5 Dicas para transformar o Instagram em um currículo online

Não é novidade para ninguém que o Instagram está caminhando para se tornar a maior rede social do mundo. 

Anúncios

Com a plataforma ganhando cada vez mais força com o passar dos anos, hoje em dia ela é a queridinha de grande parte do público que consome conteúdos online.

E toda essa notoriedade fez com que o Instagram se tornasse o principal foco de quase todo mundo – como marcas grandes, criadores de conteúdo e até mesmo usuários em geral. 

Aí fica a pergunta: Por que não usar todo esse alcance para dar uma guinada na sua carreira?

No conteúdo de hoje, reunimos 3 dicas para quem curte o Instagram e quer usar a plataforma como um currículo online e, assim, conquistar uma carreira de sucesso!

O texto a seguir será dividido em tópicos, e tratará dos seguintes assuntos:

  • A importância do Instagram na carreira
  • 3 dicas para transformar o Instagram em um currículo online

A importância do Instagram na carreira

Já foi o tempo em que o Instagram era apenas uma rede social onde podíamos interagir com os nossos amigos e ganhar alguns likes com fotos de comida e paisagem. 

Com o passar do tempo, a plataforma foi crescendo, mudando e se tornando uma referência para a nossa geração, oferecendo oportunidades para quem quer crescer profissionalmente.

Também sabemos que, atualmente, ao participar de um processo seletivo, a avaliação do seu perfil vai muito além da forma como você se apresenta pessoalmente ou do seu currículo e/ou portfólio. 

Com o crescimento das redes sociais – primeiramente o Facebook e, em seguida, o Instagram – elas foram se tornando um critério que é levado em consideração na hora de buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Cada vez, mais e mais recrutadores adicionam o perfil do candidato na listagem de itens que devem ser analisados durante o processo de seleção.

Isto é, falando de maneira geral. 

Porque, quem trabalha com atividades que envolvem comunicação social – como jornalistas, publicitários e designers – o Instagram já deixou de ser uma simples rede social a muito tempo e já se tornou uma ferramenta essencial para quem quer crescer profissionalmente.


3 dicas para transformar o Instagram em um currículo online

A seguir, separamos 3 dicas essenciais para quem quer sair na frente e transformar o seu Instagram em um currículo online, e se destacar entre os seus concorrentes.

Crie contas separadas

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas vai por mim: pode fazer toda a diferença no seu sucesso! 

Ao separar suas contas, você consegue ter mais autonomia quanto a forma que você fará a gestão dos dois perfis.

Enquanto no seu perfil pessoal você irá postar conteúdos mais voltados para o seu círculo social mais particular – como seus amigos e familiares – na sua conta secundária – o perfil profissional – será mais direcionado para os assuntos que fazem sentido para a sua área de atuação, seja ela qual for.

Por mais que pareça uma dica simples, separar bem esses dois tipos de conteúdo fará com que você consiga trabalhar melhor cada um deles.

Além de facilitar a gestão, ao separar os perfis, você consegue mudar o seu perfil profissional para conta comercial. 

Esses perfis que são categorizados como contas comerciais ganham acesso a uma série de recursos para ajudar na conquista do seu objetivo, como a criação de posts patrocinados e uma melhor mensuração de resultados.

Além da mudança para perfil comercial ser gratuita, ao utilizar essas ferramentas disponíveis da maneira correta juntamente com um bom planejamento de conteúdos, a sua carreira tem tudo para crescer cada vez mais.


Use a sua bio ao seu favor!

Quando alguém pesquisa o seu usuário e clica no seu perfil no Instagram, a primeira impressão que essa pessoa tem de você é o cabeçalho da sua conta. 

Por isso, criar um boa bio é essencial para chamar a atenção de quem entra no seu perfil. Afinal, você tem poucos segundos para captar o interesse dessa pessoa.

Isso faz com que seja necessário trabalhar bem dois fatores que complementam um ao outro: uma boa foto de perfil com uma bio assertiva, que expressa quem você é, mesmo que em poucas palavras. 

Por isso, faça o exercício de escrever sobre você com um número contado de caracteres disponíveis.

O indicado é que a bio deixe claro quem você é profissionalmente – pode ser através de uma frase que expresse isso ou credenciais que merecem destaque – e informações para contato, o famoso “link na bio”. 

Pode ser um link de direcionamento para o seu site ou para o seu WhatsApp profissional, por exemplo. 


Um bom networking é essencial

Agora que você já criou sua conta comercial e já definiu uma foto de perfil e uma bio que te representa bem, chegou a hora de trabalhar uma outra parte essencial para o seu sucesso profissional: seu networking.

Com a popularização das redes sociais, realizar essa tarefa se mostrou ser ainda mais fácil, já que permite que as pessoas possam interagir sem necessariamente estar no mesmo ambiente.

Como o principal objetivo de estabelecer um bom networking é conhecer novas pessoas e, assim, captar novos contatos, a dica é: siga perfis de pessoas que atuam em áreas que se assemelham com a sua. 

A partir disso, você poderá interagir com esses perfis mais facilmente.

Além de ser uma excelente maneira de obter referências – para quem está começando – ao interagir com pessoas que fazem parte de uma área semelhante a sua, você vai aumentando o seu alcance no ramo, fazendo com que seu perfil se torne cada vez mais conhecido dentro e, posteriormente, fora das redes sociais. 


Conclusão

Como deu para perceber, o Instagram pode ser uma ótima ferramenta para quem busca mostrar o seu trabalho, independente da sua área de atuação

O Instagram – e até mesmo redes sociais grandes num geral, como Facebook, Twitter e TikTok – se tornaram excelentes formas de divulgar o que você tem para oferecer, possibilitando que todos os profissionais possam investir e aperfeiçoar cada vez mais suas redes, para que elas se tornem vitrine para o mundo.

O que achou deste conteúdo? Aproveite para ver também O Instagram atualizou: conheça as novas funções

Trends