Criatividade no mercado de trabalho: Conheça os benefícios!

Seja qual for a sua área de atuação, a verdade é uma só: a criatividade é um aspecto muito bem vindo no perfil de um profissional.

Anúncios

Por isso, no texto de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância da criatividade no mercado de trabalho nos dias de hoje, os seus principais benefícios e como você pode exercitar a sua criatividade e, dessa forma, se tornar um profissional melhor e mais completo.

A seguir, preparamos um índice com os tópicos que serão abordados ao longo do texto:

  • O que é criatividade?
  • Porque a criatividade no mercado é cada vez mais valorizada? 
  • A importância de um ambiente de trabalho que estimula a criatividade
  • Benefícios da criatividade no ambiente de trabalho
  • Maneiras de exercitar a sua criatividade no dia a dia
  • Conclusão

O que é criatividade?

De maneira geral, criatividade é a capacidade que o indivíduo tem de criar ou inventar.

No âmbito profissional, uma pessoa criativa é alguém que possui ideias originais e inovadoras e, além disso, possui a capacidade de elaborar novas resoluções para eventuais problemas e situações que possam surgir.

Diferente de várias outras habilidades, a criatividade é uma característica que pode ser adquirida com o passar do tempo. Algumas maneiras de exercitá-la – e até mesmo desenvolvê-la através de diversas práticas – listamos algumas ao fim do texto.


Por que a criatividade no mercado de trabalho é cada vez mais valorizada?

Tratando-se do ambiente de trabalho, a criatividade é uma competência cada vez mais valorizada. Isso porque, é através da criatividade que o profissional conseguirá trazer uma série de benefícios para a rotina corporativa.

Além de trazer mais inovação para o ambiente de trabalho, através da criatividade é possível apresentar soluções inteligentes para as eventuais dificuldades que podem surgir com o passar do tempo e gerenciar de maneira bem sucedida os projetos, metas e demandas do dia a dia.

E esse é um fator que está influenciando cada vez mais os processos seletivos.

Dependendo da área, os recrutadores estão cada vez mais de olho nos candidatos, visando selecionar aqueles que possuem um perfil mais criativo.

Por isso as dinâmicas e testes que visam avaliar a criatividade e o raciocínio lógico dos candidatos é cada vez mais frequente.


A importância de um ambiente de trabalho que estimula a criatividade

Além dos esforços individuais que todos podem ter para exercitar sua criatividade, o ambiente externo pode oferecer uma grande influência na forma como nós desenvolvemos essa competência.

Por isso, é importante que as empresas e os gestores ofereçam sempre incentivos para que os colaboradores busquem sempre aprimorar esse aspecto.

Isso pode ser feito através de treinamentos, workshops e o mais importante: um ambiente de trabalho saudável, onde o colaborador se sinta seguro e confortável para explorar e desenvolver sua criatividade.


Benefícios da criatividade no ambiente de trabalho

Seja no aspecto pessoal ou profissional, a criatividade é uma competência que, ao ser bem empregada, só proporciona benefícios para a nossa rotina. Abaixo, listamos alguns dos benefícios que a criatividade no ambiente de trabalho pode te trazer:

Se destacar

Essa é uma dica tanto para quem busca o crescimento profissional dentro da empresa – através de uma promoção – ou para quem está buscando uma recolocação no mercado de trabalho. 

Através da criatividade, você consegue se destacar mais perante os outros profissionais. Independente de qual seja o seu objetivo, destacar-se de maneira positiva  é sempre bom, né?

A forma como lidamos com as situações do dia a dia

Através de uma criatividade mais aflorada, é possível encontrar soluções criativas para lidar com as adversidades que irão surgir no ambiente de trabalho.

É utilizando a criatividade que podemos explorar diferentes pontos de vista, encontrando assim as melhores maneiras de solucionar os desafios do dia a dia. 

Auxilia na forma de se comunicar

Ao trabalhar em cima do desenvolvimento da sua criatividade, outros aspectos tendem a ganhar força. Um deles é a comunicação.

Ao exercitar a criatividade, o indivíduo consegue se expressar melhor e de maneira mais assertiva, facilitando a forma como ele se comunica com as outras pessoas.

Influencia diretamente nos resultados

E por último, mas não menos importante: a criatividade é o que faz o sucesso de uma empresa. Com uma equipe criativa e bem estruturada, fica muito mais fácil aumentar a produtividade e alcançar melhores resultados.

Por isso a criatividade é um fator cada vez mais indispensável em todas as áreas do mercado de trabalho   


Maneiras de exercitar a sua criatividade no dia a dia

Como dito lá no primeiro tópico do texto, a criatividade pode ser exercitada no dia a dia de diversas formas.

A verdade é que cada pessoa pode ter um hábito ou atividade diferente que ajuda a exercitar a sua criatividade. Para te auxiliar nessa tarefa, listamos algumas atividades que podem ajudar a desenvolver essa competência!

Fazer cursos é sempre uma boa opção!

Graças a tecnologia, as possibilidades de se capacitar através de cursos é quase infinita!

Hoje em dia é possível escolher um curso que, além de te ajudar a se especializar em diversas áreas, também pode agregar – e muito – no seu currículo.

Além de opções que envolvem o aspecto profissional, também pode ser interessante buscar um novo hobby através de um curso, como culinária ou corte e costura, por exemplo. 

Dê espaço para livros, filmes e outros tipos de conteúdos

Além de ser ótimas formas de relaxar após um dia/semana de muito trabalho, ler e assistir filmes/séries é uma ótima forma de exercitar a sua criatividade.

Isso acontece porque, ao consumir esses tipos de conteúdos, você também está adquirindo referências e repertório. E essas referências são partes primordiais quando falamos de criatividade.

Ouvir músicas e podcasts também vão te ajudar a exercitar essa parte da sua mente.

Criar, criar, criar!

Uma ótima maneira de exercitar a sua criatividade é através de dois velhos conhecidos: papel e caneta.

Através da criação – seja escrevendo ou desenhando – sem se preocupar com o resultado, você consegue deixar a sua imaginação fluir melhor, te ajudando a desenvolver novas ideias.

Como dito no começo do tópico, estas são apenas exemplos de atividades que podem te ajudar a trabalhar a sua criatividade. Além dessas, muitas outras atividades podem funcionar para quem busca exercitar essa competência.

Para muitas pessoas, atividades como fazer exercícios físicos, acessar as redes sociais e até mesmo ficar de bobeira sem fazer nada são excelentes maneiras de estimular a criatividade. 

Conclusão

É interessante pensar que a criatividade é como uma academia: é necessário exercitá-la sempre para que você possa ver os resultados. Além disso, é necessário que haja um incentivo para que a sua criatividade se manifeste.

Dessa forma, você conseguirá aproveitar ao máximo o seu potencial e alcançar novos patamares na sua carreira.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler Cursos para melhorar o currículo: 5 opções para qualquer emprego

Trends