Quando se faz portabilidade o salário cai no mesmo dia?

Será que quando se faz portabilidade o salário cai no mesmo dia? Leia o texto e descubra a resposta desta questão e de muitas outras relacionadas a portabilidade!

Anúncios

As altas taxas de juros, mensalidades e falta de suporte de algumas instituições financeiras acaba fazendo com que muitos clientes migrem para outros bancos. 

Cartões mais recomendados

Além disso, atualmente qualquer pessoa pode ter uma conta no banco totalmente gratuita e ainda desfrutar de muitos benefícios, inclusive, até mesmo receber seu salário nessa conta.

Por isso, cada vez mais trabalhadores estão buscando fazer a portabilidade de salário. No entanto, ainda tem algumas dúvidas sobre o assunto, por exemplo: quando faz portabilidade o salário cai no mesmo dia?

Continue a leitura e descubra a resposta! Veja abaixo o que abordaremos neste texto:

  • O que é portabilidade de salário?
  • O que é conta salário?
  • Como fazer a portabilidade de salário para uma conta digital?
  • Quando se faz portabilidade o salário cai no mesmo dia?
  • Posso fazer a portabilidade devendo o banco?
  • Conclusão.

O que é portabilidade de salário?

Portabilidade de salário é o seu direito de escolher onde quer receber seu pagamento, independentemente de onde o empregador o deposita.

Com esse serviço você pode escolher a instituição em que deseja receber seu salário, e não paga nada por isso.

Anúncios

A portabilidade de salário só é possível de ser realizada de uma conta salário para uma conta-corrente, ou de pagamentos.

O que é uma conta salário?

o que é conta salário?
Quando se faz portabilidade o salário cai no mesmo dia? Reprodução: O Administrador

A conta salário é aberta por iniciativa e solicitação do empregador. É nele que ele fará os depósitos para seu colaborador. 

Inclusive, só ele pode efetuar esse depósito, ou seja, não é uma conta de pagamentos à vista.

Você não pode receber, pagar ou transferir dinheiro com a conta-salário. Ela é totalmente limitada, você só consegue ver saldo, sacar e pagar com o cartão de débito.

Além disso, serve também para receber pagamentos de proventos, aposentadorias, pensões, vencimentos e similares.

O empregado não pode abrir uma conta salário por conta própria, é a empresa que escolhe a instituição. Ela também é responsável por enviar os dados do funcionário para a instituição, para que assim, a conta salário seja aberta. 

Uma das vantagens dessa conta é que ela não tem tarifas, como as contas-correntes dos bancos tradicionais.

A instituição não pode cobrar taxa de, por exemplo:

  • Fornecimento da primeira via do cartão magnético;
  • Manutenção da conta, principalmente se não houver movimentação.

Como pode ver, uma conta salário só serve para receber sua remuneração. Ela é limitada: você não consegue transferir, fazer Pix, não tem acesso a nenhum serviço financeiro ou de crédito.

No entanto, você pode mudar a situação e receber seu salário em uma conta que proporciona tudo isso e muito mais. Veja abaixo como fazer.

Como fazer a portabilidade de salário para uma conta digital?

Antigamente, não era possível fazer portabilidade de salário para contas de pagamentos, que são a maioria das contas digitais que conhecemos.

No entanto, desde 2018, é permitido fazer esse serviço para as instituições de pagamentos, além disso, o cliente pode solicitar a portabilidade diretamente na conta-destino.

Antes, esse processo só podia ser feito na conta-origem, os clientes acabam encontrando um pouco de resistência do banco para fazer a portabilidade.

Certamente, tudo ficou bem mais simples agora. Veja abaixo um passo a passo de como fazer a portabilidade de salário para uma instituição de pagamentos, ou seja, conta digital.

Quando se faz a portabilidade o salário cai no mesmo dia? Reprodução: O Administrador

O processo é fácil e simples e você pode fazer pelo aplicativo do seu banco. Existem outras formas de solicitar a portabilidade, tudo dependerá de onde você deseja receber seu salário.

No entanto, nas contas digitais, além de ser simples de solicitar, você ainda usufrui de muitas vantagens e benefícios.

Quais as vantagens de fazer a portabilidade de salário para uma conta digital?

Ao fazer a portabilidade de salário para uma conta de pagamentos, você fortalece o vínculo com a empresa. 

Desta forma, ele tem acesso aos seus ganhos e seu comportamento como pagador, em outras palavras, a instituição consegue acompanhar como você usa seu salário e quais são as suas principais despesas.

A partir da sua interação no app, abre-se um leque. O banco digital consegue liberar muitos produtos financeiros conforme a sua necessidade e perfil financeiro, por exemplo:

  • Empréstimo pessoal;
  • Cartão de crédito;
  • Aumento no limite de crédito;
  • Financiamentos.

Além disso, ao usar uma conta digital você tem acesso a muitos benefícios. Para começar, podemos pontuar que o seu saldo rende até 105% do CDI, sem precisar aplicar.

A maioria das contas de pagamentos pagam cashback para seus clientes, em alguns casos, nem precisa ter cartão de crédito para receber dinheiro de volta das compras.

🔜Exemplos: PicPay e Inter.

As contas digitais são completas, algumas opções oferecem investimentos, cartão para menores, maquininhas, conta PJ, empréstimo consignado, seguros, etc.

Você ainda pode ganhar uma grana extra indicando amigos e muitos descontos em lojas parceiras.

Uma das principais vantagens das contas de pagamentos é a simplicidade e desburocratização. Em algumas delas é possível conseguir crédito, mesmo negativado.

🔜Exemplos: Nubank, Mercado Pago, Iti e Next.

Isso porque eles consideram seu comportamento no app e a sua relação com o banco, inclusive, essa é uma das vantagens de fazer a portabilidade de salário para uma conta digital.

Quando se faz portabilidade o salário cai no mesmo dia?

Quando se faz portabilidade o salário cai no mesmo dia? Reprodução: O Administrador

Ao fazer a portabilidade de salário, o seu pagamento cairá na mesma data de antes, ou seja, se você recebe dia seis de cada mês, continuará recebendo na mesma data. 

Após a solicitação de portabilidade, o banco de origem tem até 13 dias para responder à solicitação.

No entanto, a aprovação pode acontecer em até 5 dias úteis após o pedido (segundo Bacen). O pagamento deve ser transferido em no máximo 12 horas após o depósito na conta original.

Pode acontecer de chegar o dia do seu pagamento cair e esse serviço não ter sido aprovado ainda, neste o caso, o pagamento ainda cairá na conta salário.

Contudo, se no próximo mês o pagamento não cair na conta para onde fez a portabilidade, vá até à agência para ver o que pode ter acontecido.

Escolher onde quer receber o seu pagamento é um direito seu, o banco não pode te privar disso, inclusive, pode acarretar indenização, caso a instituição não queira realizar a portabilidade.

Você também pode registrar uma reclamação contra a instituição em uma página no site do Banco Central.

Posso fazer portabilidade de salário mesmo devendo o banco?

Sim. A conta salário é uma conta exclusiva para receber pagamentos, o banco não pode reter nenhum valor, sem que o cliente autorize. 

Se estiver devendo a instituição, procure fazer uma negociação e quitar a dívida em parcelas que não atrapalhem seu orçamento.

Conclusão

Por que receber seu salário em um banco que não oferece nenhuma vantagem ou benefício?

Além de ser um direito do consumidor, com a portabilidade de salário você facilita o acesso ao crédito e ainda pode recebê-lo em uma conta cheia de vantagens e benefícios.

Compartilhe esse post

Nós Recomendamos

administração e empreendedorismo
Carreira

Administração e empreendedorismo

A Administração e empreendedorismo tem como foco, na criação de valor, criação e concepção de negócios, e abrange atuar nas áreas da empresa. Anúncios Com

como cultivar a empatia no trabalho
Carreira

Como cultivar a empatia no trabalho em 6 passos

Você sabe como cultivar a empatia no ambiente de trabalho? Desenvolver essa habilidade é essencial para o gerenciamento das relações.  Anúncios A empatia, em suma,