Trabalhar demais é a melhor opção? 3 motivos para ter cuidado

O trabalho excessivo está cada vez mais romantizado: “só consegue chegar longe quem trabalha muito!”; “trabalhe enquanto eles dormem!”, “seja produtivo!”. E com frases como essa, trabalhar demais se tornou normal, enquanto descansar se tornou errado. 

Anúncios

Você já sentiu culpa por tirar um dia para descansar, mesmo sendo final de semana?

Se sua resposta foi sim, é muito provável que você esteja trabalhando além da conta. 

E aqui, não vamos nem falar sobre a meritocracia, ou o quanto o trabalho engrandece o homem, mas sim o quanto a falta de limites pode adoecer, e algo que nem era um problema pode se transformar em uma doença física! Isso assusta, não é?

Por isso, neste post você vai entender:

  • Como saber se estou trabalhando demais?
  • Trabalhar demais é sinônimo de síndrome de burnout
  • Como parar de trabalhar demais
  • 3 motivos para ter cuidado com trabalho excessivo

Como saber se estou trabalhando demais?

Identificar se você está trabalhando demais ou não é mais difícil do que parece, afinal, muitas vezes tomamos como “normal” uma rotina que está muito além do razoável, simplesmente por termos nos adaptado. 

O resultado disso é responder mensagens de trabalho tarde da noite, achando que está tudo certo, ou não respeitar o seu horário de descanso para resolver coisas que podem esperar a segunda-feira, ou simplesmente dormir e acordar pensando apenas no que você tem que falar relacionado a sua profissão. 

De repente, a família ficou em segundo plano e você não percebeu. Os hobbies que você gostava de ter não se encaixam mais na rotina, afinal, você não tem mais tempo. Os livros não estão sendo lidos e a rotina está cada vez mais engessada. 

Parece um roteiro de história triste, mas é a vida de uma pessoa workaholic que se dedica 100% ao trabalho! 

E trabalhar demais tem mais malefícios que benefícios. Nas próximas linhas, você vai entender o motivo. 

Trabalhar demais é sinônimo de síndrome de burnout

Uma das consequências de trabalhar demais é a síndrome de burnout. Segundo o site Tua Saúde, a síndrome de burnout é o ápice da exaustão física, mental ou emocional, em decorrência de grande estresse gerado por trabalho ou por estudos. 

O pior, é que é mais comum do que parece. Todas as pessoas que precisam lidar todos os dias com situações que exigem muita pressão ou muita responsabilidade, estão sujeitas a desenvolver a síndrome de burnout, caso não coloque um limite. 

SÍNDROME DE BURNOUT
CONTINUAR

Sintomas da síndrome de burnout

Dentre os sintomas da síndrome de burnout, estão:

  • Pessimismo e negatividade mesmo quando as coisas vão bem
  • Falta de ânimo, energia
  • Falta de concentração
  • Sentimento de incompetência
  • Dificuldade em dizer não e sempre priorizar os outros
  • Tendências de ficar isolado

E algumas outras situações que podem variar de pessoa para pessoa, na maioria das vezes ligadas ao emocional. 

É fato que, além de todos esses sintomas, uma pessoa que trabalha demais e tem síndrome de burnout, acaba desenvolvendo também sobrepeso – ou peso abaixo do normal, sedentarismo, dores no corpo sem motivo aparente, dores no estômago. 

Tudo isso por que, o trabalho está como prioridade, e coisas básicas como uma alimentação saudável acaba indo para segundo plano. “Como o que dá, não tenho tempo”. 

Esse é um perigo muito grande, pois a pessoa que trabalha demais acaba eliminando coisas importantes da sua rotina, a troco de finalizar determinado projeto ou cumprir sua função com mais afinco. 

O resultado disso é uma saúde afetada. 

Como parar de trabalhar demais

E então vem a dúvida: como eu posso parar de trabalhar demais se minha rotina é tão pesada?

Não dá para falar que reorganizar a agenda é fácil, afinal, em alguns dias nós gostaríamos de ter 30h à nossa disposição para resolver todas as pendências profissionais ou pessoais. 

Porém, precisamos colocar limites, aprender a dizer não e entender o que de fato é prioridade em nossa vida. Quando o trabalho está em primeiro lugar, percebemos que o nosso tempo está em segundo. 

E no fim, o dinheiro conquistado por meio de todo esse esforço, não poderá ser desfrutado da melhor maneira, pois não haverá tempo suficiente para isso: você estará trabalhando. 

Nesse contexto, dá para entender que essa conta não fecha?

Então, o primeiro passo para evitar trabalhar demais e impor limites, a si mesmo e aos outros, a fim de que você consiga ter horários específicos para você e para os seus. 

Ver seus filhos crescerem, fazer uma atividade que você gosta, dormir 8h por noite, não são coisas banais, mas sim necessárias para que você seja cada vez mais produtivo. 

Colocar limites pode ser difícil quando as pessoas já estão acostumadas com o seu atendimento rápido, porém, com o tempo, você vai perceber que esses limites serão respeitados, mas claro, se você se respeitar primeiro. 


3 motivos para ter cuidado com trabalho excessivo

Até aqui, com certeza você já entendeu o quanto o ato de trabalhar demais é prejudicial, e o quanto você perde por não colocar limites no seu horário de trabalho. 

Mas agora, vamos ilustrar de forma clara, 3 motivos para você ter cuidado com o trabalho excessivo. 

O emprego muda, mas seus princípios continuam

Muitas vezes você dedica tanto tempo trabalhando demais, que esquece que o que realmente permanece na sua vida é a família que está com você e as coisas boas que consegue fazer nesse meio tempo. 

Quem aceita você, independentemente da sua situação, é a família para a qual você não tem dedicado tempo suficiente e com qualidade. 

Nenhum dinheiro é capaz de recuperar uma saúde debilitada

Mesmo que você tenha o melhor plano de saúde, o tempo que você vai gastar tentando recuperar a própria saúde é grande, e não compensa gastar horas e mais horas sem descansar. 

Infelizmente, nem tudo o dinheiro pode pagar, e quando falamos de bem estar, ter dinheiro pode não ser o suficiente. 

É o seu descanso que te torna mais produtivo

Você já percebeu que você tem ideias brilhantes enquanto está tendo aquela conversa de bar, ou que é muito mais gostoso começar um dia de serviço depois de ter descansado bem e feito coisas que gosta?

Por isso, não faz sentido nenhum se dedicar a uma vida workaholic, sem descanso e sem pausas. Se o seu trabalho é tão importante para você, pense no descanso como uma ferramenta para te manter produtivo e lucrando. 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Você trabalha em um ambiente tóxico? Saiba como lidar!.

Trends