Como perder o medo de liderar? Dicas para líderes iniciantes 

Perder o medo de liderar é um dos grandes problemas enfrentados por gestores em início de carreira, especialmente quando se trata da primeira oportunidade no ramo.

Anúncios

Isso porque, embora a liderança seja atrativa para quase todas as pessoas, só quem a vivencia na prática entende o frio na barriga que essa responsabilidade pode causar.

E, se você está pronto para assumir uma equipe, mas tem medo de não conseguir lidar com os desafios ou de não ter conhecimento suficiente, fique calmo (a), pois hoje conversaremos sobre isso. Continue a leitura para aprender a vencer esses receios!

Medo de liderar: um problema que quase todos passam, mas você não verá relatos no LinkedIn

Você já deve ter escutado em diversos lugares que um líder nasce pronto, afinal de contas, a liderança é um talento nato. Será?

De fato existem pessoas com traços de personalidade que favorecem a liderança, como voz ativa, persuasão, perseverança, entre tantos outros. No entanto, somente traços de personalidade não garantem uma boa liderança.

Houve um tempo em que ser líder era sinônimo de tomar decisões para que outros obedeçam sem questionamentos. Isso já não funciona mais.

O fato é que lidar com pessoas é um desafio, e liderar nada mais é do que assumir a responsabilidade por processos e resultados de uma equipe inteira.

Por esse motivo, o medo de liderar costuma ser muito comum, uma vez que o receio de fracassar ou de não saber se portar para garantir o respeito e engajamento da equipe é comum a quase todas as pessoas.

No entanto, você certamente nunca viu relatos desse tipo, ou se viu, foram poucos, porque relatar medo de liderança pode passar impressão de baixa confiança nos resultados. 

O mercado exige que um bom líder seja confiante, e que domine a sua área, então, o que poderia dar errado?

Por isso, não desanime se você se sente perdido, mas nota que ninguém mais parece passar pelo mesmo: certamente todos passam, mas isso não rende curtidas no LinkedIn, então não é postado.

++Entenda o que é Economia Gig e como funciona – O Administrador

Como perder o medo de liderar? 4 dicas práticas e eficientes

Se você estava pensando em abandonar uma oportunidade de liderança por achar que o medo de liderar é um indício de inabilidade, esqueça essa ideia.

Como vimos, o receio de fracassar, e por consequência ter o perfil profissional contestado, vem para todos, embora não seja comum demonstrar isso.

Por isso, veremos agora 4 dicas que te ajudarão a perder o medo de liderar, para que possa assumir a oportunidade com mais confiança.

1. Compreenda que você tem uma equipe 

Um dos principais causadores do medo de liderar é a impressão de que um bom líder deve ser o melhor da equipe, ou seja, deve dominar todos os processos.

Mas, devemos entender que o líder é responsável por gerenciar processos e viabilizar resultados. Isso não tem relação com fazer todo o trabalho sozinho.

Então, se você tem medo de liderar por pensar que não sabe de tudo, entenda que ninguém é capaz dessa proeza, e é justamente por isso que líderes têm equipes.

Você poderá contar com o apoio de integrantes da sua equipe que têm domínio sobre cada assunto, então, basta valorizar esses talentos para atingir os resultados pretendidos.

2. Valorize suas capacidades 

A autossabotagem é um dos maiores problemas dos aspirantes à liderança. E isso é causado pelo clássico engano de pensar que um líder deve, obrigatoriamente, ser referência máxima em sua atuação.

Com isso, especialmente quem possui o hábito de duvidar de si costuma pensar “como posso liderar, se não sou o melhor?”.

Acredite em você, pense que se foi escolhido para liderar é porque possui as habilidades necessárias para isso. Alguém enxerga isso, então, por que você não?

Valorize-se e certamente será mais fácil perder o medo de liderar.

3. Trabalhe o ego 

Um dos maiores problemas de liderança atual costuma vir de gestões autoritárias e que pouco contribuem para o engajamento de equipe.

Então, o medo de liderar pode estar associado ao medo de rejeição, ou seja, de perder a mão e acabar “atropelando” os liderados.

É raro alguém gostar de trabalhar com líderes egocêntricos e que não escutam a equipe, e isso já não é mais segredo para ninguém. 

Por isso, se você está com medo de liderar por preocupação com relacionamentos, é fundamental que trabalhe o ego.

Ao se mostrar um líder respeitoso, incentivador e engajado, certamente existe menos chance de ocorrer problemas de relacionamento na equipe.

4. Para perder o medo de liderar: veja a primeira oportunidade como aprendizado 

Quando recebemos a primeira oportunidade de liderança, costumamos criar expectativas altíssimas, e com isso a ansiedade surge.

Acreditamos que é preciso provar capacidade por meio de resultados astronômicos e mudanças bruscas na equipe. Mas, não é bem assim.

Encare a sua primeira oportunidade como aprendizado, entenda que você ainda estará dando os primeiros passos na construção do seu perfil de líder.

Vá com calma e compreenda que bons resultados dependem de engajamento de equipe e estratégia, e isso pode levar um tempo para engrenar.

Para perder o medo de liderar você deve entender que todas as expectativas criadas em cima de líderes costumam ser resultado de egocentrismo e senso de autossuficiência.

Valorize a sua equipe, saiba encarar as situações como aprendizado, e certamente será mais fácil construir um perfil de líder eficiente.

Todos nascem para liderar? 

Perder o medo de liderar não é tão difícil quanto parece, mas, é importante entendermos que a liderança não é uma habilidade para todas as pessoas.

Grande parte das pessoas deseja ser líder pela sensação de autoridade que isso passa, não havendo preocupação com os resultados. O que interessa, nesse caso, é demonstrar poder.

Mas, como já vimos, um líder é responsável por processos e resultados, então, de nada adianta ocupar a cadeira de líder, não conseguir gerenciar a equipe corretamente, e assim atrair péssimos resultados.

Além disso, em alguns casos a liderança pode ser um pouco pesada, especialmente para quem não curte se responsabilizar por coisas que não foram feitas pelas próprias mãos.

Por isso, está tudo bem não curtir a liderança, ou até mesmo encarar que não tem os propósitos certos para isso.

Ser líder é apenas um dos papéis dentro de uma equipe, e todos os outros são igualmente importantes. 

Por isso, se você possui as atribuições para isso, ótimo, basta se preparar para os desafios. Já se não possui, saiba que isso não diminui suas capacidades em absolutamente nada.

Leia também: Escrita terapêutica: conheça a técnica para acalmar pensamentos – O Administrador

Trends