Quanto ganha um técnico de radiologia? Descubra!

Quanto ganha um técnico de radiologia é a pergunta que todas as pessoas que desejam entrar para essa área se fazem.

Anúncios

Por isso vamos te manter por dentro de todos os detalhes da profissão, como áreas de atuação, especialidades, responsabilidades do profissional e principalmente quanto ganha.

Primeiramente é importante você saber que o técnico de radiologia possui um papel crucial no que se diz respeito a todo tipo de imagem médica destinada a diagnóstico e tratamento de doenças.

E ainda possui habilidades técnicas e conhecimentos aprofundados do que diz respeito a equipamentos de imagem.

Sendo assim, o técnico de radiologia está diretamente ligado a função de detectar possíveis patologias garantindo precisão e qualidade das imagens radiológicas.

Por isso falaremos um pouco mais sobre a profissão e tudo relacionado ao técnico de radiologia.

quanto ganha um técnico em radiologia

Quais são as habilidades técnicas do técnico de radiologia

O técnico de radiologia passa por treinamento especializado, o que permite o profissional operar diversos equipamentos de imagem, como por exemplo raios-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia.

Sendo assim, uma de suas principais habilidades é a capacidade de posicionar corretamente os pacientes para obter imagens de qualidade.

E para isso, é exigido conhecimento anatômico detalhado e compreensão das técnicas de posicionamento adequado para cada tipo de exame.

É importante também que o técnico de radiologia saiba exatamente manusear todos os tipos de equipamentos, de acordo com seus ajustes e parâmetros, assim como tempo de exposição, intensidade da radiação, entre outros.

Mais uma habilidade importante é o reconhecimento de imagens radiológicas, sendo assim, o técnico de radiologia deve saber identificar possíveis anomalias e informa-los ao médico responsável.

Além disso o técnico de radiologia deve ser cuidadoso em relação a sua comunicação com os pacientes durante os procedimentos.

Pois devem manter uma interação direta durante todo o processo de exame, explicando e posicionando o paciente de maneira segura e confortável.

Trabalho em equipe e a sua importância Leia também!

Quais as principais funções do técnico de radiologia?

As funções do técnico de radiologia podem variar de acordo com a sua área de trabalho escolhida.

No entanto essas funções são basicamente as seguintes:

  • Preparar e posicionar os pacientes adequadamente para obter boas imagens;
  • Operar equipamentos de imagem, como raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia;
  • Capturar imagens radiológicas de acordo com a solicitação dos médicos responsáveis;
  • Garantir a segurança dos pacientes seguindo todos os protocolos utilizando aventais de chumbo, colimadores entre outros equipamentos que servem para amenizar os riscos de radiação;
  • Colaborar com a equipe médica, ou seja, deve existir uma estreita relação entre o técnico de radiologia, corpo médico e outros profissionais da saúde para chegar ao diagnóstico preciso;
  • Manter registros e documentação é uma responsabilidade do técnico de radiologia, neles constam registros precisos e detalhados sobre o exame realizado, assim como informações úteis aos médicos.

Sendo assim, agora que você já entendeu sobre as funções e habilidades do técnico de radiologia, vamos falar um pouco sobre os campos de atuação do profissional.

Desta maneira ficará mais fácil você identificar quanto ganha um técnico de radiologia.

Então é importante você saber que o técnico de radiologia possui um campo de atuação bem amplo.

Desta maneira o profissional pode trabalhar em diversas áreas da saúde, porém os mais comuns são:

Radiologia diagnóstica

Nessa área o profissional desempenha um papel importante no que se trata em diagnósticos de doenças através de exames de imagem.

Radiologia intervencionista

Neste caso o técnico de radiologia atua em procedimentos minimamente invasivos, utilizando técnicas de imagem para guiar cateteres, agulhas, e outros instrumentos médicos, como por exemplo, angiografia, biopsia guiada por imagem, entre outras.

Radioterapia

Já nessa área, o profissional trabalha juntamente com médicos e profissionais oncologistas no tratamento de pacientes com câncer, operando máquinas de radioterapia e realizando as sessões de tratamento com supervisão médica.

Medicina nuclear

Nessa área da radiologia, o profissional realiza exames diagnósticos e terapêuticos através da utilização de materiais radioativos, que são conhecidos como contrastes. Essa área é responsável por exames como cintilografia e terapias com radioisótopos.

Radiologia veterinária

O técnico de radiologia pode atuar na área veterinária, através de suporte diagnóstico por imagem de animais, em clinicas veterinárias, hospitais e centros especializados.

No entanto, além das áreas citadas acima, o técnico de radiologia também pode encontrar oportunidades de trabalho em centros de pesquisa, serviços de emergência, clínicas, medicina esportiva e até mesmo em industrias de equipamentos médicos.

Sendo assim, vale lembrar que independente da área de atuação do técnico de radiologia, o profissional deve seguir as diretrizes de segurança.

Desta maneira tanto os pacientes, quanto os profissionais estarão protegidos contra todos os riscos associados à exposição à radiação.

Qual a formação exigida para o técnico de radiologia?

O técnico de radiologia não precisa fazer uma graduação com nível de bacharelado.

Sendo assim a formação para este profissional é de nível técnico e pode ser iniciada assim que você concluir o ensino médio.

No entanto, uma vez concluído o curso, o técnico de radiologia deve fazer seu registro profissional no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR) do seu estado.

Esse é um documento importante que o profissional deve ter antes de exercer a profissão de técnico de radiologia.

Faculdades online Descubra os cursos oferecidos!

Quanto ganha um técnico de radiologia?

A média salarial do técnico de radiologia fica entre 2.332.00 de acordo com o regime CLT.

Vale lembrar que o técnico de radiologia ainda recebe insalubridade e dependendo da área periculosidade, os valores referentes a esses adicionais não estão inclusos no valor do piso.

No entanto é sempre importante ressaltar que os valores podem sofrer variações de acordo com a região, área de atuação, função, entre outros.

Conclusão

O técnico de radiologia tem inúmeras possibilidades e campos de trabalho nos quais pode atuar.

De maneira que este profissional pode estar sempre em busca de conhecimento para seu desenvolvimento e aprimoramento.

Devido a importância do seu trabalho, o profissional deve ter um perfil responsável, atento e cauteloso, prezando sempre pela proteção e cuidado dos pacientes.

Desta maneira, agora que você sabe quanto ganha um técnico de radiologia e os detalhes da profissão, não deixe de pesquisar a fundo as instituições que oferecem o curso e dê o primeiro passo para seu crescimento profissional.