Como criar uma rotina de trabalho remoto?

Existe muita dificuldade em se criar uma rotina de trabalho remoto, principalmente porque este modelo de atuação não é comum no Brasil, tendo ganhado destaque em 2020, com a pandemia do Covid-19.

Anúncios

Apesar de já fazerem quase 2 anos do grande destaque do home office, muitas pessoas ainda continuam enfrentando dificuldades em se adaptarem a essa nova modalidade de trabalho.

Então, se este é o seu caso, hoje reunimos algumas dicas simples, mas eficazes, de como criar uma rotina de trabalho remoto saudável, consistente e produtiva. Confira agora mesmo!

Comece o dia com calma

Sem sombra de dúvida um dos principais benefícios do trabalho remoto é que não existe a necessidade de se deslocar para trabalhar. Assim, você não precisa mais despertar tão cedo e já começar o seu dia se estressando com o trânsito da cidade, por exemplo.

Entretanto, tem o lado negativo aí, pois as pessoas perderam o hábito de acordar com calma, passando agora a despertar apenas 10 minutos antes do primeiro compromisso, ou até menos do que isso.

Logo, isso faz com que seja necessário pular direto da cama para a frente do computador, sem nem sequer tomar um café da manhã ou escovar os dentes.

Para que você tenha uma rotina de trabalho remoto saudável, a dica é começar o dia com calma e isso só é possível a partir do momento que você tem um planejamento das suas manhãs.

Portanto, o ideal é que você acorde cedo para, antes do seu trabalho começar, você tenha o tempo adequado para ter os cuidados mínimos consigo mesmo.

Sendo assim, leve o tempo necessário para se espreguiçar, levante-se da cama, lave o rosto e escove os dentes com calma, tome o seu café da manhã e só após tudo isso é que você deve pegar o computador para começar a trabalhar.

Sem sombra de dúvidas essa dica é importante para que você se prepare para o novo dia de trabalho, já que é bem melhor ter esse preparo com calma do que simplesmente cair de paraquedas em uma reunião, por exemplo.

Sem contar que começar o dia com calma permite que você tenha uma rotina muito mais saudável de trabalho.

Para criar uma rotina de trabalho remoto aposte na organização

Quando se trabalha fora de casa, é muito comum que as pessoas organizem suas vidas, como compromissos e tarefas, respeitando os horários em que estão no trabalho.

A razão é simples: a divisão entre trabalho e vida pessoal é muito mais nítida, já que a vida acontece fora daquele ambiente.

Contudo, essa realidade muda quando o trabalho acontece dentro de casa, por isso é fundamental ter organização para que as demandas profissionais não suguem a sua energia quanto para que as distrações da vida não interfiram no seu trabalho. Afinal de contas, agora você não vai embora quando o expediente terminar.

Por esse motivo, estabeleça bem o seu horário de trabalho e faça o máximo possível para respeitá-lo, atuando realmente como se estivesse no escritório físico, sem cair no desejo de abrir um e-mail empresarial fora do horário de trabalho ou resolver pendências domésticas durante o expediente.

A partir do momento que você consegue separar o descanso do trabalho, criar uma rotina de trabalho remoto sustentável se torna mais fácil, por isso a organização é a palavra-chave.

Dito isso, encontre o método que melhor funciona para você, seja utilizando aplicativos de agenda no seu notebook ou apostando na boa e velha agenda em papel para listar todos os seus compromissos do dia.

Inclusive, para que se alcance bons resultados com a organização e consiga assim criar uma rotina, você deve levar em consideração o tempo necessário para a resolução de cada uma das demandas.

A partir disso, evita-se perder tempo em meio a tantos compromissos e deixar a vida profissional e pessoal se unirem completamente.

Tenha um ambiente adequado para o trabalho

Além de tudo que você já viu aqui, para criar uma rotina de trabalho remoto saudável você deve ter um ambiente adequado para cuidar das suas demandas profissionais.

É claro que nem todo mundo tem estrutura e capacidade financeira para contar com um cômodo exclusivo para atuar em home office, não é mesmo?

Todavia, da melhor maneira que for possível, é essencial que se reserve um espaço voltado para o trabalho na sua casa, já que assim é possível criar uma associação daquele ambiente com a necessidade de focar na vida profissional.

Inclusive, você pode até mesmo separar uma mesa específica e exclusiva para trabalhar, mas em hipótese alguma trabalhe na cama, pois ao fazer isso você estará invadindo o seu espaço de descanso.

Como resultado, a sua mente não vai ser capaz de se desligar do trabalho nem mesmo quando você for deitar para descansar.

Entretanto, se você não conseguir nem mesmo ter uma mesa em casa para trabalhar, a dica para criar uma rotina de trabalho remoto é alugar uma em um coworking ou trabalhar em cafeterias, por exemplo.

Como criar uma rotina de trabalho remoto? Concentre-se totalmente nas demandas profissionais!

Agora que você já se organizou previamente e tem um ambiente dedicado para o trabalho, é chegado o momento de realmente se concentrar nas suas demandas profissionais.

Ora, se você tem a oportunidade de trabalhar em home office, é muito provável que a sua principal ferramenta de trabalho seja o computador, não é mesmo?

Ao mesmo tempo que a tecnologia traz essa facilidade de se trabalhar de qualquer lugar, existe uma série de distrações proporcionadas por ela.

Desse modo, para que você crie uma rotina de trabalho remoto saudável é interessante bloquear as notificações do seu aparelho celular, em especial aquelas oriundas das redes sociais.

Isso porque, todo mundo já disse que ia apenas “olhar rapidinho o grupo no WhatsApp” e se perdeu por horas conversando com os amigos, certo? Então, nada de redes sociais durante o trabalho!

Outra recomendação interessante para otimizar a rotina de trabalho e criar uma rotina é planejar as suas pausas, pois os momentos de descansos são necessários para a produtividade.

Desta forma, você pode utilizar o método Pomodoro, por exemplo, que estabelece uma pausa de 5 minutos para cada 25 minutos trabalhado. Assim, você aproveita estes momentos para beber água e se alongar.

Se preferir, você pode utilizar a tecnologia ao seu favor, com aplicativos que contribuem para manter o foco realizando o bloqueio do celular e de aplicativos “proibidos”.

Por fim, se você mora com outras pessoas, para criar uma rotina de trabalho remoto vale a pena conversar com todos pedindo a colaboração, explicando os horários que você estará ocupado.

Conclusão

Criar uma rotina de trabalho remoto nem sempre é fácil, mas é totalmente possível a partir do momento que você segue as dicas certas e consegue então ter mais produtividade.

Leia também: E-Commerce Como Começar? 7 Dicas Para Criar A Sua Loja Online!