Como gerenciar uma equipe com perfis diferentes?

Gerenciar uma equipe com perfis diferentes é um dos desafios trazidos aos gestores de empresas que abrem mão do “funcionário ideal”.

Anúncios

Nos dias atuais sabemos que a variedade de pensamentos é benéfica para o ambiente profissional, mas, não podemos desconsiderar os desafios que isso traz a quem precisa manter tudo funcionando em plena harmonia.

Por isso, se você está enfrentando problemas para fazer esse tipo de gestão, o conteúdo de hoje foi produzido para te ajudar. Continue por aqui e confira dicas para lidar com uma equipe diversa.

É possível gerenciar uma equipe com perfis diferentes?

Houve um tempo em que os processos seletivos do mercado de trabalho focavam em encontrar funcionários ideais.

E, por “funcionário ideal”, entenda um perfil específico, com habilidades específicas e mentalidade alinhada à do gestor.

Ocorre que essa forma de seleção é considerada ultrapassada hoje, visto que já existem exemplos claros de como a diversidade de perfis é benéfica para o ambiente profissional.

Apenas um perfil diferente leva o gestor a considerar possibilidades que antes sequer enxergaria, ou pode auxiliar na resolução de conflitos por trazer uma nova visão das coisas.

O grande problema está em conseguir fazer com que perfis diferentes trabalhem juntos sem conflito, visto que o “ego profissional” é comum a quase todos nós.

Em geral, quando não são administradas corretamente, visões diferentes podem evoluir para discussões, que por sua vez atrapalham processos e impedem a conclusão de projetos a tempo.

Por isso, podemos considerar que gerenciar uma equipe com perfis diferentes é possível e traz bons resultados, mas, deve ser feito com cautela para garantir que o grupo trabalhe em conjunto e não transforme a sala de reunião num campo de debates eternos.

4 dicas para gerenciar uma equipe com perfis diferentes

Se você recebeu dos seus superiores a tarefa de contratar uma equipe diversa e agora não sabe o que fazer com tantos perfis diferentes entrando em conflito todos os dias, não se preocupe, é possível contornar a situação.

Em geral, esses conflitos ocorrem quando as partes enxergam os processos de forma competitiva, ou seja, buscando sempre provar que determinada visão está certa, e a outra plenamente equivocada.

Por isso, para gerenciar uma equipe com perfis diferentes é necessário apostar na integração das pessoas, para que vejam os objetivos como coletivos, e não individuais.

Para isso, existem algumas práticas muito eficientes, veja abaixo 4 delas:

1. Valorize cada talento 

Em uma equipe com perfis diferentes a competitividade já existe por natureza, afinal de contas, as pessoas notam as discrepâncias entre si logo de cara.

Por isso, para gerenciar uma equipe com perfis diferentes é preciso atribuir a cada integrante o seu próprio valor, a fim de que possa enxergar a importância do seu papel e dos demais.

Evite dar destaque demais a alguns em demérito dos outros, ou colocar pessoas em posição de auxílio enquanto outras sempre são protagonistas.

Perfis diferentes não indicam capacidades diferentes, logo, os cargos em uma equipe devem ser determinados de acordo com as aptidões, dessa forma, fica mais fácil garantir a colaboração e o trabalho em conjunto.

++Gestão de Talentos: o que é e qual a sua importância? – O Administrador.

2. Avalie o impacto das diferenças e crie estratégias para usá-las em favor da equipe

Se você tem em sua equipe uma pessoa altamente produtiva, mas, impaciente para lidar com os outros, talvez esse não deva ser o líder. 

O que queremos dizer é que é crucial que você entenda quais são os impactos das diferenças de perfis para a equipe.

Existem diferenças que funcionam bem juntas: alguém genial e calado pode se dar bem com um colega comunicativo, visto que ambos podem se complementar para atingir metas.

Já o tal colega impaciente que citamos anteriormente, pode não ser ideal para liderar, mas, por outro lado, auxiliar muito no desenvolvimento de processos parados.

Por isso, saiba trabalhar com esses perfis diferentes visando aproveitar as habilidades onde realmente são úteis e favorecem processos sem causar conflitos.

No fim das contas, gerenciar uma equipe com perfis diferentes exige estratégia e conhecimento aprofundado das capacidades de cada integrante.

3. Se atente ao seu próprio perfil de gestor 

Em muitos casos a dificuldade em gerenciar uma equipe com perfis diferentes não está na equipe em si, e sim no gestor.

Por vezes a pessoa sequer percebe, mas, tem muita dificuldade em lidar com divergências de opinião, especialmente se essas contrariam a própria.

Um gestor de equipe diversa deve, antes de tudo, estar disposto a lidar com opiniões e modos de agir variados, a fim de evitar problemas e incentivar todos a agirem da mesma forma.

Por isso, observe se você não está, sem perceber, criando situações delicadas quando algum colaborador age de forma autêntica ou oferece uma visão própria das coisas.

4. Esteja preparado para lidar com possíveis conflitos 

Gerenciar uma equipe com perfis diferentes não é sinônimo de conflito para todos os casos, embora essa situação seja a mais comum.

Mas, de todo modo, se você tiver que encarar esse desafio, recomendamos que se prepare com antecedência para lidar com conflitos.

Nesse tipo de situação, um gestor deve buscar ser imparcial, a fim de resolver a situação de forma justa e promover a harmonia entre o grupo o mais breve possível.

Muitas pessoas acreditam estarem preparadas para conflitos, mas quando estes surgem se desesperam ou tomam atitudes impensadas que pioram tudo.

Por isso, se prepare e busque elaborar estratégias para reduzir problemas e aumentar a colaboração e integração de equipe.

Vale a pena gerenciar uma equipe com perfis diferentes?

Quem diz que “os opostos se atraem” certamente nunca teve que lidar com divergências frequentes. Por mais tranquilas que sejam, discordâncias acabam atingindo o ego de todas as pessoas, até mesmo das mais desprendidas.

Por isso, é comum surgir ao gestor a dúvida: vale a pena gerenciar uma equipe com perfis diferentes? Não seria mais fácil buscar perfis semelhantes e evitar problemas de convivência?

As equipes diversas oferecem muito mais vantagens às empresas, visto que estimulam a mudança de processos e até mesmo o aprimoramento de cada perfil.

Um colaborador tímido pode se desenvolver ao conviver com um colega mais comunicativo, e o contrário também pode acontecer: quem fala demais pode aprender a se controlar um pouquinho mais.

Então, certamente vale a pena gerenciar esse tipo de equipe. Embora seja um desafio, no final das contas a empresa sai ganhando com equipes diversas. Isso pode te interessar: Carrinho abandonado? Veja 8 estratégias para recuperar (oadministrador.com).

Trends