Como faço para conseguir uma bolsa de estudos?

Se você tem vontade de estudar e se destacar profissionalmente, mas não tem condições de pagar as altas mensalidades que as instituições de ensino cobram, então é interessante buscar formas de conseguir uma bolsa de estudo.

Anúncios

Em geral, as faculdades, universidades e escolas particulares costumam oferecer bolsas de estudo para ajudar os alunos e elas podem vir de duas formas:

  • Bolsa integral – que cobrem todos os custos de mensalidade, ou seja, é uma bolsa de 100%;
  • Bolsa parcial – que oferece um determinado percentual de desconto, podendo ser de 50% até 80%, cabendo ao aluno pagar o restante da quantia.

Como era de se imaginar, há alguns critérios que você precisa cumprir para conseguir essas bolsas e eles variam de acordo com cada instituição de ensino.

Portanto, para lhe ajudar, abaixo você vai conferir as principais maneiras de conseguir uma bolsa de estudos. Veja!

Bolsas de estudos pelo Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) nasceu no ano de 2004 e tem como principal objetivo ofertar bolsas de estudos de 50% a 100% para aqueles estudantes que atenderem a alguns critérios socioeconômicos.

Hoje existem duas versões do programa que acontecem anualmente, uma realizada no começo e a outra na metade do ano.

Contudo, como já mencionado, o candidato deve preencher alguns requisitos para ganhar a bolsa, entre eles ter sido aluno de escola pública ou particular com bolsa de estudos.

Além disso, não pode ter diploma de graduação e ter uma renda máxima de até 3 salários mínimos.

No mais, para participar, o estudante deve ter realizado uma das edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) anteriores, obtendo nota superior a 450 na Redação e com nota superior a zero nas demais disciplinas.

Por fim, o desconto da bolsa depende da questão socioeconômica do candidato:

  • Descontos de 50% – renda familiar per capita de no mínimo 1,5 salário mínimo, mas inferior a 3 salários mínimos;
  • Descontos de 100% – renda familiar per capita abaixo de 1,5 salário mínimo.

Bolsas de estudos pela internet

Uma das formas mais fáceis de conseguir uma bolsa de estudos hoje é pela internet, visto que existem sites que possuem parcerias com diversas instituições de ensino.

Desta forma, eles trabalham com descontos nas mensalidades, podendo chegar até 75% do valor da mensalidade.

Logo, abaixo você vai conferir alguns dos principais sites confiáveis que trabalham com bolsas de estudos. Veja!

Neora

O Neora é um site que faz a conexão entre os estudantes que buscam bolsas de estudos e as instituições de ensino que ainda não fecharam as turmas.

Assim sendo, é possível conseguir bolsas de estudos com descontos de até 70%, além de se ter uma série de benefícios, como:

  • Isenção no pagamento da matrícula;
  • Cursos extras grátis;
  • Testes vocacionais.

Então, para buscar pelas bolsas no Neora é fácil: você só precisa digitar o curso ou instituição de ensino que deseja estudar e conferir os resultados gerados de descontos, valores de mensalidade e muito mais.

Dito isso, ao encontrar a bolsa de estudo desejada, basta que você faça o pagamento de uma taxa única e leve o comprovante até a instituição de ensino.

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é um dos sites mais conseguidos e utilizado pelos estudantes para se conseguir uma bolsa de estudos hoje.

Afinal de contas, ele possui parceria com mais de 1 mil faculdades e assim trabalha com bolsas de 75% de desconto para mais de 200 cursos.

Dessa maneira, para participar e garantir a sua bolsa de estudo é fácil:

  • Você deve acessar o site do Quero Bolsa e procurar pelo curso, instituição ou cidade;
  • Em seguida, caso encontra a vaga que seja do seu interesse, é necessário apenas realizar um cadastro simples e a pré-matrícula;
  • Para finalizar, você deve fazer o pagamento da pré-matrícula e com o comprovante em mãos é só se dirigir até a instituição para garantir o seu desconto.

No entanto, é importante mencionar que o Quero Bolsa não é um processo de seleção, logo, a depender da instituição, você pode ser convocado para participar de algum processo de seleção ou até mesmo apresentar o seu resultado do ENEM para que a bolsa seja disponibilizada.

Educa Mais Brasil

Não param por aí os sites para se conseguir uma bolsa de estudos, há também o Educa Mais Brasil, que é tão popular quanto o Quero Bolsa.

Por lá você encontra bolsas de estudos de até 70% de descontos e para garantir a vaga é só visitar o site e escolher a bolsa da sua preferência.

Assim como o Quero Bolsa, basta fazer a pré-matrícula pela internet e realizar o pagamento.

Entretanto, é importante conferir os critérios de disponibilização da instituição de ensino, pois algumas delas requerem também a participação do candidato em um processo de seleção.

Bolsas de estudos direto com a faculdade ou universidade

Por fim, ainda é possível conseguir uma bolsa de estudos diretamente na faculdade ou universidade particular que você deseja estudar.

Isso porque, hoje boa parte das instituições de ensino conhecidas trabalham com processo de seleção próprios e assim disponibilizam descontos interessantes.

Para isso, cada uma delas podem adotar os requisitos que desejarem, mas alguns critérios são analisados, como:

  • Desempenho no vestibular próprio da instituição;
  • Nota do ENEM e com desconto proporcional a pontuação atingida;
  • Ser atleta profissional, dentre outros.

Nestes casos, as regras e os descontos para se conseguir uma bolsa de estudos variam de acordo com cada caso.

Porém, é importante ter bastante atenção, pois, nestes casos, é muito comum que a bolsa seja válida apenas por alguns semestres, de forma que o aluno passe a não receber mais este desconto no meio da graduação.

À vista disso, todo cuidado é pouco, por isso é fundamental que você se informe e só fique com a bolsa caso ela atenda às suas necessidades.

Conclusão

Agora você já conhece as principais formas de conseguir uma bolsa de estudos, então não perca mais tempo. Vá em busca do seu sonho e mude a sua realidade profissional, pois só depende de você. Boa sorte!

Leia também: Qual Curso Fazer Para Trabalhar Com E-Commerce?

Trends