desnecessários.

Palestra ou mentoria empresarial: qual a melhor estratégia?

Além da mentoria empresarial, existe outro serviço que costuma auxiliar bastante nessa questão de melhorias de processos, e no caso estamos falando das palestras.

As palestras são encontros nos quais um profissional que é referência na sua área apresenta alguma abordagem específica com o propósito de mudar a visão dos espectadores.

Esse tipo de experiência pode ser muito interessante para mudar a cultura organizacional da empresa, ou até mesmo para conhecer novas tendências e produtos do mercado.

Mas, para quem necessita de um cuidado especial e de um tratamento focado no dia a dia empresarial, a palestra pode ser superficial.

Então, a escolha entre esses dois serviços deve ser pautada em suas necessidades: caso busque novos conhecimentos, a palestra é melhor. Já se necessita de uma atenção especial e de análises técnicas, a mentoria é mais indicada.

Por fim, agora que já conhece as vantagens da mentoria empresarial, o que acha de apostar nesse serviço para facilitar a evolução do seu negócio?

Leia também: Como crescer na carreira em 2025: Dicas para o sucesso profissional – O Administrador.

Trends