Trabalho híbrido é a nova tendência – os motivos porque sua empresa deve investir nessa modalidade

Por: Nara Sampaio janeiro 31, 2022

O trabalho híbrido ganhou força durante a pandemia e as empresas que adotaram essa modalidade como forma de segurança, acabaram se dando conta dos benefícios e tornando-o definitivo no ambiente de trabalho.

Anúncios

A pandemia mudou totalmente nossos comportamentos e estilo de vida. Várias áreas da nossa vida foram afetadas.

Não tirando a gravidade da situação, de forma alguma, algumas dessas mudanças foram até positivas, apesar de que gostaríamos que a motivação delas terem ocorridos fossem outras.

Desses pontos positivos, podemos citar, por exemplo, o trabalho híbrido, que se popularizou na pandemia.

As empresas perceberam que com uma organização adequada e estrutura para o home office, essa opção traz muitos benefícios para as duas partes envolvidas: empresa e funcionário.

Nesse post, você encontrará alguns motivos para investir nessa modalidade, na verdade, esses motivos refletem os benefícios. Não pare a leitura! Veja abaixo nosso índice:

O que é trabalho híbrido?

Anúncios

O trabalho híbrido é uma modalidade onde os colaboradores de uma empresa desenvolvem suas atividades profissionais no escritório e também à distância, o home office é uma das maneiras mais comuns.

Esse modelo de trabalho se tornou comum durante a pandemia. Algo interessante sobre esse universo para se destacar é que antes da pandemia sempre sonhávamos em desenvolver nossas atividades a partir da nossa casa.

Pensávamos como isso era perfeito e benéfico, no entanto, com os tempos pandêmicos, esse sentimento mudou e passamos a não ver a hora de voltar para o escritório.

Esse tipo de comportamento já é algo natural do ser humano, mas, a grande vantagem do trabalho híbrido é poder unir os dois mundos e equilibrar a situação.

O colaborador que tem essa opção disponível e pode desfrutar o melhor dos dois mundos!

Como funciona o trabalho híbrido?

Certamente, isso pode variar de empresa para empresa. Cada uma terá suas regras de acordo com cada setor.

Existem atividades que poderão ser executadas home office, mas outras, apenas presencialmente, então, o funcionamento varia de acordo com cada empresa e setor.

Além disso, é importante haver uma maneira de controle das atividades, isso para garantir que as atividades estão sendo executadas.

No entanto, isso depende de cada empresa também, pois existem diferentes formas de ter esse controle, por exemplo, relatórios diários e metas.

A grande característica do trabalho híbrido é que com ele o funcionário pode intercalar seu ambiente de trabalho entre o presencial e o online.

Fora isso, algumas questões podem variar de acordo com cada empresa, setor e cargo, por exemplo. 

Quais as vantagens do trabalho híbrido?

Bom, esse modelo de trabalho é vantajoso para empresa e também para seus colaboradores.

Na verdade, as vantagens que recaem sobre os colaboradores acabam sendo vantajosas para a corporação também.

O nosso foco hoje é mostrar como isso pode ser vantajoso para sua empresa de diferentes perspectivas, então, a seguir, você encontrará os principais motivos para você adotar essa nova tendência para sua empresa.

Continue a leitura e confira!

#Talentos de diferentes regiões

O trabalho híbrido dá à empresa a oportunidade de contratar talentos de regiões mais distantes.

Como não há necessidade de estar diariamente na empresa, o período para o colaborador estar presencialmente pode ser combinado, logo, em dias que sejam mais vantajosos para ambos.

Assim, o funcionário não precisará se ausentar todos os dias da sua casa e cidade natal, por exemplo, uma semana sim e outra não.

A empresa também se beneficia, pois, pode dar oportunidade para talentos de regiões mais distantes, isso acaba facilitando na hora da contratação.

#Redução de custos

Uma das principais vantagens que a empresa pode usufruir é a redução dos custos, com toda a certeza, a economia será significativa.

Como menos funcionários vão à empresa diariamente, ela consegue economizar em itens como, por exemplo, vale transporte, energia, combustível, água, internet e alimentação.

Além disso, se a empresa não tem um local próprio, ela pode alugar espaços menores, mais práticos, reservados e econômicos.

Uma ótima sugestão são os espaços de coworking, desse modo, a sua empresa só gastará com aluguel de espaço quando for se reunir.

#Ganho de tempo

Nos dias que o profissional não precisar ir até à empresa, ele não perderá tempo no trânsito comum das grandes cidades.

Fora isso, não precisará levantar tão cedo, no caso dos funcionários que moram longe. Com toda a certeza, estarão mais dispostos.

Ainda, é válido ressaltar outros benefícios que o trabalho híbrido traz para os colaboradores em relação ao ganho de tempo.

Isso porque, ele terá mais tempo livre para lazer e estar com as pessoas que ama, sendo assim, será uma pessoa mais motivada, feliz e com uma saúde mental melhor.

#Comodidade

A comodidade, certamente, é um ponto essencial nessa nova tendência, pois ter a oportunidade de trabalhar em casa ou não precisar estar pessoalmente na empresa em determinadas situações é ótimo.

Portanto, a pessoa pode resolver tudo pela internet, sem ter a necessidade de se deslocar.

#Aumento da produtividade

Conforme uma pesquisa realizada na Universidade de Califórnia, um colaborador feliz é, até 31% mais produtivo, além disso, é 3 vezes mais criativo e vende até 37% mais.

Com o trabalho híbrido, um funcionário consegue aumentar a sua produtividade por diferentes fatores, por exemplo, economia de tempo e também porque se torna um profissional mais feliz.

Isso porque ele tem mais tempo de sobra para realizar atividades que gosta, para se cuidar e para passar com os familiares e amigos.

Conclusão

As vantagens que a modalidade traz para empresas e colaboradores são muitas, inclusive, melhora o vínculo e confiança entre ambos.

Aliás, o funcionário também tem uma visão diferente da empresa onde trabalha, pois, se sente mais valorizado em seus cargos.

Para que o trabalho híbrido seja uma ferramenta de sucesso na empresa, é importante ter um planejamento de como as tarefas serão realizadas.

É importante promover ações para que a cultura organizacional não seja afetada negativamente por essa prática, garantindo sempre a interação entre a equipe.

Por fim, não vá ainda! Você pode gostar de conhecer as nossas dicas para economizar e planejar a viagem dos sonhos. Leia nosso texto!