Como trabalhar em um ambiente cheio de distrações?

Você está cansado de trabalhar em um ambiente cheio de distrações? Separamos algumas dicas que podem te ajudar, leia o texto até o final e confira!

Anúncios


As distrações podem ser um grande problema na hora de trabalhar, né?

Enquanto existem pessoas que lidam super bem e nem se abalam com fatores externos, existem também aquelas pessoas que se distraem até mesmo com uma mosca na janela.

Se você tá mais pra esse segundo perfil, muito provavelmente a rotina de trabalho pode ser algo bem desafiador às vezes, né? 

Foi pensando nessas pessoas que criamos o conteúdo de hoje. Nesse material, reunimos algumas dicas que vão te ajudar a trabalhar melhor, mesmo que o seu ambiente de trabalho seja cheio de motivos para te distrair!

Agora, chega de distrações e vamos ao que realmente interessa!

Para facilitar ainda mais a sua leitura, separamos o conteúdo de hoje em tópicos, que abordarão os seguintes assuntos:

  • As distrações e o ambiente de trabalho
  • Como trabalhar em um ambiente cheio de distrações?
  • Conclusão

As distrações e o ambiente de trabalho

Sabe o que todo e qualquer ambiente de trabalho têm em comum? As distrações.

Elas podem até mudar de estilo de  uma área de atuação para a outra – até porque, as distrações de uma agência de publicidade não são as mesmas de um escritório de advocacia, por exemplo – mas ela sempre fará parte do ambiente de trabalho de todos nós.

E a verdade é que, em um grau moderado, as distrações são quase que benéficas para a rotina de trabalho. Isso porque é impossível permanecer 100% focado 8 horas por dia, 5 – ou até 6 – dias por semana. Afinal, ninguém é robô para viver essa rotina de trabalho.

Se distrair um pouco é importante para dar aquela refrescada nas ideias. Essa prática ajuda a evitar que a nossa mente fique sobrecarregada, ajudando até – acreditem ou não – a melhorar a nossa produtividade.

O grande problema vem quando essas distrações começam a ficar frequentes e a atrapalhar a nossa rotina e o rendimento no trabalho.

Como trabalhar em um ambiente cheio de distrações?

Se você chegou até aqui, é porque você deve estar enfrentando problemas no trabalho causados pela presença das distrações. 

Primeiramente, é importante ter em mente que você não é o único. Milhares de pessoas passam por isso todos os dias durante o trabalho. Sofrer com as distrações é algo mais comum do que você imagina.

A seguir, listamos algumas dicas simples, mas que, ao serem colocadas em prática juntas, vão te dar uma força para combater as tão temidas distrações do ambiente corporativo.

Mantenha o seu ambiente de trabalho sempre organizado

Eu sei, essa dica pode parecer meio aleatória. Você deve estar pensando “Qual a relação entre a organização da minha mesa/ambiente de trabalho e a minha concentração?”. Pois saiba que os dois fatores possuem sim uma conexão entre si.

Quando temos que trabalhar em um lugar bagunçado, com coisas espalhadas e fora do lugar, fica bem mais difícil de se concentrar.

Até podemos tentar evitar, mas a nossa mente não vai conseguir se concentrar bem quando está exposta a esse tipo de situação. Isso também contribui para um ambiente de trabalho cheio de distrações.

Por isso, trate a arrumação do seu ambiente de trabalho como uma prioridade. Além de ajudar na sua concentração, vai deixar a sua área de trabalho mais agradável.

Dispense o uso de celulares e das redes sociais

Se tem algo que pode se tornar o inimigo número 1º da produtividade, é a internet. Pode reparar. 

Podemos tirar dois minutos para dar uma olhadinha no feed do Instagram, ou até mesmo ver um vídeo ou dois no TikTok para distrair e pronto: entramos em um gigantesco buraco negro.

E quando nos damos conta, já se passaram 40 minutos.

Se você também é assim, o melhor a se fazer é evitar o contato com esses itens durante o horário de trabalho.

Deixe para dar uma deslizada no feed das redes sociais no seu horário de almoço, ou quando você finalizar as demandas do dia e não tiver mais nada para fazer.

Dessa maneira, você não deixará que a internet – e as redes sociais em geral – afetem negativamente a sua produtividade.

Saiba dosar as suas conversas

Outro fator presente em absolutamente todos os trabalhos são as conversas paralelas – que não possuem relação com a rotina de trabalho.

A gente sabe que esse é um fator que é praticamente impossível de impedir – afinal, somos seres humanos, gostamos de socializar.

O que pode ser prejudicial para a sua rotina de trabalho é o excesso de conversas. 

Eu sei que nesse momento deve ter alguém aí pensando “Ah, mas eu consigo conversar e cumprir as minhas tarefas tranquilamente!”. Realmente, existem pessoas que possuem essa habilidade. 

Mas é preciso levar em consideração as pessoas que não possuem essa mesma habilidade que você. 

Enquanto você consegue conversar e realizar o seu trabalho tranquilamente, algum colega de trabalho pode acabar tendo a sua produtividade prejudicada porque não consegue fazer as duas coisas igual você.

E um ambiente cheio de distrações não é nem um pouco saudável.

Por isso, a dica para ambos os casos – tanto para quem consegue conversar e trabalhar ao mesmo tempo quanto para quem só consegue dar atenção para um dos dois – é: saiba dosar as conversas.

Experimente algumas playlists especiais

Essa dica é especial para quem tem o privilégio de trabalhar ouvindo música no fone de ouvido. Em todas as plataformas de streaming de música  – como Spotify e Deezer – existem playlists especiais para te ajudar a se concentrar. 

Caso você não assine nenhuma dessas plataformas, o YouTube também é uma excelente opção. Lá, você também poderá encontrar playlists com os mesmos tipos de contéudos. 

Essas playlists podem oferecer toda a concentração que você tanto busca. Gêneros como Lo-fi e outros estilos de sons irão te ajudar a relaxar e, ao mesmo tempo, manter a sua concentração onde realmente importa.

Conclusão

Por mais que pareça uma missão quase impossível, fugir das distrações presentes no trabalho nada mais é do que uma questão de hábito. 

Ao  iniciar uma rotina aplicando todas as dicas que você aprendeu aqui, as chances de você vencer a distração e conseguir se dar bem no trabalho irão aumentar ainda mais! 

A sua concentração e a sua produtividade vão agradecer.

O que achou deste conteúdo? Aproveite para ler também 5 dicas de produtividade no seu trabalho para otimizar o seu tempo