Performance no trabalho: 3 passos eficazes para melhorar a sua

Não é novidade para ninguém que a performance no trabalho é um dos critérios mais utilizados para a promoção ou a demissão de um colaborador dentro de uma empresa.

Anúncios

Isso mostra o quão importante é buscar meios e formas de potencializar a sua performance no trabalho. E é sobre esse tema que vamos falar hoje. 

No texto que preparamos hoje, vamos abordar os principais pontos em relação a performance no trabalho e também listamos alguns passos que te ajudarão a melhorar a sua performance no trabalho e, consequentemente, se destacar ainda mais. 

O conteúdo a seguir será dividido em tópicos e abordará os seguintes temas:

  • O que é performance?
  • A importância de uma boa performance nos dias de hoje
  • Atitudes do dia a dia que prejudicam a sua performance no trabalho
  • 3 passos eficazes para aumentar a performance no trabalho
  • Conclusão

O que é performance no trabalho?

Muito se fala sobre performance nos dias de hoje, mas a verdade é que boa parte dos trabalhadores sequer sabe o verdadeiro significado da palavra.

Apesar de ter uma origem dentro do campo artístico, a palavra performance, nos últimos tempos, vem sendo cada vez mais inserida nos meios corporativos. Por isso, nos dias de hoje, a performance é um dos termos mais utilizados dentro das empresas e corporações.

O termo performance está relacionado ao desempenho de determinado colaborador nas funções ou tarefas e aos resultados que ele foi contratado para entregar..

Um exemplo que é bastante simples e fácil de entender é falando sobre vendas. Um vendedor de alta performance é conhecido por sempre desempenhar bem suas funções e, assim, se destacar nas vendas. 

E o resultado desse empenho é, na maioria dos casos, um aumento salarial e até mesmo uma promoção.

Já um vendedor com baixa performance, por outro lado, acaba pecando no quesito produtividade. Isso faz com que ele acabe ficando para trás – em comparação ao restante da equipe. 

Em situações onde a baixa performance é algo constante, a saída escolhida pelos gestores é a demissão.

Isso só mostra o quanto é importante ter uma boa performance no trabalho.

A importância de uma boa performance nos dias de hoje

Você lembra que eu comentei lá no começo do texto sobre como a performance é um critério cada vez mais utilizado entre gestores e equipes de RH para decidir entre a demissão ou a promoção de um colaborador? 

Isso só mostra o quanto uma boa performance se tornou um critério essencial no desempenho das funções de um colaborador, independente de qual seja.

Mas a verdade é que uma alta performance vai muito além do âmbito profissional. Ter uma alta performance está totalmente ligada a capacidade que um indivíduo tem de, através do autoconhecimento e do bom uso da sua inteligência emocional.

Ou seja: através de uma boa performance, você conseguirá atingir todo o seu potencial e, assim, obter cada vez mais sucesso em vários aspectos da sua vida.

Atitudes do dia a dia que prejudicam a sua performance no trabalho

Existe uma série de atitudes presentes no nosso dia a dia no trabalho que podem até parecer simples e bobas, mas contribuem negativamente para que você alcance uma boa performance. A seguir, listamos algumas delas para que você possa identificá-las.

Procrastinar

Essa talvez seja a inimiga nº 1 de uma alta performance. O simples fato de adiar tarefas ou até mesmo deixar de fazê-las são alguns dos hábitos que prejudicam o seu desempenho final. 

Falta de organização

Outro grande vilão de um bom desempenho é a falta de organização. Ao se tratar do ambiente de trabalho, a organização deve ser sempre tratada como uma prioridade. 

A falta de organização tem influência direta na maneira como encaramos os nossos compromissos e, caso ela seja deixada de lado, existem grandes chances do seu desempenho ser comprometido.

Estagnar profissionalmente

Vivemos em constante mudança. E, assim como nós, todo o mundo muda junto. Isso faz com que a busca por atualização também seja algo constante. 

Um profissional que só quer saber de se manter parado e sem buscar nenhum tipo de atualização tem tudo para ficar para trás e acabar sendo mais uma vítima da baixa performance.


3 passos eficazes para aumentar a performance no trabalho

Agora que você já entendeu todo o conceito da performance e como ela afeta vários aspectos da nossa vida – desde a área profissional até a área pessoal – chegou a hora de conhecer alguns passos eficazes que te ajudaram aumentar a sua performance no trabalho.

Busque manter sempre o foco

A gente sabe que essa pode ser uma tarefa meio difícil às vezes. Afinal, estamos constantemente sendo bombardeados de informações e todo o tipo de distração.

Mas, para que você possa sempre desempenhar as suas atividades com o máximo de excelência possível, é necessário ter em mente que o foco é essencial para alcançar esse objetivo.

Busque sempre ser melhor

Por mais que um dos princípios de uma boa performance seja a competitividade em se tornar o melhor/um dos melhores no que você faz, essa dica foge um pouco disso.

Por isso, invista sempre em você mesmo. Busque capacitações – como cursos, workshops, graduações – mas também tente melhorar aspectos que vão além das capacidades, como a sua inteligência emocional e fatores relacionados ao autoconhecimento.

Ao se tornar uma pessoa melhor, automaticamente você também melhorará como profissional.

Defina bem as suas metas

Uma coisa é certa: independente do seu objetivo, um dos segredos para chegar lá é traçar metas e se manter sempre motivado. A junção dessas duas ações fará toda a diferença na sua caminhada.

Uma ótima dica é traçar metas que são de curto, médio e longo prazo. E o mais importante: dê o devido valor para cada uma delas. Comemore tanto as pequenas quanto as vitórias maiores.

Além de te ajudar a alcançar a tão sonhada alta performance, essas metas te ajudarão a se manter sempre motivado e pronto para enfrentar os desafios até chegar lá!

Conclusão

Aumentar a sua performance no trabalho pode não ser uma das tarefas mais fáceis do mundo, mas se você souber alinhar todas as dicas deste e souber evitar as atitudes que prejudicam a sua jornada, tenho toda a certeza que logo você chegará lá!

Gostou deste material? Então aproveite para ler também Desenvolvimento Pessoal: 8 dicas para alavancar o seu patamar