Cursos livres: o que são e como funcionam

Você já ouviu falar de cursos livres? Independentemente da sua profissão ou área de atuação, uma coisa é certa: o mercado de trabalho está cada vez mais disputado. Isso faz com que o investimento em qualificação seja cada vez mais necessário.

Anúncios

Se você tem dúvidas se esse modelo de curso é o ideal ou não para fazer, este conteúdo vai te ajudar a descobrir um pouco mais sobre as principais vantagens dos cursos livres e como eles podem impactar muito positivamente a sua carreira!

O texto será dividido nos seguintes tópicos

  • O que são cursos livres
  • Como funcionam os cursos livres
  • Para quem os cursos livres são indicados
  • Pontos positivos dos cursos livres
  • Como escolher um bom curso livre
  • Conclusão

O que são cursos livres

São cursos voltados para pessoas que buscam capacitação profissional rápida. Esse modelo de cursos é uma ótima opção para quem está de olho em uma promoção, quer conquistar melhores salários, busca uma recolocação no mercado de trabalho ou quer adquirir conhecimento ao ingressar numa área nova.

Atualmente, há opções de cursos disponíveis em várias áreas de atuação, como:

  • Arquitetura;
  • Comunicação;
  • Design;
  • Saúde.
  • Moda;
  • Comunicação;
  • Educação;
  • Engenharia;
  • Tecnologia;
  • Gestão e Negócios

Lembrando que essas são só algumas das áreas disponíveis. Existem instituições de ensino que oferecem muitas outras opções de cursos voltados para praticamente todas as profissões.

Como funcionam os cursos livres

Esse modelo de ensino chama a atenção por reunir três pontos bastantes positivos para os estudantes: duração mais curta, a objetividade dos conteúdos e os preços mais acessíveis.

Os cursos livres podem ter cargas horárias variadas – podem ter duração de 8 horas, 40 horas, 120 horas, e por aí vai. Essa carga horária reduzida – comparada com um curso de ensino superior – é um dos principais atrativos desse tipo de curso.

Ao finalizar o curso, os alunos que concluem a formação, garantem um certificado de participação.

Para quem os cursos livres são indicados

Diferente de uma graduação, os cursos livres não possuem pré-requisitos. Pessoas dos mais diversos graus de escolaridade podem fazer – desde alunos do ensino fundamental até universitários. Essa especialização rápida é mais acessível financeiramente, sendo uma ótima opção para quem quer aprender algo novo ou aperfeiçoar seus conhecimentos, mas não possui tanta disponibilidade financeira.

Dá uma olhada nos principais perfis de quem busca os cursos livres:

Estudantes universitários

Além de oferecer ainda mais conhecimento, os cursos são ótimas alternativas para alunos que buscam enriquecer o currículo com conteúdo da área que estuda.

Profissionais buscando atualização

Com um mercado cada vez mais competitivo, toda e qualquer chance de se destacar e alcançar o sucesso é bem-vinda.

Por isso, para se manter sempre atualizados sobre as novas práticas da sua área, muitos profissionais buscam realizar esses cursos, visando um crescimento profissional.

Profissionais que buscam uma recolocação no mercado

Para quem está buscando se recolocar no mercado de trabalho, os cursos livres podem ser o caminho ideal. Isso porque, ao realizar um curso específico na sua área, você ajuda a tornar o seu currículo mais atrativo, o que pode aumentar bastante as suas chances de contratação em um processo seletivo.

Profissionais que querem mudar completamente sua área de atuação

Para quem busca conhecer diferentes áreas de atuação, os cursos livres podem ser uma ótima opção, já que oferecem a possibilidade do profissional descobrir o que realmente gosta de fazer e aprender mais sobre uma nova profissão.

Pontos positivos dos cursos livres

Agora que você já aprendeu um pouco sobre como funcionam e para quem são indicados os cursos livres, conheça as principais vantagens dessa modalidade!

Duração

Um dos principais atrativos para os alunos que buscam cursos livres é a duração. Isso porque, diferente de uma graduação, por exemplo, os cursos tendem a ter uma duração mais reduzida. Esse fator chama bastante atenção de quem busca adquirir novos conhecimentos, mas não dispõe de muito tempo livre.

Alguns cursos livres online contam com duração de 10h, ou até menos.

Economia

Juntamente com a duração, a economia é um fator que influencia bastante na busca por cursos livres. Ao colocar na ponta do lápis, o valor investido nas mensalidades de uma graduação ou pós graduação é bem maior.

E isso pesa bastante no bolso. Por isso, os cursos livres são uma ótima oportunidade para quem quer se especializar pagando pouco. Algumas instituições também oferecem opções de cursos gratuitos.

Flexibilidade

De uns anos pra cá, as opções de cursos nas mais diversas áreas cresceram muito! E com esse crescimento, as opções de cursos EAD estão ganhando cada vez mais espaço na vida dos estudantes.

Com conteúdos bem estruturados e ensino 100% online, o EAD oferece toda a flexibilidade para os alunos que não conseguem acompanhar os horários um curso com ensino presencial.   

Especialização

Como os cursos tendem a seguir assuntos mais específicos, um ponto bastante positivo dessa opção de ensino é que o aluno irá aprenderá novos conhecimentos da área escolhida, garantindo mais dinamismo no aprendizado, pois a teoria vai direto ao ponto.

Como escolher um bom curso livre

Essa é uma decisão muito importante. Para começar, o ideal é que você identifique o seu objetivo com o curso e qual é o assunto que você mais tem interesse e afinidade.

Entenda também qual é a sua principal motivação para fazer o curso. Pense sobre sua vida profissional, qual carreira que você deseja seguir e como você vê o seu futuro. Por fim, liste os cursos que mais te interessam e pesquise os pontos de cada um.

Depois de escolher o seu curso, o próximo passo é escolher onde fazer. Para decidir qual instituição de ensino escolher, a nossa dica é sempre pesquisar. Pesquise em sites, redes sociais, comentários, depoimentos de alunos, etc.

Esse tipo de pesquisa será muito importante para a sua escolha.

Assim você conseguirá saber mais sobre o que falam da instituição, a grade curricular, se o método de ensino é interessante e compatível para você e sua rotina. Depois de pesquisar, você terá reunido material suficiente para tomar a melhor decisão.

Conclusão

Como você acabou de ver, os cursos livres são ótimas opções, garantindo grandes vantagens para o currículo e contribuindo significativamente para o seu sucesso profissional.

Agora você já sabe o peso que um curso livre tem, tá mais do que na hora de você dar mais esse passo na sua carreira e conquistar novos desafios!

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Como fazer um currículo perfeito: 5 dicas indispensáveis. Continue acompanhando nossos conteúdos!

Trends