Perfil empreendedor: saiba se você tem um

Quer descobrir se você tem um perfil empreendedor? Leia o texto até o final e veja as qualidades primordiais que o empreendedor precisa ter!

Anúncios

Empreender e ter o próprio negócio são desejos de muitas pessoas, seja por necessidade ou por oportunidade. Independentemente de qual for o seu caso, você sabe quais são as principais características de um empreendedor?

As pessoas já nascem com uma mente empreendedora ou é possível desenvolvê-la? 

Para responde a essas questões, preparamos este artigo. Aqui você encontrará uma lista das características comuns aos espíritos empreendedores. Leia e confira se você tem um perfil empreendedor.

E se não tem, como se transformar em um. 

O que é ter um perfil empreendedor? 

Diferente do que muita gente pensa, o empreendedor não é apenas aquela pessoa que resolveu abrir o seu próprio negócio para não ter um chefe. 

Nessa categoria, também tem entram as pessoas que optam pelo intraempreendedorismo, em que o profissional fica responsável por gerir projetos dentro da empresa que trabalha, propondo novas ideias para a melhoria de processos e iniciativas que contribuam com a competitividade da empresa no mercado da área. 

Os diferentes tipos de perfil empreendedor

Cada perfil de empreendedor tem um papel muito importante na equipe e, através de um trabalho conjunto, as habilidades específicas cada pessoa do time garantem o sucesso do empreendimento. 

Para que você consiga entender melhor as características de casa um, separamos 5 tipos de perfis empreendedores. Confira logo abaixo. 

1. Perfil empreendedor Criativo

A capacidade de imaginação e criação de ideias inovadores são os principais pontos desses empreendedores. Estão sempre em busca de soluções diferenciadas e de novas formas de realizarem suas atividades, além de possuírem uma grande capacidade de adaptação às diferentes situações e planos. 

2. Administradores 

Se os criativos são responsáveis por todas as ideias mirabolantes e inovadoras, os administradores são responsáveis por avaliar a viabilidade de sua realização a partir da elaboração de um planejamento estratégico completo e detalhado. 

Para chegarem aos seus objetivos, utilizam sua alta capacidade analítica para realizar estudos do ambiente de negócios e fazer estimativas de gastos e lucros, evitando riscos e aumentando as chances de sucesso do negócio. 

3. Perfil Empreendedor Realizador

O empreendedor criativo teve a ideia brilhante, logo após foi devidamente analisada pelo administrador, chegou a hora do empreendedor realizador entrar no jogo. 

Os empreendedores com esse perfil estão envolvidos em diversos projetos ao mesmo tempo e sempre com a mão na massa para os sonhos e objetivos se tornarem realidade. 

4. Integradores 

Como o nome já diz, a principal característica desse empreendedor é a sua capacidade de integração que permite reunir, mobilizar e gerir as equipes em torno de um objetivo comum. 

É o perfil que, geralmente, possui a maior habilidade de liderança, inspirando, motivando e gerindo as pessoas ao seu redor. 

5. Perfil Empreendedor Promotor 

Assim como os integradores, os empreendedores de perfil promotor também possui habilidades de relacionamento interpessoal. Entretanto, é mais voltado ao contato com parceiros, fornecedores foras da empresa, clientes e potenciais clientes. 

Com uma maior facilidade em se comunicar, são bastante cativantes e têm um grande talento para vendas, conseguindo fechar bons negócios e conseguindo a colaboração que precisa para investir em seus projetos. 

Quais são as principais qualidades de um empreendedor? 

Mesmo com diferentes tipos de perfis, existem diversas habilidades em comum que diferenciam os empreendedores dos outros profissionais do mercado de trabalho, tornando-os mais aptos a perceber novas oportunidades e de tomarem a iniciativa para investir em seus projetos. 

1. Autoconfiança 

Antes de tudo, um empreendedor acredita no seu sonho e esse é a sua principal motivação para realizá-lo. Partindo daí, ele conseguirá investir nas demais habilidades e em diferentes ferramentas para conseguir colocar seu plano em prática e conquistar seus objetivos com bons resultados. 

2. Criatividade 

Mesmo não se encaixando no perfil criativo, essa habilidade é muito importante para o perfil empreendedor. A criatividade é a capacidade de encontrar soluções diferenciadas para antigos problemas, trazendo cada vez mais destaque para a sua empresa. 

3. Curiosidade 

Os empreendedores estão sempre em busca de novas ideias e têm interesse por diversos assuntos. Por isso, aprender é o que mais fazem, sempre buscam informações e dados que possam contribuir de forma prática com suas iniciativas, garantindo uma visão muito mais realista e a realização do projeto com segurança e sucesso. 

4. Liderança 

A principal característica que vêm à cabeça quando falamos de empreendedores, é mais que apenas desenvolver projetos e liderar equipes. O dom da liderança está ligado ao bom gerenciamento dessas atividades, atuando de forma ativa e sempre inspirando os demais profissionais através de seus pensamentos, ideais e ações. 

5. Planejamento 

A habilidade de estabelecer meta, traçar estratégias, colocá-las em prática e ir atrás de conquistar bons resultados é mais uma característica das pessoas empreendedores. 

Esses profissionais possuem uma grande capacidade analítica, que colaboram na hora de tomar decisões sábias com base em dados, gráficos, anotações e estudos, garantindo o sucesso do projeto. 

6. Iniciativa 

Essa é a característica mais marcantes dos empreendedores, que fazem com que estejam sempre de olhos nas novas tendências e em busca de novas oportunidades de negócio, sem medo de explorar e bater de frente com os  novos segmentos de mercado. 

Sempre aliada à habilidade de planejamento, a iniciativa faz com que esses profissionais se conectem de forma estratégica a outras pessoas e empresas que possam contribuir com o desenvolvimento de seus projetos. 

7. Coragem 

O empreendedor não pode ter medo de errar, muito pelo contrário. Quando uma ideia ou sua execução não traz o resultado esperado, ele se torna um aprendizado, um impulso para buscar novas soluções e estratégias. 

8. Segurança 

Iniciativa e coragem são a força, o motor necessário para que o empreendedor tome a frente de seus projetos e vá atrás de concluí-los com sucesso, a segurança, aliada ao planejamento são essenciais para avaliar a viabilidade das ideias antes de tirá-las do papel.

O empreendedor assume os riscos previamente calculados, avaliando possíveis perdas, ganhos, lucros e todas as possibilidades de um empreendimento antes de sua execução. 

9. Persistência  

Por último, mas sem sombras de dúvidas que um das características mais importantes, persistência. Ela faz com que os empreendedores não desistam diante das dificuldades e busquem novas alternativas para superá-las. Respirando fundo e seguindo com muita disposição. 

Para algumas pessoas, as características que listamos parecem simples, mas ninguém nasce empreendedor. Por mais que falem em um perfil empreendedor, essas habilidades podem ser desenvolvidas em ambientes que estimulem a criatividade ou com cursos de aperfeiçoamento e qualificação. O que é preciso é coragem para testar ideias sem medo do que pode vir. 

Você se identifica com qual perfil empreendedor? 

Aproveite e leia também o nosso conteúdo sobre teste vocacional!