5 passos para vencer a procrastinação

Estamos o tempo todo conectados e, sem querer, acumulamos tarefas. Nesse cenário, a procrastinação se torna uma grande vilã.

Anúncios

Quem nunca deixou para fazer determinada tarefa apenas após terminar todos os episódios de uma série ou o final do livro que está lendo? Ou que resolveu dar uma breve olhada no que está rolando no Facebook e acabou passando mais tempo que deveria?

Temos cada vez mais tarefas a cumprir e a sensação de menos tempo para fazer tudo da maneira correta.

Sem contar com todas as distrações que enfrentamos, especialmente no home office, o que acaba tornando mais difícil focar em tarefas importantes que não são tão prazerosas, ou difíceis de começar.

Por isso, neste post você vai conferir:

• O que é a procrastinação?
• Porque a procrastinação acontece?
• Como vencer a procrastinação em 5 dicas

O que é a procrastinação?

A procrastinação é o adiamento de determinado ato, quando você deixa aquela tarefa importante para resolver depois. É um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades, mas em determinados casos, torna-se preocupante, especialmente se a situação for rotineira.

Pode ser algo consciente ou feito inconscientemente. Nos dois casos, uma atividade é empurrada para depois. Sabe aquela coisa de se dedicar primeira a tarefa menor, menos importante, que exige menos de você, e que é muito prazerosa, e deixar as atividades importantes para o último minuno?

O cérebro humano procrastina porque tem preferência pela recompensa imediata. Por isso, é tão ruim lidar com afazeres que tragam vantagens no futuro, mas que não são palpáveis neste momento. Em contrapartida, é muito bom fazer algo que traga uma recompensa agora, no presente.

O problema é que, após esse adiamento, pode bater um sentimento de arrependimento ou culpa por não ter feito o que deveria. Tendo essa sensação recorrentemente, é possível desencadear estresse em alto nível, ansiedade ou depressão.

Por que a procrastinação acontece?

Existe um mito de que a procrastinação é pura preguiça. Em alguns casos, pode até ser, mas existem vários motivos que incentivam à procrastinação.

A procrastinação pode ter origem psicológica ou fisiológica.

A psicológica, geralmente ligada a questões ligadas a ansiedade e autoestima. O indivíduo costuma a adiar a realização das tarefas por medo da reprovação. Para não ouvir que a atividade foi mal feita ou poderia ser melhor, ele prefere nem tentar.

Outro motivo pode ser a falta de disciplina. No geral, aprendemos a fazer nossas tarefas por obrigação e precisamos necessariamente ter alguém nos cobrando constantemente. Por isso, não nos treinamos a cumprir nossas responsabilidades apenas porque precisam ser cumpridas.

Como vencer a procrastinação em 5 dicas

Para te ajudar na tarefa de vencer a procrastinação e produzir mais e melhor, separamos 5 dicas práticas e rápidas. Confira:

Entenda a raiz do problema

O que te impede de começar a sua tarefa agora mesmo? O que está fazendo você se distrair? Tente responder sinceramente essas perguntas fazendo uma análise do seu comportamento.

Fazendo uma autoanálise, você identifica pequenas situações que estão te atrapalhando agora.

Os motivos mais comuns são o medo de falhar, o medo de não ter sucesso ou de não saber fazer corretamente. Quando finalizamos um projeto e obtemos sucesso, é comum termos medo de começarmos uma coisa nova que não seja tão boa quanto a anterior. Aceite que essa condição pode ocorrer e idealize um plano para superá-la.

Imagine o objetivo final

Para chegar ao seu objetivo, é preciso enxergá-lo nitidamente. Esse exercício de foco irá te ajudar a começar a encarar a procrastinação.

Você pode escrever as metas que deseja alcançar para deixar registrado o que precisa ser feito. Isso trará motivação, facilitando o processo de começar a trabalhar.

Pense como o resultado te afetará positivamente, como afetará as pessoas ao seu redor que terão acesso ao trabalho ou ao resultado. Lembre-se de como ficou satisfeito ao terminar uma tarefa antiga. Ou até mesmo, imagine os lucros que esse trabalho trará.

Divida as tarefas grandes em menores.

Ato que, na prática, pode ajudar a facilitar o trabalho. Pegue uma tarefa grande e tente dividi-la em partes menores. Assim, é possível encarar os desafios de uma maneira mais direta e eles vão parecer mais alcançáveis. Além de deixar mais fácil gerir prioridades e quantificar o trabalho.

Vamos dar um exemplo para deixar mais claro: seu objetivo é ler um livro e existem várias maneiras de tornar isso real. Você pode criar metas de leituras, como quantas páginas quer ler por dia, quantos capítulos quer ler por semana, ou quantos minutos de leitura você precisa ter diariamente.

A parte mais importante é que essa meta seja alcançável e coerente com a sua realidade.

Se recompense

Para se motivar ainda mais, recompensar a si mesmo quando cumprir seus objetivos é uma ótima alternativa. Para cumprir determinada tarefa, provavelmente você teve que abrir mão de uma outra, como o acesso às suas redes sociais. Então, ao finalizar o que precisa fazer, recompense a si mesmo olhando as redes sociais, conversando com uma pessoa querida, lendo um livro.

Não sabe como se recompensar? Pense em algo que você ama e que tenha que ser deixado de lado para focar nos seus objetivos. Isso vai aumentar sua motivação, fazendo com que sua mente entenda que, antes de tudo, é necessário fazer o que precisa ser feito.

Se organize

Existem diversas maneiras de se organizar, a mais comum é através de checklists. Listas de tarefas são simples e úteis, além de evitar erros e economizar tempo.

Crie uma lista simples e vá riscando as tarefas que for terminando. Parece simplório, mas funciona muito bem para ver que você está progredindo.

Por fim…

Não há dúvidas de que a procrastinação atrapalha muito o desempenho de quem precisa focar em algo, seja nos estudos ou no trabalho.

No entanto, nem tudo está perdido. Seguindo as dicas que separamos, será muito mais fácil produzir mais e melhor. Os dias de procrastinação irão diminuir. O segredo é entender como a sua mente funciona e entender seus gatilhos e reações.

Existem dias bons e ruins, e os erros fazem parte do aprendizado. Não deixe que a autocobrança atrapalhe suas atividades.

O começo do processo pode ser desafiador, mas com o tempo, tudo entrará no eixo e os resultados aparecerão.

Gostou do conteúdo?

Não deixe de visitar nosso blog para encontrar outros temas do seu interesse. Aproveite para ler Como hospedar animais em casa e ganhar uma renda extra.

Trends