Venha fazer parte da equipe do Google! Descubra como se candidatar

A boa imagem e o sucesso que a empresa alcançou durante os anos fez com que trabalhar no Google se tornasse o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo.

Anúncios

E no artigo de hoje, iremos contar um pouco mais da história da empresa e como é trabalhar nela.

Desde sua fundação até os dias de hoje, o Google já emprega cerca de 60 mil funcionários em 50 países diferentes. Além da pesquisa, a empresa também é responsável pela plataforma de streaming de vídeos YouTube, Android, entre outros.

Neste artigo, você vai conferir:

  • História do Google
  • O que esperar ao trabalhar no Google
  • Como funciona o processo seletivo
  • Últimas vagas abertas

História do Google

O Google foi fundado em 1998 pelos alunos de doutorado da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, passando a ser uma das empresas de mais importância no âmbito online e de softwares.

Por conta da fama de ambiente descontraído, boas práticas e pela alta inovação tecnológica, trabalhar no Google passou a ser o sonho de muitos recém graduados, ou até mesmo para aqueles que estão em busca de estágio. 

Em 2019 a fortuna da empresa foi avaliada em aproximadamente US$ 309 bilhões. E em 2020, de acordo com a revista Fortune, o Google era o melhor lugar do mundo para trabalhar.

O Brasil foi o primeiro país a receber uma sede da Google fora do Estados Unidos e isso aconteceu em Belo Horizonte no início dos anos 2000.

O que esperar ao trabalhar no Google

É fato que algumas pessoas se interessam pelo Google por conta do ambiente leve, visto que as sedes são repletas de salas de jogos e descansos, comidas de graças e do horário flexível. No entanto, a verdade é que a multinacional de tecnologia oferece muitos outros aspectos favoráveis aos seus funcionários. Veja mais nos tópicos abaixo.

Ambiente

Não tem como falar sobre trabalhar no Google sem falar do ambiente, como já foi citado anteriormente neste artigo. O que vemos em filmes, como no “Os Estagiários” é a mais pura verdade. 

As sedes do Google espalhadas pelo mundo contam com cozinhas equipadas com comidas gratuitas para os funcionários, salas de descanso e sala de jogos que podem ser usadas a qualquer hora do dia, bicicletas para a locomoção entre um prédio e outro, espaços com àrea verde e mais.

Cultura

A cultura de trabalho mais forte do Google está ligada totalmente à inovação através da tecnologia. As pessoas que trabalham na empresa acreditam que uma sociedade mais conectada tende a ser uma sociedade mais justa. 

Acreditam que com mais tecnologia, as pessoas têm mais acesso à informação, sendo assim, são tomadas decisões mais sábias e melhores.

Colaboração

O Google faz uso da gestão horizontal. Essa gestão tem esse nome por se tratar de uma uma estrutura sem valorização de relações de poder. Desse modo, todos os envolvidos em um projeto sentem que sua contribuição tem valor e suas sugestões serão ouvidas. 

Por conta desse método, os funcionários são incentivados a se posicionarem e expressarem suas opiniões em todos os projetos.

Diversidade e inclusão

Para o Google, a diversidade é uma vantagem competitiva, visto que a plataforma tem usuários do mundo todo, das mais diversas faixas etárias, religiões, culturas e afins, é importante ter profissionais dentro da empresa que atenda às dúvidas de cada um desses usuários. 

O Google ainda se preocupa em não contratar sempre “as mesmas” pessoas. Para eles, é importante ter pessoas de classes sociais, etnias, gênero e orientação sexual diferentes. Além da inclusão de pessoas com deficiências. 

Como funciona o processo seletivo para trabalhar no Google

Ao contrário do que muitos pensam, o Google não está tão interessado assim em que faculdade você fez sua graduação ou em como era suas notas. Para eles, o que importa mesmo é se o candidato tem o perfil para ser um googler (como são chamados os profissionais que lá trabalham).

Sendo assim, o candidato passa por algumas etapas para verificar se ele tem o googliness e como reagiria em algumas situações.

Mas além dessas particularidades da empresa, é sempre bom ter os aspectos dos tópicos abaixo, confira!

Boa preparação

É fundamental, para qualquer vaga e em qualquer empresa, que o candidato pesquise sobre o local primeiro. Ir para uma entrevista de emprego sem saber nada da empresa é, certamente, um sinal de desvalorização.

Por isso, pesquise e leia bastante. Entenda os valores da empresa, o que ela fornece, por que e para quem. Mostre que está interessado e que compactua com os ideais. 

Bom currículo

Apresente um bom currículo. Destaque suas forças e conquistas de forma objetiva e que seja capaz de mostrar suas habilidades no dia a dia do ambiente de trabalho. 

Mas lembre-se de não mentir ou exagerar. Conte apenas a verdade.

Persistência

Persistência é uma das características mais importantes para o Google. Ter a habilidade de entender e resolver problemas é fundamental para a empresa. 

Trabalho em equipe e dedicação

O Google se preocupa muito em contratar profissionais que entendam a importância de trabalhar em equipe. Para eles, uma pessoa que está totalmente apegada ao sistema hierárquico não se dará bem na empresa, visto que todos os projetos são feitos de forma colaborativa.

É preciso entender que em um momento você pode estar liderando um grupo e no outro momento você deixa de ser o líder e passa a ser um membro.

Últimas vagas abertas para trabalhar no Google

Em dezembro de 2021, no Brasil, havia cerca de 80 vagas abertas para trabalhar no Google. Tanto na sede de Belo Horizonte, no caso das vagas da área de programação, quanto na sede de São Paulo, para as demais áreas. 

O primeiro passo para se candidatar às vagas é selecionar a vaga do seu interesse, acessando a área de carreiras do Google e usando o filtro “Brasil”. É possível ainda, utilizar mais filtros como por exemplo habilidades e qualificações, grau de escolaridade, tipos de trabalho (como efetivo e estágio), entre outros,

Confira algumas das vagas de dezembro de 2021:

  • Engenheiro de Operações Corporativas;
  • Estrategista de contas de agência;
  • Soluções para clientes do Google;
  • Líder de entrega ao cliente, mídia e entretenimento;
  • Gerente de engajamento;
  • Gerente de engajamento de parceiros;
  • Especialista em vendas;
  • Digital Operations Manager Sports.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Como usar o networking para alavancar sua carreira.