Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Você participou do Exame Nacional do Ensino Médio, mas não sabe como usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Não se preocupe, pois esta é uma dúvida muito comum entre os estudantes.

Anúncios

Porém, já é válido ficar ciente de que hoje as instituições de ensino superior em todo território nacional, tanto privadas quanto públicas, usam a pontuação do ENEM para selecionar os estudantes para as vagas dos cursos.

Inclusive, é exatamente por conta disso que hoje o exame se tornou um dos principais e mais importantes vestibular do Brasil, com milhares de inscritos.

Logo, abaixo você vai entender como usar a nota do Enem para entrar na faculdade que tanto sonha. Confira agora mesmo!

Usar a nota do Enem no Sisu

A forma mais comum de entrar em curso superior é utilizado a nota do Enem no Sisu, sendo essa a maneira mais tradicional e deseja por boa parte dos estudantes.

Em suma, o Sisu consiste no Sistema de Seleção Unificada, que se trata de um programa onde os alunos concorrem a vagas nas universidades públicas do Brasil.

Então, as inscrições são abertas 2 vezes ao ano, geralmente nos meses de:

  1. Janeiro;
  2. Junho.

Dessa maneira, para participar, o estudante precisa ter participado obrigatoriamente da edição mais recente do Enem e não pode de forma alguma ter zerado a redação.

Como o objetivo é selecionar os melhores estudantes, quanto maior tiver sido a sua nota do Enem, maiores são as chances de ser aprovado no curso desejado.

No mais, é possível escolher até 2 opções de cursos, em uma mesma instituição ou em diferentes instituições de ensino.

Além disso, durante o tempo que o SISU estiver aberto, normalmente de 5 a 7 dias, o aluno é capaz de acompanhar a nota de corte do curso desejado, de acordo com a instituição de ensino e modalidade escolhida.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Prouni é uma opção!

É possível também utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade através do Prouni (Programa Universidade Para Todos).

Basicamente esta é uma iniciativa do governo que trabalha com bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) para alunos considerados de baixa renda e que sejam oriundos de escolas públicas.

Portanto, por oferecer bolsas de estudos, a nota do Enem no Prouni é utilizada para se ter acesso as instituições de ensino privadas do Brasil.

Da mesma forma como acontece no Sisu, para conseguir se candidatar as vagas disponíveis você precisa cumprir alguns requisitos importantes, sendo eles:

  • Ter concluído o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa de estudos;
  • Ter renda familiar de no máximo 3 salários mínimos.

Em geral, as vagas do Prouni ficam abertas após o processo de seleção do Enem, acontecendo também duas vezes ao ano.

Usar a nota do Enem no FIES

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Saiba que o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é uma das alternativas também.

Igual ao Prouni, o FIES é também um programa do governo, mas, como o nome já deixa claro, ele possibilita que os alunos financiem os seus estudos durante o curso superior.

Entretanto, é necessário cumprir alguns requisitos também, sendo eles:

  • Ter atingido pontuação mínima de 400 pontos na redação;
  • Ter atingido pontuação mínima de 450 nas demais disciplinas.

Com o FIES é possível financiar até 100% do curso nas instituições privadas, mas há financiamentos de 50% também, a depender do perfil do candidato e da sua renda per capita familiar.

Afinal de contas, há 3 modalidades de financiamento, variando entre 10% de descontos até 100%, respeitando sempre a capacidade de pagamento do estudante.

Usar a nota do Enem em instituições privadas

Além das maneiras acima de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade, você ainda tem a opção de utilizá-la nas instituições privadas de ensino superior também.

Isso porque, muitas faculdades hoje aceitam a nota do Enem como maneira direta de ingresso nos cursos oferecidos por elas.

Logo, isso significa que se o aluno tiver um bom desempenho e apresentar a sua nota na instituição de ensino, poderá assim fazer a matrícula sem que haja necessidade de participar do vestibular ou qualquer outro processo de seleção.

Inclusive, aqui é interessante mencionar que algumas faculdades ofertam até mesmo descontos e bolsas de estudos para aqueles que conseguiram ter um excelente rendimento no Enem.

Então, para ingressar e usar a sua nota do Enem dessa forma, basta que você entre em contato com a faculdade em que deseja estudar e se informe sobre essa possibilidade.

Por fim, não há requisitos pré-determinados, pois cada instituição pode estabelecer quais são as condições mínimas e pontuação mínima para garantir a vaga nos seus cursos.

No entanto, é possível dizer que, de forma geral, as faculdades tendem a aceitar até mesmo as notas do Enem das edições anteriores, a partir do ano de 2010.

Usar a nota do Enem como complemento da nota do vestibular

Para finalizar as formas de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade, você ainda tem a opção de utilizar como complemento da nota do vestibular.

A razão para isso é que hoje algumas instituições públicas aceitam o desempenho no Enem como um complemento da pontuação atingida no vestibular tradicional.

Sendo assim, isso quer dizer que você precisa realizar as duas provas, tanto a do Enem quanto a do vestibular, tendo a sua média final a pontuação das duas.

Desse modo, a sua pontuação do Enem pode ser um complemento da nota do vestibular, contribuindo até mesmo para ajudar na sua aprovação.

Conclusão

Agora você conhece as principais formas de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade, logo escolha a que melhor atende aos seus objetivos e necessidades.

Aliás, é interessante mencionar aqui que você pode recorrer até mesmo há mais de uma das formas que foram citadas, assim as suas chances de conseguir fazer o curso tão sonhado se tornam ainda maiores. Por fim, boa sorte!

Leia também: Como Faço Para Conseguir Uma Bolsa De Estudos?

Trends