5 ferramentas online para alavancar o seu pequeno negócio

Se você, assim como milhões de brasileiros, possui um pequeno negócio online e quer dar aquela alavancada nele, esse conteúdo foi feito especialmente para você!

Nele, reunimos 5 ferramentas onlines essenciais para ajudar qualquer micro e pequeno empreendedor a melhorar seus resultados e alcançar o sucesso! Para facilitar a sua leitura, separamos o conteúdo nos seguintes tópicos:

Anúncios

  • Benefícios da internet para o seu pequeno negócio online
  • 5 Ferramentas indispensáveis para o seu pequeno negócio online
  • Conclusão

Benefícios da internet para o seu pequeno negócio online

A internet se tornou uma grande aliada para todos os tipos de negócios, sendo uma excelente plataforma para quem quer fazer o seu pequeno negócio online prosperar.

Com os avanços tecnológicos, surgem cada vez mais benefícios para o empreendedor. Alguns deles são:

  • Ter uma presença online: hoje em dia, a sua presença online conta bastante para o sucesso do seu pequeno negócio. Além de oferecer mais segurança para os clientes, você também facilita para que novos clientes em potencial possam te encontrar.
  • Um ótimo custo-benefício: quando comparado com as mídias mais tradicionais – como jornais, TV e outdoors – podemos notar a diferença nos custos da mídia online e mídia offline. Com investimentos mais acessíveis, é uma ótima opção para quem está começando agora e quer construir sua presença online.
  • Se tornar referência na sua área de atuação: com a internet, ficou mais fácil construir uma comunicação mais clara, assertiva e de qualidade. Dessa forma, a sua marca poderá ganhar mais espaço, conquistar cada vez mais novos clientes e, assim, garantir mais chances de se tornar uma referência na área.

5 ferramentas indispensáveis para o seu pequeno negócio online

Todo e qualquer micro ou pequeno empreendedor almeja o sucesso para o seu pequeno negócio online.

E hoje, com a ajuda da internet, o que não faltam são ferramentas para ajudar essas pessoas a dar uma guinada no seu empreendimento e, consequentemente, chegar cada vez mais longe.

Para te ajudar nessa missão, listamos 5 ferramentas essenciais para fazer o seu pequeno negócio online crescer ainda mais! São elas:

Instagram

Ah, o bom e velho Instagram! Pode parecer batido, mas o Instagram tem se tornado uma ferramenta cada vez mais indispensável para quem possui um pequeno negócio.

Além do alcance que a rede social tem, a cada atualização são adicionados novos recursos na plataforma, e, muitos deles são voltados para esse tipo de empreendedor.

Um exemplo é o “Apoie as Pequenas Empresas”. Esse recurso, presente nos Stories, foi criado durante a pandemia e é uma ótima forma de indicar e compartilhar – e, consequentemente, ajudar a fortalecer – pequenas empresas com amigos e seguidores.

Através do Instagram e dos stories é possível criar interações, receber feedbacks e estreitar ainda mais a relação do seu pequeno negócio com o seus clientes.

Canva

Outra ferramenta essencial para criar conteúdos sobre a sua marca, produto ou serviço é o Canva.

Essa plataforma, que é uma ótima opção gratuita de design, oferece os mais diversos tipos de layouts e formatos para quem quer criar artes para redes sociais –  como Facebook, Instagram e WhatsApp – de forma mais simples e rápida.

A interface intuitiva facilita bastante o uso da plataforma, permitindo que até usuários mais leigos consigam utilizá-la sem enfrentar grandes problemas.

Assim você conseguirá deixar a sua marca com uma identidade visual bonita e atrativa.

Facebook Ads

Se o seu pequeno negócio online está no Facebook, mas você não utiliza o Facebook Ads, sinto muito em te informar, mas muito provavelmente você está perdendo tempo e dinheiro.

O Facebook Ads é um gerenciador de mídia próprio do Facebook. Ele é uma ótima ferramenta para quem quer anunciar na rede social, já que o Facebook é uma ótima plataforma para promover seus produtos/serviços e alcançar novos clientes.

Outro ótimo recurso da ferramenta é a possibilidade de segmentar seus anúncios para determinado público alvo, como pessoas de determinadas cidades, idades, profissões e interesses.

Dessa forma você consegue garantir que os seus anúncios sejam veiculados e atinjam o público correto.

WhatsApp Business

Todo mundo sabe que o WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado pelos brasileiros.

Tanto que, com o breve apagão das redes sociais que ocorreu recentemente, a principal queixa dos usuários foi ficar horas sem conseguir usar o aplicativo.

Para a sua empresa, o indicado é utilizar o WhatsApp Business, ferramenta criada pelo WhatsApp e desenvolvida especialmente para o uso empresarial.

Através dela, o atendimento aos clientes e a interação se torna ainda mais fácil, permitindo que você use as funcionalidades da ferramenta – como criar listas de transmissão e envio de mensagens automáticas – a favor do crescimento do seu pequeno negócio online.

Trello

Outra parte essencial para o sucesso de um pequeno negócio online é a boa e velha organização.

Sem ela, as coisas podem sair do controle, e as chances desse fator prejudicar o desempenho do seu pequeno negócio online são grandes. Por isso, te apresento o Trello:

O Trello é um aplicativo muito prático, e é ideal para gerenciar e organizar suas tarefas e demandas. Através dessa ferramenta, você consegue definir melhor quais são as suas principais prioridades, organizar o tempo gasto na realização de cada tarefa, definir prazos…

Através de quadros, listas de tarefas e cartões personalizáveis, é possível realizar a gestão de projetos e equipes de maneira mais fácil e assertiva.

Por exemplo: dentro da ferramenta, você pode criar um quadro com as tarefas semanais, com colunas “Para fazer”, “Em andamento” e “Finalizadas”, marcando o colaborador responsável pela realização da tarefa.

Essa função ajuda a otimizar o seu tempo e o da equipe toda, tornando o dia a dia mais produtivo e organizado para todos.

Outra vantagem é que o aplicativo pode ser sincronizado e utilizado simultaneamente no seu smartphone, tablet ou computador. Isso ajuda a garantir que você fique sempre atualizado!


Conclusão

Esses são só alguns exemplos das ferramentas disponíveis na internet para o seu pequeno negócio online.

Essas ferramentas são muito importantes para você, que quer construir um negócio de sucesso, e, consequentemente, atrair novos clientes e novas oportunidades.

Por isso, a dica é: use e abuse dessas e de outras ferramentas onlines. Ao usá-las de maneira certa, alinhada com boas estratégias, o seu pequeno negócio online só tende a ganhar.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Carreira Profissional X Profissão: Você sabe a diferença?.

Trends