Carreira profissional X Profissão: você sabe a diferença?

É muito comum as pessoas associarem a carreira profissional a profissão. Afinal, ambas significam a mesma coisa, né?

Anúncios

Na verdade, não.

Apesar de existirem algumas similaridades, os conceitos e significados que essas palavras carregam na prática são bem diferentes.

Quer entender um pouco mais sobre as diferenças entre os dois termos? Vem que a gente te explica!

O conteúdo de hoje é voltado especialmente para essa área.

O texto será dividido nos seguintes tópicos:

  • O que é profissão?
  • O que é carreira profissional?
  • Qual a relação entre profissão e carreira profissional?
  • Para qual dos dois aspectos dar mais prioridade?
  • As mudanças que ocorrem ao longo da vida
  • Conclusão

O que é profissão?

Profissão é aquilo que você estudou/estuda e está diretamente relacionado com as atividades que você exerce.

Para isso, é necessário adquirir competências através de muito estudo, seja algo de maneira mais formal ou não. Só assim você conseguirá adquirir conhecimentos e acumular experiência.

A profissão de quem estudou Medicina é médico, quem se graduou em Arquitetura é arquiteto. Em ambos os casos, é necessário realizar uma graduação de maneira formal.

Já para exercer a função de secretária por exemplo, muitas vezes o aprendizado acontece de maneira mais prática, e não necessariamente dentro de uma sala de aula – apesar de haver a especialização na área.

Mas em ambos os casos, são profissões.

O que é carreira profissional?

Ao falarmos de carreira, estamos falando também de trajetória. Ela representa o caminho – ou os caminhos – que você percorreu – e ainda percorrerá – desde lá do comecinho.

A sua formação, passando pelos seus empregos e chegando onde você se encontra agora. Tudo isso faz parte da sua carreira profissional.  

Cada pessoa tem a sua própria carreira ao longo da vida. Dentro de uma carreira, uma pessoa pode ter várias profissões.

Além disso, profissionais de diversas áreas podem possuir a mesma profissão e, ao longo de suas carreiras, trilharem caminhos totalmente diferentes

Duas pessoas se formaram juntas em Medicina, sendo que uma delas se tornou um cirurgião cardíaco e a outra decidiu se dedica ao Médicos sem Fronteiras e trabalha no combate ao HIV no Malaui.

Basicamente, a sua carreira profissional é a jornada que você tem no mercado de trabalho. Todos os cursos, graduações e especializações que você já realizou, empresas em que já trabalhou.

A sua carreira profissional é a jornada que você tem no mercado de trabalho. Todos os cursos e especializações que você já realizou.

Caso haja afinidade com a carreira escolhida, o profissional pode sempre optar por buscar especializações e meios de se qualificar ainda mais.


Qual a relação entre profissão e carreira profissional?

Como dito no começo do texto, os dois termos representam coisas distintas, mas isso não significa que elas não sejam interligadas.

A maneira como o profissional exerce a sua profissão está diretamente relacionada a sua carreira e aos seus objetivos profissionais. Além disso, a escolha de uma profissão abre um leque de opções de carreiras para seguir.

Vamos pensar na carreira como uma viagem de carro, com destino ao emprego dos sonhos.

Os empregos que você já teve – e que ainda vai ter – seriam como cidades que você parou ao longo da sua viagem principal. Enquanto em algumas cidades você decide ficar mais tempo, outras são apenas uma breve parada.

No meio dessa viagem, também é possível mudar de rota e explorar novos caminhos, que até então você não imaginava que conheceria.

Já as profissões seriam os estados que você atravessou, e neles estão incluídos os empregos – ou melhor, as cidades – que você conheceu.

Ao chegar no seu destino final, você irá perceber o quanto esse percurso foi edificante e o quanto você aprendeu antes de chegar onde você planejava lá no início.


Para qual dos dois aspectos dar mais prioridade?

Isso é bastante relativo.

Não existe uma regra quanto a isso, já que ordem da escolha vai depender da vivência de cada um.

Enquanto tem gente que desenvolve afinidade por determinado tipo de trabalho e só depois descobre como quer exercer, outras pessoas já traçam uma meta de vida e posteriormente escolhem a profissão já com uma ideia de carreira estabelecida.

Somente depois de entender a diferença entre carreira profissional e profissão é que você estará mais apto para decidir os seus objetivos e o seu futuro no mercado de trabalho mais facilmente.

Isso porque são esses objetivos que vão guiar a sua carreira e o seu interesse por determinada área de estudo.

Mas, num geral, as pessoas escolhem mais a profissão, enquanto a carreira é algo que pode acontecer ao longo da vida.

As mudanças que ocorrem ao longo da vida

Como já mencionado, a profissão é algo que você se especializa para fazer. Mas isso não quer dizer que essa é a profissão que você precisa exercer até se aposentar.

É muito comum ver pessoas que, ao decorrer da vida, acabam mudando drasticamente de profissão – seja por vontade própria ou por influência de fatores externos.

Por exemplo: um jovem adulto que é formado em Comunicação Social. Após trabalhar em agências de publicidade e setores de marketing em empresas, de repente pode ter a oportunidade de trabalhar como redator freelancer e se identificar bastante com esse trabalho.

A verdade é que todo mundo está sujeito a passar por essas mudanças.

Pode ser que, após anos realizando a mesma função, você se depare com uma carreira profissional que nem tinha levado em consideração antes, e isso pode ser uma boa surpresa!

O importante é saber lidar com elas e aprender a tirar o melhor proveito da situação para que você se encontre profissionalmente, independente da área.

Conclusão

Ao decorrer do texto, deu pra perceber a diferença entre profissão e carreira profissional e o que cada termo representa, né?

Saber distinguir os dois termos pode não parecer uma coisa tão importante, mas esse é um daqueles conhecimentos que pode fazer uma grande diferença na forma como você se vê como profissional, influenciando nas suas tomadas de decisões e auxiliando na forma como você planeja os próximos passos do seu futuro.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Cursos para melhorar o currículo: 5 opções para qualquer emprego