5 coisas que afetam a saúde mental no trabalho

A saúde mental no trabalho é um dos temas mais falados no mês de setembro, que é o mês da prevenção ao suicídio. 

Anúncios

E esse assunto não vem à tona por acaso: segundo dados do instituto Ipsos, de pesquisa encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declaram sentir piora quando o assunto é bem-estar mensal. 

Ou seja: mais da metade dos brasileiros relatam ter algum tipo de problema associado às emoções. O que é extremamente preocupante! 

Uma pessoa que não está bem com si mesma e segue com a saúde mental alterada, não está 100% apta para lidar com situações pessoais e de trabalho no dia a dia, podendo piorar a situação. 

E, nesse cenário, o ambiente de trabalho é um dos violões. 

Neste texto, vamos abordar 5 coisas que afetam a saúde mental de uma pessoa no trabalho, e como é possível eliminar esse problemas. 

Aqui, você vai conferir: 

  • É possível manter a saúde mental no trabalho?
  • Dados sobre a saúde mental no país
  • O que acontece se não houver cuidado com a saúde mental
  • 5 coisas que afetam a saúde mental no trabalho
  • Como melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho

É possível manter a saúde mental no trabalho?

A resposta é sim, desde que o lado humano seja prioridade entre líderes e funcionários. Mas como assim?

Você já deve ter ouvido a famosa expressão que diz: “não se deve misturar questões profissionais com questões pessoais. Da porta para dentro da empresa, o foco é o trabalho”. 

Porém, nós, trabalhadores, sabemos que a vida não é assim. Somos seres únicos, cuja mente divide pensamentos sobre a vida pessoal, amorosa, e familiar com as questões profissionais, financeiras e de carreira. 

Quem dera houvesse uma forma de vestir uma máscara e simplesmente fingir que um ou outro lado não são importantes em determinado momento do dia! 

Mas essa máscara ainda não existe, o que significa que precisamos aprender a lidar com nossas emoções para poder conciliar todas as responsabilidades, e viver bem em todos os cenários da vida cotidiana. 

A saúde mental no trabalho está relacionada diretamente com esse ponto: aprender a lidar com os problemas internos e externos, entender melhor as suas próprias reações e ter autoconhecimento para enfrentar as dificuldades, sem ficar sobrecarregado por elas. 

Trata-se muito mais de um processo interno, com si mesmo, do que com questões externas. 

Dados sobre a saúde mental no país

Em 2020, o ministério da saúde realizou uma pesquisa que reunia informações sobre a saúde mental do brasileiro durante a pandemia pelo COVID-19. 

Em uma pesquisa, constatou-se que houve aumento dos casos de ansiedade em 86,5%, além de presença de transtorno de estresse pós-traumático, com 45,5% e uma proporção de depressão, em sua forma mais grave, com 16%. 

Portanto, é fato: a situação de pandemia afetou diretamente a saúde mental do brasileiro, que precisou lidar com uma questão totalmente incontrolável – a situação de uma doença se espalhando pelo mundo – enquanto suportava todas as mudanças repentinas acontecendo na sociedade. 

Você se enquadra nesses números?

Infelizmente, essa é a nova realidade do brasileiro. E o impacto da saúde mental no trabalho foi extremamente forte. 

O que acontece se não houver cuidado com a saúde mental

Como esses números se revelam no nosso dia? Por meio de menor disposição para trabalhar ou até mesmo fazer coisas que gostava, sentimento de solidão e medo constante, cansaço excessivo e falta de motivação, em muitos casos culminando em sintomas físicos. 

Esses e outros inúmeros fatores contribuem para uma vida com mais problemas, tanto nos relacionamentos quanto na produção de trabalho, e principalmente consigo mesmo. 

Afinal, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e não pode ser ignorada! 

5 coisas que afetam a saúde mental no trabalho

No trabalho, é necessário treinar a paciência e a resiliência para lidar diariamente com pessoas totalmente diferentes de você. Porém, além desse fator, existem outros agravantes ainda mais importantes que afetam a saúde mental no trabalho. Veja: 

Competição entre funcionários

Estabelecer uma competição saudável, a fim de bater metas e reconhecer os feitos é interessante. Porém, quando um colaborador é colocado contra o outro, causando conflitos, essa disputa para a ser maléfica e atrapalha muito o bem estar e a saúde mental. 

Ambiente ruim

Trabalhar em um ambiente insalubre, sem toda a estrutura necessária para desenvolver a sua função, também afeta a produtividade e a saúde mental do funcionário, já que ele acaba passando as horas mais importantes do seu dia no trabalho. 

Nesse ponto, é possível também falar do clima organizacional. Trabalhar com uma nuvem de pressão sobre a cabeça, com medo de expor sua opinião e constante receio de errar, também está ligado a crises de ansiedade e outros problemas emocionais. 

Liderança abusadora

A liderança da empresa precisa ser responsável por, entre outras coisas, motivar os funcionários e estabelecer maneiras de, não só melhorar a sua produtividade, mas melhorar o seu bem estar. 

Quando o colaborador precisa conviver com um líder abusador, que grita, não aceita opiniões ou justificativas, está sempre de mau humor, e gosta de liderar pelo medo, a sua saúde mental corre muito perigo. 

Baixa remuneração e reconhecimento

Baixos salários estão proporcionalmente relacionados a problemas de saúde mental no trabalho. O profissional que se dispõe a trabalhar e, por motivo de baixa remuneração, não consegue realizar os seus objetivos, está sujeito a desenvolver problemas emocionais. 

Assim como aquele funcionário que está sempre fazendo o melhor que pode, e nunca recebe qualquer tipo de reconhecimento pelo seu trabalho. 

Como melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho

Nenhum trabalho é perfeito e isso é muito normal. Afinal, esse ambiente é feito de pessoas que estão passíveis de errar. 

Porém, é necessário estabelecer medidas para que a saúde mental de cada colaborador seja respeitada e se mantenha íntegra. Isso pode ser feito por meio de palestras de conscientização, maior flexibilização na jornada de trabalho, políticas de reconhecimento e métricas pré-estabelecidas para melhorar o ambiente. 

Por outro lado, cada funcionário precisa estabelecer limites para si e entender até onde pode aceitar determinadas atitudes, ou não. 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Motivação no trabalho – o que é e qual a sua importância?.

Trends