Aprenda a usar o LinkedIn para impulsionar sua carreira!

Descubra como o LinkedIn pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar sua carreira e conectar-se com oportunidades profissionais. Aprenda dicas e estratégias para criar um perfil poderoso, construir sua rede de contatos e destacar-se no mercado de trabalho.

Anúncios

Algumas ferramentas online são essenciais para quem busca crescimento de carreira, novas oportunidades e portas de trabalho. O Linkedin com certeza se encaixa nesse quesito. 

Como rede social voltada para questões profissionais, o Linkedin cresce diariamente, já que nessa mídia, milhares de pessoas compartilham suas experiências, colocam vagas de emprego, lançam cursos, fazem workshops e tudo o mais que envolve o mundo dos negócios. 

Não são poucas as histórias de pessoas que conseguiram recolocação profissional por meio dessa rede, assim como parcerias entre empresas. 

Independentemente da sua área de atuação, o Linkedin pode ser um pontapé inicial para projetos rentáveis e duradouros, e uma porta aberta para conhecer gente interessante e interessada em te contratar. 

Para te ajudar a entender essa rede, neste post você vai conferir:

  • O que é o Linkedin?
  • A importância do Linkedin na carreira profissional
  • Dicas para ter um bom perfil no Linkedin

O que é o Linkedin?

O Linkedin é uma rede social de negócios criada em 2002 e hoje existem outras redes nesse formato, mas atualmente essa é a mais famosa, com mais de 500 milhões de usuários. Conta com aplicativo para celular e também sua versão desktop.

Lá é como se fosse uma vitrine do profissional: dá para criar currículos, se candidatar a vagas de empresa, se conectar com pessoas do mundo todo, assistir lives, fazer cursos, acompanhar o trabalho de profissionais em geral. 

Chega a ser engraçado pensar que há pouco tempo atrás era muito mais difícil fazer contato com a empresa que você queria trabalhar. Hoje, a própria empresa pode te encontrar, se você estiver com a sua vitrine do Linkedin aberta para isso. 

VEJA O QUE COLOCAR NO TÍTULO DO LINKEDIN PARA SER ENCONTRADO
O título é uma espécie de apresentação profissional rápida, para que o seu perfil seja considerado como um candidato para determinada vaga. Veja como colocar o seu👇
CONTINUAR

A importância do Linkedin na carreira profissional

Mas será que essa plataforma é realmente necessária ou é só mais um luxo?

Partindo do pressuposto que o Linkedin conta com uma versão gratuita, sim, podemos consentir que essa rede social é necessária na vida do profissional que quer maior visibilidade, aumentar a quantidade de clientes e postar a sua opinião sobre o mundo dos negócios. 

Talvez, antes disso, apenas um pequeno grupo seleto de líderes e gestores tinham acesso a ferramentas tão importantes. Hoje, com a popularização da internet, dos smartphones e das redes sociais de maneira geral, pessoas de todos os cargos conseguem atingir mais pessoas com a sua imagem. 

Então, em resumo, podemos dizer que o Linkedin auxilia em cada uma das vantagens a seguir:

As conexões podem ser feitas com pessoas do Brasil e do mundo. No Linkedin, você pode encontrar de pessoas que estudaram com você no colegial a colegas de trabalho de outra cidade. 

Além disso, pode fazer contato com líderes e gestores de empresas nas quais você tenha interesse em trabalhar. 

Parcerias também são possíveis e o interessante é abrir conexões com profissionais de todas as áreas e não apenas da sua. 

Preenchendo o perfil conforme a plataforma solicita, recrutadores ou possíveis clientes podem te encontrar a partir de palavras chaves e competências. 

Por conta disso, o contato se torna mais próximo e humano, facilitando as relações de emprego, trabalho, parcerias e etc. 

Pessoas que têm um perfil no Linkedin passam maior credibilidade profissional, já que possuem uma “vitrine online” do seu trabalho. E essa constatação é real: quanto mais completo o seu perfil nessa rede, maior confiança vai passar para o recrutador. 

O Linkedin conta com um campo específico para encontrar vagas de emprego, chamado assim mesmo, “vagas”. 

Ao preencher o perfil, você consegue colocar as oportunidades do seu interesse e as cidades correspondentes. 

Fazendo isso e ativando o alerta de notificações, sempre que aparecer uma vaga compatível com o seu perfil, você receberá um aviso. Isso otimiza demais o trabalho principalmente de quem está procurando emprego e precisa ficar por dentro dessas notícias. 

Além de tudo isso, dentro da própria plataforma existem cursos e workshops gratuitos com certificação para ajudar na capacitação dos profissionais usuários. 

Os temas são dos mais diversos e podem ser muito úteis para enriquecer o currículo. 

Dicas para ter um bom perfil no Linkedin

Mas afinal, como ser notado? Entre mais de 500 milhões de usuários, como ter um bom perfil para ser um profissional reconhecido?

Você já ouviu aquela frase: “faça o básico bem feito”?

Serve muito para essa situação. Por conta da popularização do linkedin, crescer e ganhar mais seguidores da rede se tornou um desafio, assim como é para outras mídias sociais. 

Entretanto, dentro da sua região, você já consegue visualizações apenas fazendo o certo, que é tendo um perfil completo e coerente com a sua função. 

VEJA O QUE COLOCAR NO TÍTULO DO LINKEDIN PARA SER ENCONTRADO
O título é uma espécie de apresentação profissional rápida, para que o seu perfil seja considerado como um candidato para determinada vaga. Veja como colocar o seu👇
CONTINUAR

Para entender de forma prática, veja nas dicas abaixo como ter um perfil notável:

Escolha uma boa foto

A foto no linkedin não pode ser a mesma do seu perfil pessoal no Instagram, em que você está na praia, de roupa de banho, ou bebendo aquela cervejinha. 

Tem algum problema nisso? É claro que não. Os momentos de lazer são necessários e definitivamente não definem a qualidade do profissional. 

Entretanto, por se tratar de uma rede exclusivamente voltada para assuntos profissionais, a foto precisa condizer com a sua profissão. Se você é fotógrafo, por exemplo, pode posar com uma câmera. Se é profissional de RH, uma foto mais séria, e assim por diante. 

Vale a pena dedicar um tempinho fazendo uma ou duas fotos profissionais para passar uma imagem profissional bacana. 

Preencha o “sobre mim” com palavras chaves

O campo “sobre mim”, logo abaixo das informações pessoais, é fundamental para que você seja encontrado por recrutadores ou outras pessoas de interesse. 

Na hora de preencher, lembre-se de pensar nas palavras-chave referentes ao seu trabalho e ao que você faz, assim, seu perfil aparecerá nos campos de busca quando alguém pesquisar essas palavras. 

Por exemplo: Sou redatora, especialista em e-mail marketing e conteúdo para blogs. 

As palavras em negrito são as palavras-chave. 

Personalize a sua URL

A URL do perfil é um dos pontos mais importantes, pois em muitos momentos, é a partir dali mesmo que alguém vai te procurar. 

Personalize a sua URL de forma fácil, assim, quando você quiser passar o link do seu perfil para alguém, não terá trabalho. 

Deixe um portfólio destacado

Uma vitrine serve para deixar seu trabalho e seu serviço expostos, não é mesmo? É exatamente para isso que serve o Linkedin. 

Independentemente da sua área, procure apresentar o seu trabalho de maneira sucinta, porém atrativa, para que cada pessoa que visitar seu perfil, se encante e queira te contratar. 

Acesse pelo menos 30 minutos todos os dias

Em qualquer rede social, a constância é aspecto relevante para uma boa performance. Entre todos os dias, interaja com suas conexões, compartilhe pensamentos e transforme isso em um hábito. 

Você verá que aos poucos, as oportunidades surgirão na sua frente. 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também “Transição de carreira depois dos 40: 5 dicas práticas”.