Qual curso fazer para trabalhar com e-commerce?

Que trabalhar com e-commerce e não sabe qual curso fazer? Então, fique sabendo que existem diferentes cursos para quem sonha em ingressar nesta área.

Anúncios

Afinal de contas, o número de lojas online vem crescendo de maneira impressionante e só em 2020 teve um aumento de mais de 45% no faturamento em comparação ao mesmo semestre de 2019.

Por essa razão, o mercado está aquecido e há excelentes oportunidades para quem busca emprego ou até mesmo uma recolocação no mercado de trabalho.

Entretanto, para conseguir tal feito, é importante que se busque capacitação e aí entram os cursos para quem sonha com uma oportunidade.

No entanto, qual curso fazer para trabalhar com e-commerce? Há vários e tudo depende da maneira que você deseja atuar.

Diante disso, se você deseja atuar na parte operação, tem o curso de Programação, mas se gosta da parte estratégia, vale o curso de Marketing digital.

Entretanto, para ajudar na sua decisão, confira abaixo as principais opções de cursos hoje para essa área.

Programação

Se você que trabalhar com lojas virtuais, então com certeza o curso de Programação é uma das alternativas a se analisar.

Ora, toda empresa de e-commerce conta com um grande número de programadores e desenvolvedores, sendo eles até mesmo maioria no quadro de funcionários.

Isso porque, são eles que deixam os sistemas e plataformas já prontos para serem utilizados, garantindo uma excelente navegação e experiência para os usuários.

A partir do uso da tecnologia de informação, é possível o desenvolvimento de um e-commerce sem falhas, facilitando assim o momento da compra para o cliente.

Contudo, não há uma graduação específica de programação para trabalhar com e-commerce, porém há uma série de cursos de tecnologia que podem ser feitos e que possuem relação com essa área, como:

  • Ciência da Computação;
  • Engenharia da Computação;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Computação Gráfica;
  • Engenharia de Software, etc.

Além disso, para se especializar, o profissional ainda pode ir em busca de cursos livres e que são mais voltados para a programação.

Administração de Empresas

No entanto, se você não tem habilidades técnicas e operações e deseja trabalhar de forma mais administrativa, então o curso indicado para atuar com e-commerce é o de Administração de Empresas.

A razão é simples: esta graduação é fundamental para que se conheça sobre administração dos negócios, aprendendo sobre gerenciamento e planejamento dos mais diferentes recursos de uma marca.

Hoje grandes empresas que possuem um e-commerce contratam este profissional, pois ele faz a administração do negócio de ponto a ponta, desde as finanças até o departamento pessoal.

Inclusive, essa possibilidade de trabalhar com e-commerce para os administradores só é possível pela grande quantidade de conteúdos importantes que são repassados na graduação e que envolvem áreas fundamentais para as empresas, como:

  • Marketing;
  • Vendas;
  • Recursos Humanos;
  • Finanças, etc.

Para finalizar, este curso é uma graduação, sendo oferecido em boa parte das instituições de ensino público e privado.

Curso de Marketing Digital para trabalhar com e-commerce

Com certeza o curso de Marketing Digital é uma das melhores opções para quem sonha em trabalhar com lojas virtuais, pois as empresas dependem diretamente de ações de marketing online para que seus produtos cheguem até o público alvo.

Desta forma, durante essa qualificação você entende e aprende sobre as principais e mais necessárias ferramentas para impulsionar os produtos e serviços de uma empresa.

Aliás, você fica a par dos principais canais digitais utilizados para vender bem como das estratégias para gerar resultados, tudo isso sem deixar de lado o planejamento e a mensuração das informações.

Por fim, é válido dizer que o curso de Marketing Digital tem nível de tecnólogo e uma duração de 2 anos.

Design Gráfico

Se você quer trabalhar com e-commerce uma das opções de curso para conseguir este objetivo é o de Design Gráfico.

Neste caso, a atuação será voltada para a identidade visual da marca ou do produto, garantindo assim que o mesmo seja atrativo para o consumidor.

Por conta disso, algumas das demandas do designer gráfico no mundo das lojas virtuais envolvem:

  • Criação de ilustrações;
  • Desenvolvimento de logomarcas;
  • Identidade do e-commerce para que ele seja atraente, etc.

Assim sendo, hoje o curso de Design Gráfico pode ser encontrado na modalidade de tecnólogo, com duração de 2 anos, ou bacharelado, com duração de 4 anos e uma grade curricular mais geral.

Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda é um dos mais tradicionais para aqueles que querem trabalhar com lojas virtuais.

Afinal de contas, toda e qualquer marca que utiliza a internet para chegar até o público, conta com profissionais publicitários para criam estratégias de conexão com o consumidor.

Diante disso, o papel do publicitário no e-commerce é fazer com que o cliente tenha a melhor experiência possível, desde o momento que entra em contato com o produto ou serviço, até a finalização da compra.

Dito isso, o curso de Publicidade e Propaganda também é uma opção para trabalhar com e-commerce e se trata de uma graduação, com duração de 4 anos.

Jornalismo para trabalhar com e-commerce

O curso de Jornalismo trabalha com a comunicação e as empresas de e-commerce estão percebendo a importância dos profissionais formados nesta área para garantir que os seus produtos e serviços fiquem em evidência.

O primeiro contato que um comprador tem com uma empresa, muitas vezes, acontece através do conteúdo produzido por este profissional.

Desta forma, o papel do jornalista ao trabalhar com lojas virtuais é desenvolver conteúdos para fazer com que a marca se posicione da melhor maneira possível no mercado.

Para concluir, o curso de Jornalismo é uma graduação, com duração média de 4 anos e possui uma série de disciplinas voltadas para os meios digitais.

Conclusão

Se você tem o desejo de trabalhar com e-commerce e não sabe qual curso fazer, é possível pesquisar agora sobre aqueles que foram citados durante este texto.

Logo, confira cada opção, veja a grade curricular e se matricule naquele que melhor atender ao seu perfil e a sua forma de trabalhar. Portanto, só depende de você dar os primeiros passos na sua jornada profissional com as lojas virtuais.

Leia também: Ferramentas De Produtividade: 8 Opções Essenciais No Trabalho

Trends