Quais são os tipos de certificado digital? Entenda!

Tipos de certificado digital: leia o texto e descubra quais são os principais e sua especificação.

Anúncios


Quais são os tipos de certificado digital? Entenda!

A internet se tornou um item indispensável nas nossas vidas. Atualmente, realizamos diversas transações à distância, ou seja, virtualmente.

Cartões mais recomendados

Desse modo, é muito importante que haja segurança para garantir a veracidade e autenticidade das informações trocadas diariamente por empresas e pessoas.

Os certificados digitais são grandes aliados para garantir essa segurança. No texto de hoje você conhecerá os principais tipos de certificado digital. Continue a leitura!

Veja abaixo o índice do post:

  • O que é certificado digital?
  • Quais os principais tipos de certificados digitais?
  • Tipo A;
  • Tipo S;
  • Certificado digital Tipo T;
  • e-CPF;
  • e-CNPJ;
  • NF-e;
  • conclusão.

O que é certificado digital?

o que é certificado digital?

O certificado digital funciona como um documento, uma espécie de identidade virtual que pode representar uma empresa ou até mesmo uma pessoa.

Com essa carteira de identificação eletrônica você pode assinar documentos sem precisar estar pessoalmente no local.

Anúncios


Logo, a assinatura eletrônica tem o mesmo valor jurídico da assinatura que você faz no papel presencialmente.

Uma das muitas características dessa assinatura é não ser preciso reconhecer firma em cartório para torná-la válida juridicamente.

Nesse documento eletrônico estão contidos informações importantes e intransferíveis sobre a pessoa ou empresa que o utiliza.

Ele é um item muito importante para garantir segurança nas transações digitais. Em uma era onde a maioria das nossas operações são realizadas em ambiente digital, certamente, esse produto se torna um grande aliado.

Agora, continue a leitura e descubra os principais tipos de certificado digital.

Quais os principais tipos de certificado digital?

os principais tipos de certificado digital

Os modelos de certificados digitais variam e cada um deles tem uma finalidade particular. Existem situações em que há a necessidade de a empresa ter até mais de um certificado digital.

Anúncios


Entender quais são os tipos de certificado digital e quais as diferenças entre eles é muito importante para evitar obter um certificado inapropriado para você ou sua empresa.

Veja a seguir quais são eles e o modelo de demanda que cada um deles atende!

Tipo A

O certificado digital tipo A é o certificado de assinatura digital. Ele serve para identificar o assinante, além disso, é responsável por autenticar uma operação e confirmar que o documento não foi adulterado.

Ele é um dos mais utilizados, sendo recomendado, por exemplo, para profissionais liberais que necessitam enviar documentos em ambiente virtual, assinados.

Fora isso, ele pode simplificar a rotina de grandes organizações, que têm um grande volume de validação de documentos, certamente, o trabalho rotineiro será otimizado.

Existem três variações dessa opção: A1, A3 E A4. Entenda as diferenças entre o A1 e A3, que são os utilizados. 

Tipos de certificado digital _ A1

O certificado digital tipo A1 tem a validade de um ano. Ele é instalado e armazenado diretamente em um computador, inclusive, pode ser instalado em vários computadores ao mesmo tempo.

Ele proporciona muita agilidade no momento de assinar documentos, pois não depende de dispositivos externos.

Fora isso, possibilita realizar o backup do certificado digital, desse modo, o portador do certificado não perde o arquivo caso o computador seja formatado.

Outro diferencial importante desse tipo de certificado é que ele não requer instalação de leitoras de cartão. 

Tipos de certificado digital _ A3

Esse modelo é armazenado em Token, que funciona como um pen-drive, ou em cartão inteligente, sendo assim, pode ser levado para qualquer lugar.

Eles têm mais tempo de duração, variando entre 1 e 3 anos. O seu nível de segurança é mais elevado também, considerado inviolável.

O fato dele ser mais seguro, é porque não pode ser extraído ou copiado para outra mídia, além disso, só o portador da senha pode usá-lo, ou seja, é pessoal e intransferível.

Tipo S

Os certificados digitais tipo S tem a finalidade de atestar o sigilo das informações. Ele faz uma criptografia dos dados, desse modo, eles só podem ser acessados por pessoas autorizadas.

Uma das suas principais utilidades é enviar um e-mail com conteúdo sigiloso, por exemplo. Assim, você evita que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo sem autorização.

Essa proteção é ideal para as empresas que precisam trocar informações sigilosas com frequência.

As principais variações desse certificado são o S1, S3 e S4.

Tipo T

O tipo T é mais conhecido como o certificado de tempo. Seu principal objetivo é demonstrar quando um documento digital foi emitido.

Ele deixa evidente a hora e horário que as informações passaram a existir. Ele pode ser utilizado em conjuntos com o tipo A e S, pois é ideal para evitar determinadas fraudes.

e-CPF

Esse certificado é a versão digital do nosso CPF, o principal documento de identificação de pessoa física. Todavia, serve para garantir a veracidade das operações eletrônicas.

Funciona como a assinatura de uma pessoa física e pode ser usado para assinar contratos, por exemplo, e acessar o site da Receita Federal.

Esse modelo utiliza a mesma tecnologia do certificado tipo A, e pode ser emitido na versão A1 e A3.

e-CNPJ

e-cnpj
Tipos de certificado digital/Canva

Esse é o certificado digital para pessoa jurídica. Ele é responsável por garantir a integridade e veracidade de transações realizadas por empresas no meio eletrônico.

Entre as ações que uma empresa portadora desse certificado digital pode realizar, encontramos, por exemplo, fechar contratos e procurações.

Ele também é emitido e armazenado utilizando os modelos A1 e A3.

NF-e

O NF-e é usado para emitir notas fiscais eletrônicas. Com ele, o usuário autorizado a usá-lo não consegue realizar nenhuma alteração em nome da empresa.

Ele é de extrema importância para a empresa, pois garante a autoria e validade jurídica das notas fiscais.

Antes de adquirir esse certificado é importante observar se ele é compatível com os modelos A1 e A3, assim, evita qualquer problema de incorporação.

Como pode ver, esses são os principais tipos de certificado digital, ou seja, os mais conhecidos e utilizados.

Entretanto, ainda existem outros mais específicos em determinadas áreas, por exemplo:

  • e-Saúde _ certificado digital destinado aos profissionais de saúde.
  • e-Jurídico _ exclusivo para advogados.
  • e-Contador _ identificação eletrônica dos contadores.

Conclusão

A transformação digital segue a passos largos. A troca de informações entre pessoas e empresas nesse ambiente cresce a cada dia.

Por isso, foi detectado uma grande necessidade de garantir a segurança e integridade das informações trocadas virtualmente.

Os tipos de certificado digital servem para atender e dar suporte a essa transformação digital e trazer mais segurança para as operações que acontecem via internet.

Falando em transformação digital, o modelo de trabalho home office está em alta, aliás, foram criadas até novas regras para flexibilizar essa tendência. Aproveite para ler também👉 “MP Home Office: conheça as novas regras que entraram em vigor”.

Compartilhe esse post

Nós Recomendamos

Cartão de crédito recomendador

Cartões de crédito Nubank

Chegou a hora de você pedir o seu cartão roxinho! Com dezenas de vantagens você pode aproveitar diversos benefícios e serviços que ele oferece. Anúncios