Como planejar as atividades do dia em 5 dicas

Independente da sua área de atuação, eu tenho certeza que a organização é algo necessário no seu dia a dia.

Anúncios

Aprender a se organizar quanto às atividades do seu dia e da sua semana pode fazer toda a diferença na sua produtividade e na forma como você lida com as suas demandas. 

Se você, como milhões de brasileiros, ainda não possui essa disciplina, as dicas desse conteúdo vão te ajudar.

No texto de hoje, reunimos 5 dicas essenciais para quem quer, através da organização e gestão de tempo, aprender a produzir mais sem ter que trabalhar mais. O material de hoje será dividido nos seguintes tópicos: 

  • Quais as vantagens de planejar as atividades do dia
  • 5 dicas para planejar as atividades do dia
  • Dicas de ferramentas para planejar as atividades do dia
  • Conclusão

Quais as vantagens de planejar as atividades do dia?

Com o passar do tempo, você vai perceber que as vantagens de planejar bem a sua semana faz toda a diferença em vários aspectos da sua vida, como:

Uma melhor qualidade de vida:

Essa talvez seja uma das maiores vantagens desse método de organização. Ao planejar melhor os seus dias e, consequentemente, as suas semanas, as chances de você conquistar uma rotina com menos estresse são grandes, garantindo mais qualidade de vida.

Uma rotina com menos refações:

Se tem uma coisa que atrapalha a nossa produtividade são as refações – o famoso retrabalho. Através de uma melhor organização das suas atividades, você consegue realizar suas atividades com mais tranquilidade, evitando erros.

Dessa forma, você consegue fazer uma melhor gestão do seu tempo, sem precisar se preocupar em refazer suas tarefas. 

Uma maior produtividade:

Esse item está diretamente ligado ao tópico anterior. Quando você consegue otimizar as suas tarefas e as refações diminuem, você consegue fazer um melhor uso do seu tempo, garantindo que a sua produtividade só aumente!

Alcance os melhores resultados:

Nem preciso falar que a junção dos itens anteriores reflete diretamente no seu desempenho, né? Ao aplicar uma rotina de qualidade e fazendo a gestão correta do seu tempo, você conseguirá alcançar sempre os melhores resultados!


5 dicas para planejar as atividades do dia

A gente sabe que é quase impossível atingir a organização do dia para a noite. Por isso, separamos 5 dicas importantíssimas para quem quer dar o primeiro passo rumo a uma rotina mais organizada.

Defina muito bem as suas prioridades

É aquele velho ditado, né? “Quando tudo é prioridade, nada é prioridade”. Por isso, para que você consiga planejar as atividades do seu dia com sucesso, é necessário que você tenha todas as suas prioridades bem definidas.

Uma ótima maneira de organizar suas atividades é classificá-las entre as mais urgentes até aquelas que podem ser adiadas sem causar problemas.

Dessa forma, você consegue gerir melhor o seu tempo, podendo realizar suas atividades com mais calma e sem aquela correria que estressa qualquer um.

Dê a devida importância para as pausas

Quando estamos falando de planejamento de atividades e produtividade, essa dica pode soar um pouco estranha, mas ela é tão importante quanto as outras.

É importante parar um pouco para descansar, tomar uma água ou aquele cafezinho e relaxar um pouco. Essa quebra da rotina de trabalho ajuda a manter o seu cérebro mais descansado, garantindo uma maior produtividade ao longo dos dias.

Use e abuse da tecnologia!

Com os avanços tecnológicos cada vez mais presentes na nossa rotina, por que não usar tudo que a tecnologia tem para oferecer a seu favor?

Hoje em dia, existem inúmeras ferramentas – como plataformas e aplicativos – disponíveis no mercado para ajudar quem busca alcançar a tão sonhada organização. No final desse texto, você encontrará algumas dicas de aplicativos que vão mudar a forma como você faz a gestão do seu tempo.

Nada de querer abraçar o mundo!

Essa é uma dica muito importante para aquelas pessoas agitadas e que querem ser verdadeiras máquinas, realizando várias tarefas ao mesmo tempo.

Por mais que pareça algo bastante vantajoso em relação a produtividade, evite realizar várias atividades ao mesmo tempo.

Além de prejudicar o seu foco, isso pode fazer com que você não consiga entregar um material de qualidade, podendo gerar eventuais refações, que farão você gastar um tempo valioso trabalhando nisso.

Por isso, sempre que possível, se programe bem para realizar uma atividade de cada vez.

Organize também o seu espaço

Seja a sua sala de trabalho, sua mesa de escritório ou até mesmo aquele espaço que você separou na sua casa para realizar o home office com mais tranquilidade. Manter o seu ambiente de trabalho sempre organizado é fundamental para que a sua rotina de trabalho flua melhor. 

Para isso, conte com gavetas, caixas organizadoras, pastas e até mesmo etiquetas. Ao manter todos esses itens organizados, será mais fácil achar tudo, evitando que você perca tempo procurando algum item quando você precisar dele. 

Essa dica vai além da sua rotina de trabalho, mas é importantíssima para te ajudar no decorrer dos dias. 


Dicas de ferramentas para planejar as atividades do dia

Como já dito ao longo do texto, a tecnologia pode ser uma grande aliada na busca pela organização. Para te ajudar, listamos  ótimas ferramentas que irão te ajudar a tornar a sua rotina mais fácil.

Trello

Uma ótima ferramenta para realizar a organização do seu dia a dia é o Trello. A plataforma – que está disponível tanto para computadores quanto para smartphones – é uma excelente forma de organizar seus projetos, suas demandas e os seus prazos. 

Evernote

Com o Evernote, você consegue criar notas e conteúdos através de áudios, imagens, anexar arquivos… o aplicativo tem de tudo um pouco. É uma ótima opção para gerenciar seus lembretes e anotações em um só lugar, de maneira rápida e fácil

Google Agenda

É claro que uma das maiores empresas do mundo teria uma ferramenta especial para ajudar na sua produtividade. O Google Agenda permite que você se organize em relação aos seus compromissos, como reuniões, eventos e todas as atividades que envolvem a sua rotina de trabalho.


Conclusão

Muita gente costuma falar que precisaria que os dias tivessem 48 horas para conseguir dar conta de tudo. Mas como deu para perceber, não é preciso mais tempo, mas sim mais organização.

Ao adicionar mais organização e planejamento na sua rotina, você conseguirá realizar uma gestão maior do seu tempo, fazendo com o domingo à noite deixe de ser um motivo de ansiedade.

Gostou desse conteúdo?

Então aproveite para ler Trabalhar demais é a melhor opção? 3 motivos para ter cuidado

Trends