Você trabalha em um ambiente tóxico? Saiba como lidar!

Você trabalha em um ambiente tóxico? O ambiente de trabalho é algo muito importante na nossa vida.

Anúncios

Afinal, além de ser a sua principal fonte de renda, é lá que você passa ⅓ do seu dia – em média. Por isso, manter um ambiente de trabalho agradável e o mais leve possível é algo que deve ser tratado como prioridade.

Mas e quando isso não é possível e você começa a perceber que o seu ambiente de trabalho se tornou um lugar tóxico? Como encarar essa?

No conteúdo de hoje, vamos falar um pouco sobre o perigo de um ambiente de trabalho tóxico e como os reflexos dessa toxicidade podem afetar não só a sua vida profissional, mas também a vida pessoal. O material será dividido em tópicos, e tratará dos seguintes assuntos: 

  • O que é um ambiente tóxico?
  • Como saber se estou trabalhando em um ambiente tóxico?
  • Dicas para lidar com um ambiente tóxico
  • Conclusão

O que é um ambiente tóxico?

Um ambiente tóxico é um local que afeta negativamente o bem-estar e a qualidade de vida dos que estão presentes ou envolvidos.

Tratando-se do ambiente de trabalho, uma atmosfera tóxica resulta no aumento de preocupações, estresse e ansiedade entre os colaboradores. 


Ambientes de trabalho tóxicos são caracterizados pela presença constante de fofocas, intrigas, manipulação, chantagens e até mesmo abusos, como assédio moral e abuso verbal.


Como saber se estou trabalhando em um ambiente tóxico?

Apesar de ser um conceito que se tornou pauta de discussões muito recentemente, os ambientes de trabalho tóxicos sempre foram uma realidade presente na vida de muitos trabalhadores.

É normal as pessoas que, por já estarem acostumadas com determinados comportamentos no ambiente corporativo, nem perceberem que estão inseridas em um ambiente de trabalho tóxico.

Entre os sinais mais claros de um ambiente de trabalho tóxico, estão: excesso de cobranças e trabalho, pressão excessiva por resultados e estresse constante.

Para te ajudar a identificar se o seu trabalho é um ambiente tóxico, listamos alguns itens para que você possa descobrir.

Liderança tóxica

Se o líder ou gestor responsável pela equipe/setor apresenta comportamentos tóxicos, existem grandes chances desse líder “contaminar” todo o setor com a sua toxicidade. 

Colaboradores cada vez mais desmotivados

Esse costuma ser um dos primeiros sinais de que algo não está indo bem no ambiente de trabalho. Um ambiente tóxico – na maioria das vezes – é resultado de uma má gestão.

E isso afeta diretamente a auto estima dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam cada vez menos valorizados pelos seus superiores.

Queda da produtividade e dos resultados

Esse é um reflexo direto do tópico anterior. Com uma equipe desmotivada por um ambiente de trabalho hostil, é impossível manter uma boa taxa de produtividade, já que os colaboradores estão se sentindo cada vez mais pressionados e, consequentemente, inseguros com relação ao seu próprio trabalho.

Excesso de conflitos

A existência de alguns conflitos no ambiente de trabalho é algo normal. Afinal, são pessoas diferentes, que possuem suas próprias vivências, pensamentos e ideias.

Mas quando os conflitos passam a se tornar cada vez mais frequentes, e quase sempre são motivados por fofocas e intrigas, é hora de prestar atenção, pois as chances do seu ambiente de trabalho ter se tornado um lugar tóxico são grandes.

Os reflexos na sua saúde – física e mental

Esse é um dos principais sinais de que o seu emprego está te fazendo mal.

Pessoas que trabalham em ambientes tóxicos começam a ter alguns problemas de saúde característicos, como dificuldade para dormir, ganho/perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo.

No âmbito emocional, um ambiente tóxico é altamente prejudicial para a saúde mental dos colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento de ansiedade, estresse e até mesmo quadros sérios de depressão.

Outro resultado – que tem se tornado cada vez mais comum – de um ambiente tóxico é a tão temida Síndrome de Burnout.

Dicas para lidar com um ambiente tóxico

Em casos onde o ambiente é muito tóxico, o ideal mesmo seria se livrar desse trabalho e buscar outro que ofereça um ambiente melhor para os seus colaboradores.

 
Mas eu sei que essa, infelizmente, não é uma opção para muitos trabalhadores.

Por precisarem muito do emprego, milhões de brasileiros acabam tendo que se sujeitar a um ambiente que muitas vezes não é saudável.

Por isso, nesse tópico vamos dar dicas de como lidar da melhor forma possível com esse tipo de ambiente.

O papel de um líder

Essa primeira dica é para quem possui um cargo de liderança e identifica comportamentos tóxicos entre os seus liderados. Algumas atitudes podem ajudar a afastar a presença da toxicidade no seu ambiente de trabalho são:

– Dialogue mais com seus colaboradores,
– Organize pesquisas de clima organizacional e satisfação interna para entender como a equipe se sente. Assim você conseguirá identificar eventuais pontos de mudança.

– Gerencie conflitos interpessoais de maneira responsável e imparcial;

– Valorize os colaboradores e faça com que eles percebam o quanto são importantes para a empresa.

Crie a sua própria “atmosfera”

Se você tem um local de trabalho mais pessoal – como a sua mesa ou até mesmo a sua sala, que tal deixar o lugar um pouco mais aconchegante para você?

Pode ser através de fotos, objetos de decoração e coisas que remetem aos seus familiares e amigos.

Pode até parecer um gesto bobo, mas pesquisas apontam que a nossa mente lida melhor com ambientes/situações estressantes quando nos sentimos mais confortáveis com o local.

Não se deixe levar por essa toxicidade

É muito fácil, em um ambiente assim, a gente se deixar levar e acabar se “contaminando”, se tornando parte do problema – ainda mais quando a origem dessa toxicidade é alguém do seu convívio.

Por isso, o ideal é evitar fazer parte desse tipo de relação.

Busque novas oportunidades

Como dito lá no começo do tópico, o ideal seria deixar esse emprego tóxico para trás e partir para novos desafios. Por isso, a dica é: ao perceber que o seu ambiente de trabalho se tornou um lugar tóxico, inicie a sua busca por um novo emprego nas suas horas vagas.

Estar sempre de olho no mercado de trabalho e nas possíveis oportunidades de trabalho é uma ótima forma de você se livrar de um emprego que te faz mal. Sua saúde mental irá agradecer! 

Conclusão

Como deu para perceber, os perigos de um ambiente tóxico possuem efeitos que vão além do âmbito corporativo. 

Também deu para notar que a cultura organizacional da empresa e a postura dos líderes responsáveis são essenciais para que se estabeleça um ambiente saudável para todos.

Uma gestão empenhada juntamente com uma equipe alinhada é a fórmula perfeita para tornar a empresa um lugar melhor e livre dessa toxicidade tão prejudicial para todos.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para ler Como elaborar um plano de carreira