Como atingir a autorrealização no trabalho?

Uma busca incessante por profissionais que estão no mercado hoje: como atingir a autorrealização no trabalho? É possível ser empregado de alguém e ainda assim ser realizado?

Anúncios

Eu preciso empreender em um negócio próprio para me sentir realizado? São muitas os questionamentos que acabam se desdobrando em insatisfações, com poucas respostas. 

Por isso, no post de hoje, resolvemos falar desse assunto – que tem mais a ver com você e você mesmo, que com o mercado de fato. 

Neste conteúdo, você vai conferir:

  • O que é autorrealização no trabalho?
  • A importância de se sentir realizado
  • 5 dicas para conquistar a autorrealização no trabalho

O que é autorrealização no trabalho?

Estar satisfeito e realizado, sentindo felicidade em trabalhar todos os dias naquela área. Para muitos, esse é o significado de autorrealização no trabalho. 

E esse conceito é real, porém, precisamos falar um pouco mais a respeito dos diferentes cenários em que ele pode estar inserido, para que não seja uma utopia deturpada e impossível de alcançar. 

Veja:

  • Você não precisa ser dono do próprio negócio para se sentir realizado – se esse não for o seu sonho;
  • E também não precisa necessariamente trabalhar com o seu hobby para se sentir realizado;
  • E nem mesmo amar incondicionalmente a sua função. 

Mas então, de onde vem essa realização?

Tudo começa no autoconhecimento. Entenda o que faz mais sentido para você para as suas 8h de trabalho e, a seguir, você vai buscar maneiras de se sentir realizado. 

A autorrealização é algo individual, um sentimento muito diferente para cada pessoa. Não daria para, neste texto, traçar um perfil único sobre o que é se sentir uma pessoa de sucesso. 

Então, pensando nisso, neste texto você vai conferir algumas dicas de desenvolvimento pessoal que vão te ajudar a chegar até essa realização. 

A importância de se sentir realizado

Antes de mais nada, é importante que você reconheça a autorrealização como algo necessário para sua vida. 

Imagine passar as melhores horas do seu dia em algo que te deixa mal, causa sentimentos ruins e dá desânimo de começar as suas semanas. 

Trabalhar com algo que te enriqueça como pessoa é tão importante quanto trabalhar em algo que te enriqueça monetariamente. 

Porém, também é importante ressaltar que até o melhor emprego do mundo pode causar estresse e sentimentos ruins e não será feito só de coisas boas todos os dias. 

Tire o peso das costas de estar feliz o tempo inteiro

E é a partir desse pensamento que seguimos para esse próximo tópico: é impossível se sentir 100% feliz e 100% realizado o tempo todo. 

Hoje, com as redes sociais e o mundo totalmente acelerado, existe uma pressão implícita sobre o sentimento de felicidade. 

Então, precisamos ter claro que esse sentimento não é uma constante. Existem dias bons e dias ruins e todo esse combo pode fazer parte da rotina de uma pessoa que – independente dos dias ruins – se sente realizada. 

Deu para entender a lógica?

Portanto, precisamos, antes de mais nada, nos desprender de conceitos genéricos que não são aplicados para todo mundo. 

Uma pessoa pode ter se formado em direito mas se sentir muito feliz trabalhando como confeiteiro, por exemplo, sem tirar o mérito da profissão de cada um. 

Precisamos parar de querer um modelo só de autorrealização, assim, consequentemente, seremos mais felizes onde estamos e onde podemos chegar. 

3 dicas para conquistar a autorrealização no trabalho

Busque autoconhecimento

Você precisa entender o tipo de coisa que te dá prazer e te dá dinheiro. Nem sempre, a sua profissão vai ser o ápice do prazer, mas se te dá recursos para realizar os seus sonhos, e, com isso, você fica feliz, pode ser motivo de autorrealização. 

Dá para entender essa lógica?

Cada peso dessa balança, quem define é você e o que você conhece de si mesmo. 

Por isso é tão comum que pessoas escolham profissões aos 18 anos e, passado algum tempo, se sentem frustradas por não estarem realizadas no seu dia a dia. 

Isso porque, aos 18, é muito difícil ter pleno conhecimento de si mesmo, dos seus gostos, das vontades e até dos sonhos. 

Junto com o amadurecimento e as vivências, as coisas mudam. Buscar autoconhecimento é essencial para a autorrealização. 

Não ignore o mercado

Não adianta nada investir em um hobby que você ama muito, se o mercado não aceita essa profissão e se não te dá frutos. 

Para qualquer negócio, seja você como empreendedor ou como um profissional dentro da empresa, é importante analisar previamente e, consequentemente, verificar a rentabilidade dessa empreitada. 

Um trabalho que você ama, mas que não te ajuda a realizar sonhos, te deixa frustrado e nada realizado. 

Encontre realização em coisas simples

Nem sempre, aquele trabalho que você faz bem e todo dia, vai te dar uma sensação de felicidade tão grande quanto um hobby que você tenha no seu final de semana, por exemplo. 

E isso é natural da vida. 

Porém, se sentir extremamente insatisfeito todos os dias da semana não é saudável. Então, encontre maneiras de se autorrealizar durante os seus dias normais. 

Reconhecer pequenos sucessos todos os dias é essencial para se manter motivado. 

Conclusão

Independentemente do seu trabalho, não existe nada perfeito e nem felicidade constante ao trabalhar. 

A vida, seja pessoal, acadêmica ou profissional – que, no fundo, são a mesma, pois somos um só – é um grande compilado de altos e baixos e sempre vai ser assim. 

A busca por esse prazer constante cheio de fogos de artifício e situações extremamente inusitadas todos os dias, é até mais cansativa do que viver com um pé um pouco mais atrás, reconhecendo a beleza de cada dia. 

É um aprendizado diário e constante. Desprenda-se da ideia de perfeição! Ela não existe. 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também 5 dicas de produtividade no trabalho para otimizar o seu tempo.