5 dicas para aumentar as chances de conseguir um emprego

Quais são as principais dificuldades para encontrar emprego ou ingressar no mercado de trabalho? O que fazer para conseguir um emprego? Como crescer no mercado de trabalho?

Anúncios

Se você já se fez alguma dessas perguntas, ou todas, ou pensou algo parecido, você está no lugar certo. Continue a ler o texto que preparamos para você esclarecer todas as suas dúvidas e conseguir dar um salto na sua vida profissional.

A busca por um emprego é um grande desafio, principalmente caso seja a primeira experiência. Não existe nada tão frustrante quanto enviar currículos, ir a entrevistas e nunca receber um retorno positivo dos recrutadores.

A verdade, é que os profissionais de seleção passam o dia selecionando e lendo dezenas ou centenas de currículos por dia. Por isso, quando você encontra uma vaga em que você se encaixa, você precisa deixar claro para o recrutador que você é o candidato ideal para a vaga.

Para arrumar um emprego o mais rápido possível você precisa de foco e persistência. Vamos te mostrar algumas ações simples, que você pode tomar para aumentar suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos e decolar no mercado de trabalho.

Neste post, você vai conferir:

  • Um currículo bem elaborado
  • Qualificação
  • Excelência
  • Seja seletivo
  • Nunca esqueça do networking

Um currículo bem elaborado

A seleção do currículo é o primeiro contato do recrutador com o candidato e é nesse momento em que a maioria dos candidatos são descartados. Seja por não terem um currículo com a sequência correta dos dados, não possuírem a qualificação necessária para o cargo, possuir erros ortográficos ou informações desnecessárias.

Como o recrutador recebe muitos currículos, ele não vai passar muito tempo olhando tentando ver se você é um candidato qualificado para a vaga, ele vai observar rapidamente e selecionar os melhores, para aí sim, marcar a entrevista e fazer uma avaliação completa.

Por isso, essa etapa é muito importante para te ajudar a avançar no processo seletivo.

Aliás, é bem simples elaborar um currículo que chame a atenção dos recrutadores. Alguns pontos importantes são:

● Evite erros de português ou digitação;
● Inclua cursos e experiências relevantes para a vaga;
● Mantenha as informações de contato atualizadas;
● Utilize palavras-chave relevantes para a vaga;
● Inclua a pretensão salarial apenas se for solicitada;
● Não inclua informações desnecessárias;
● JAMAIS minta no currículo.

Outro ponto muito discutido, é a respeito de foto no currículo. No Brasil essa prática não é muito comum, ou seja, coloque apenas se for um diferencial para a vaga. Vale lembrar que a foto precisa ser nítida e profissional, não aquela foto sua na praia tomando uma caipirinha.


Qualificação para conseguir um emprego

Mesmo com a facilidade do acesso às informações com o avanço da internet, muitas pessoas ainda continuam sem qualificação. Como o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, uma das formas de garantir que você não ficará para trás, é através da qualificação.

Invista em cursos, palestras e eventos que agreguem a sua profissional. A qualificação profissional te possibilita a concorrer a uma vaga e evita que você seja descartado na etapa do currículo, já que pessoas sem qualificação não são chamadas para diversas vagas.

Não consegue investir no momento? Uma excelente opção é procurar por cursos e eventos online com certificação.

Para ter domínio sobre sua profissão, você precisa estar atualizado sobre ela. Não importa se você tem ou não tem um diploma, sempre estude sua área de atuação.

Experiência

Muitas pessoas terminam o ensino médico ou técnico e desejam um emprego, porém, logo nas primeiras tentativas se deparam com um problema, a falta de experiência.

Muitas empresas evitam contratar funcionários sem experiência. Nisso que surgem as vagas como menor aprendiz e estágios, que em alguns casos não são remunerados, mas te preparam para o mercado de trabalho.

Outra excelente opção para adquirir experiência, é através de trabalhos voluntários. O trabalho voluntário desenvolve algumas competências que trazem um impacto positivo nas organizações.

Seja seletivo para conseguir um emprego

Ao encontrar uma vaga que chame a sua atenção, perguntei a si mesmo: “Estou qualificado para ela?” e “Me sinto confortável em realizar essas tarefas?”

Não se candidate a uma vaga apenas por cumprir os requisitos. Isso não aumentará as suas chances de conseguir um emprego. Concentre-se em encontrar as vagas que você tem chances reais.

Antes de enviar o currículo, leia com atenção a descrição da vaga e identifique o que torna essa vaga interessante para você. Reflita se você pode e quer assumir o trabalho e executar todas as tarefas mencionadas.

Este processo pode encurtar a sua busca por emprego, afinal, estará se candidatando apenas a vagas com mais chances de conseguir uma resposta positiva.

Nunca esqueça do networking

Tenha uma rede de contatos a qual as pessoas possam te indicar para vagas e possam trocar conhecimentos. Assim, fica muito mais fácil saber das vagas disponíveis.

Uma rede social para isso é o LinkedIn, onde você tem o seu currículo online. Você pode saber mais sobre como o LinkedIn te ajuda a crescer profissionalmente clicando aqui.

Antes de se candidatar para uma vaga, crie relacionamentos. Para isso, é preciso ser mais interessado que interessante. Além disso, em empresas onde já existem vagas anunciadas, você precisar mais que um currículo, contar com indicações de quem trabalha na empresa é uma excelente maneira de aumentar suas chances.


Conclusão

Observando os passos acima, suas chances de ser chamado para uma entrevista aumentarão. Mas saiba que dependendo da área de atuação, isso pode demorar. Essa lentidão é natural, principalmente considerando o atual cenário do mundo.

O segredo para se dar bem no mercado de trabalho é nunca desistir. Durante sua trajetória, você vai ouvir alguns nãos, será rejeitado em algumas vagas e nem será chamado para a entrevista em outras. Não desanime por isso, afinal, todo profissional já passou por algo similar.

O caminho para melhorar sua empregabilidade possui várias etapas, ao percorrê-las, você está construindo uma carreira sólida, enquanto desenvolve o seu lado pessoal.

No seu dia a dia, entregue seu melhor, faça suas tarefas com zelo e dedicação. Se você se sentir insatisfeito com seu trabalho, trace novas metas e vá atrás dos seus sonhos, mas para isso, lealdade, comprometimento, determinação e profissionalismo devem fazer parte de sua rotina.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler Como ser motorista de UBER: dicas para renda extra. Continue acompanhando nossos conteúdos.

Trends