4 conceitos de marketing para quem quer empreender

Tomar a decisão de empreender é levar consigo mais uma carga de responsabilidades, principalmente no início. Nessa etapa, o marketing é fundamental para que a sua marca seja notada, e as pessoas escolham comprar de você. 

Anúncios

Por isso, conceitos de marketing são essenciais para empreendedores e qualquer pessoa que deseja ser notado, seja para vender um produto, um serviço, ou se tornar mais conhecido.  

O primeiro passo é entender por onde começar e quais são os conhecimentos imprescindíveis. Lembrando que, mesmo sem ser especialista da área, é importante começar!

Antes feito que perfeito. 

Aos poucos, a prática vai chegando e fica mais fácil ter ideias e estratégias. Para te ajudar, separamos neste post 4 dicas práticas de marketing para o seu negócio. Você vai conferir:

  • Marketing de relacionamento
  • Construção de marca
  • Conhecimento do público alvo
  • Marketing de Conteúdo

Marketing de relacionamento

Qual é a melhor maneira de você ganhar a confiança de uma pessoa? Provavelmente, na primeira impressão é um pouco difícil, não é algo instantâneo. 

Por isso o relacionamento é tão importante. Aos poucos, com a convivência, com a troca de informações, com a identificação entre as ideias, o relacionamento vai se fortalecendo e gerando confiança. 

É dessa forma que o marketing de relacionamento funciona: é uma estratégia com o objetivo de fidelizar os clientes. Seguindo esse pilar, a empresa encontra maneiras de cativar o seu consumidor para reforçar essa proximidade. 

A partir dessa estratégia, os clientes passam a se tornar fãs do negócio, indicam, divulgam e se tornam fiéis à sua marca. 

Como implantar o marketing de relacionamento?

O primeiro passo para implementar essa estratégia é estando onde o seu consumidor está: nas redes sociais. 

Depois, é mostrar que se importa com o seu cliente. O atendimento precisa ser sempre humanizado, reforçando sempre a importância de tê-lo em sua rotina, em sua trajetória como marca. 

Depois da venda realizada, o pós-venda também é muito importante para garantir a satisfação do consumidor e já preparar o terreno para a próxima compra dele. 

São atitudes simples que fazem toda a diferença no final. 

Construção de marca

A construção da marca diz respeito à carinha que sua empresa tem e se apresenta para seu público alvo. Não dá para começar a vender um produto e um serviço, e simplesmente deixar que o destino se encarregue de criar a imagem do seu negócio. 

Esse é um ponto muito importante que deve ter sua atenção logo para começar: imaginar como quer ser visto pelo público, seja ele concorrente, parceiros ou clientes, e então incluir estratégias para passar essa mensagem.

Para iniciar esse processo, o dono do negócio deve fazer a si mesmo 5 perguntas:

  1. Onde minha empresa está no mercado?

Essa pergunta é respondida a partir das informações dos clientes que você deseja ter, com a cultura da empresa que deseja implantar. Cruzando esses dados, você passa a entender onde a empresa está no mercado. 

  1. Que cara a minha marca tem?

Aqui você identifica as palavras, os gostos, as ideias que têm relação com sua marca, e pensa em maneiras de usá-las nas suas divulgações. 

  1. Qual o slogan da marca?

Toda empresa tem uma frase de impacto. Dedique um tempo para pensar na sua. 

  1. Que tipo de imagem remete à minha marca?

A criação do logo também envolve pesquisa, reflexão e muito cuidado. Um logo que impacta as pessoas é extremamente importante para a aderência da marca. 

  1. Como minha marca enfrenta as crises?

A gestão de crise é fundamental para qualquer empresa, principalmente para quem está iniciando no mundo competitivo do empreendedorismo. Lidar com críticas, oferecer bom atendimento e influenciar positivamente as pessoas é um dos pontos principais para o diagnóstico de criação da marca. 

Conhecimento do público alvo

O óbvio também precisa ser falado: conhecer o público alvo do seu negócio é o que faz com que ele cresça! Porém, no início, definir quem fará parte desse público é como montar um quebra cabeça. 

É uma tarefa difícil, mas não é impossível e algumas dicas básicas podem ajudar nesse primeiro momento. Claro que o ideal é receber a consultoria de um especialista em marketing para poder fazer o mais assertivo possível. 

Então, alguns pontos essenciais para serem observados na hora de definir o público algo são:

  1. Conheça o mercado em que está inserido
  2. Entenda os problemas que seu negócio soluciona ou os desejos que ele atende
  3. Pesquise muito e veja o que seus concorrentes fazem 
  4. Use ferramentas digitais para ver os assuntos que estão em alta e em quais dele você se encaixa
  5. Por fim, defina seu público alvo. 

Como definir o público alvo 

Não basta só “achar”. Você precisa entender onde realmente estão essas pessoas das quais você vai chamar de público alvo. Para isso, as conclusões a serem tomadas são as seguintes:

  • Dados demográficos: gênero, idade, renda, educação, estado civil do meu cliente
  • Dados geográficos: país, estado e cidade dos meus clientes
  • Destino final: O produto final é destinado a empresas ou pessoas físicas?
  • Características comportamentais: o que ele gosta de fazer, assistir, os desejos e dores. 

Tendo isso em mãos, a definição será muito mais prática. 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo chegou para ficar. Afinal, talvez não exista outro tipo de estratégia dentro do marketing tão voltada para o relacionamento como essa: fornecer informações úteis, de graça, com o objetivo de se tornar autoridade e ser lembrado na hora de efetivar uma compra. 

Mesmo fazendo parte de uma atitude tão nobre, que é oferecer conteúdos gratuitos que visam resolver problemas e tirar dúvidas, a estratégia de marketing de conteúdo está diretamente ligada aos lucros da empresa. 

Até porque, tudo o que envolve relacionamento com clientes, está ligado com a lucratividade e a extensão da marca para dentro da vida das pessoas. 

Observe grandes marcas. Elas se fazem presente em momentos importantes e é dessa forma que conquistam seu espaço todos os dias, não apenas tentando vender a todo o custo. 

Oferecer ajuda, suporte e apoio gratuito, garante uma boa visibilidade. 

Como aplicar esses conceitos

Comece fazendo o básico e vendo como outras pessoas fazem. Seja autêntico, corajoso e constante. Dessa maneira, o crescimento virá. 

Não se compare! Cada tempo é um e curtidas na rede social não significam lucro. 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler “Como conseguir trabalho: 5 habilidades essenciais”. Continue acompanhando nossos conteúdos! 

Trends