Quer ter uma carreira internacional? Veja 5 dicas para o sucesso!

Ter uma carreira internacional de sucesso é o sonho de muitos profissionais. Leia o texto e descubra como alcançar esse objetivo!

Anúncios


quer ter uma carreira internacional? veja 5 dicas para o sucesso

Imagem de reprodução: Canva

Cartões mais recomendados

Você, assim como milhares de profissionais brasileiros, tem o sonho de ter uma carreira internacional de sucesso?

Saiba que esse sonho não é impossível. Muitas pessoas conseguem alcançá-lo, enquanto outras acabam tendo resultados frustrados.

O que define seus resultados é um bom planejamento. Nele é preciso conter um planejamento financeiro, conhecimento do mercado de trabalho e seguir as dicas apresentadas a seguir.

Não deixe de conferir! Veja abaixo nosso índice:

  • Quais são as vantagens da carreira internacional?
  • 1. Estude e conheça o país;
  • 2. Conheça os costumes e idioma local;
  • 3. Construa uma rede de contatos;
  • 4. Invista nos estudos;
  • 5. Inicie a sua carreira internacional no Brasil;
  • Conclusão. 

Quais são as vantagens da carreira internacional?

Uma pessoa que trabalha no exterior tem um mérito maior e seu currículo profissional sempre estará em uma classificação de destaque, no mercado de trabalho brasileiro.

Anúncios


Esse é apenas um dos benefícios que a carreira internacional pode te proporcionar. Além disso, os salários são melhores.

A oportunidade de crescer profissionalmente também é um dos muitos motivos que faz milhões de profissionais sonharem em ter um emprego fora do país.

Resumidamente, os principais benefícios da carreira internacional, são:

  • valorização do mercado de trabalho;
  • ótimos ganhos;
  • plano de carreira;
  • jornadas flexíveis;
  • facilidade no conhecimento;
  • maiores e melhores oportunidades;
  • adquirir novas experiências;
  • conhecer novas culturas.

Fora isso, dependendo da cidade onde você escolher atuar, pode ter uma qualidade de vida muito melhor, entre outros benefícios de moradia.

Para usufruir de todos esses benefícios é muito importante ter um planejamento, nele, você precisa pontuar muitas questões que não devem ser ignoradas.

Isso porque, elas podem ser garantia de sucesso. Continue a leitura e descubra 5 dicas que te ajudarão a ter sucesso na sua vida profissional fora do Brasil.

1. Estude e conheça o país

carreira internacional
Anúncios


Normalmente, quando desejamos trilhar carreira no exterior o primeiro passo é a escolha do país.

Na verdade, esse deve ser um dos principais questionamentos que você deve fazer: qual país oferece as melhores oportunidades de emprego?

Se você já decidiu a área que deseja atuar fora do país, é importante conhecer como é o mercado no país que escolheu ou, estar pronto para mudar de profissão.

Talvez, o país que você deseja morar não ofereça as condições necessárias para você ter uma carreira promissora exercendo sua profissão atual.

É muito importante que os interesses estejam bem alinhados para evitar conflitos.

2. Conheça os costumes e o idioma 

carreira internacional

Agora que você já descobriu qual é o melhor país para morar e seguir carreira internacional, é a hora de conhecer a cultura e o idioma.

Para obter sucesso profissional é indispensável saber o idioma do país onde deseja atuar. Além disso, como é o mercado de trabalho e as leis trabalhistas.

Por exemplo, existem coisas que são comuns aqui, mas podem ser inapropriadas em outro país, até mesmo um delito grave.

Fora isso, existem benefícios “dados” ao trabalhador no Brasil que não existem em outros países.

Para evitar choques com as mudanças ou surpresas negativas é importante que você conheça bem como é o mercado de trabalho, o ambiente organizacional e outros itens relacionados.

Mesmo que o idioma do país que escolher não seja o inglês, não deixe de aprender essa língua e ter no mínimo o nível intermediário.

Da mesma forma que ela é importante no Brasil e ajuda o profissional a ter oportunidades melhores, pode ter o mesmo efeito em outro país.

3. Construa uma rede de contatos

De repente, se ver em um país totalmente diferente do seu não é fácil. Entre os principais desafios para enfrentar é a distância dos amigos e familiares.

Para diminuir esse impacto, construa uma rede de contatos desde já. Além de ter contatos para amizades, fazer networking é essencial.

Conhecer pessoas que possam te indicar a bons cargos, vagas em empresas ou pelo menos te ajudar a encontrar essas oportunidades será de grande valia.

Muitas empresas preferem contratar profissionais indicados, pois sabem que quem o fez confia nesse especialista e no seu trabalho, isso importa mais do que um currículo bem elaborado.

Portanto, construa sempre boas relações e bons contatos. Faça networking e esteja sempre inserido em grupos ou eventos onde possa encontrar esse público.

Não se esqueça de tomar algumas medidas de seguranças e estar sempre atento às reais intenções das pessoas.

Infelizmente, nesse percurso você pode encontrar pessoas mal-intencionadas, por isso, não podemos deixar de ressaltar a importância de ser cauteloso na hora de construir sua rede de contatos.

4. Invista nos estudos para ter uma carreira internacional de sucesso

Certamente, para ter uma carreira internacional promissora é importante investir nos estudos.

O primeiro passo é investir numa boa graduação e pós-graduação. Na faculdade, aproveite ao máximo as palestras, cursos, trabalhos extracurriculares, etc.

Durante a faculdade você pode aproveitar e fazer intercâmbio. O intercâmbio é essencial para você conhecer a cultura e idioma de outro país.

Sabemos como o Brasil está atrás de muitos países em questão de educação, portanto, se não se preparar e investir nos seus estudos terá dificuldades de se destacar entre os outros candidatos.

5. Inicie a sua carreira internacional no Brasil

carreira internacional

Com o avanço da tecnologia, as carreiras digitais se tornaram cada vez mais comuns. Entre as principais vantagens é a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo.

Logo, você pode encontrar oportunidade em uma empresa no exterior sem sair do Brasil. Depois, quando já estiver com uma carreira estruturada, pode realizar a mudança de país.

Outra forma é trabalhar em uma multinacional com filial em nosso país. Com algum tempo de atuação e mostrando um bom desempenho, fica até mais fácil conseguir transferência para outra filial da empresa no exterior, por exemplo.

Conclusão

Ter uma carreira internacional de sucesso não é simples e pode ser mais difícil para umas pessoas do que para outras.

Entretanto, não é impossível, desde que você se prepare corretamente. Inicie colocando as dicas citadas neste post em prática e realizando um bom planejamento.

Recomendação de leitura: O que é certificado digital e para que serve?

Compartilhe esse post

Nós Recomendamos

Cartão de crédito recomendador

Cartões de crédito Nubank

Chegou a hora de você pedir o seu cartão roxinho! Com dezenas de vantagens você pode aproveitar diversos benefícios e serviços que ele oferece. Anúncios