Desenvolva a inteligência emocional com essas 10 dicas

Em algum momento, você já se percebeu reagindo a alguma situação e depois pensou: “não tinha necessidade disso tudo”? Talvez seja a hora de começar a dar a devida importância ao desenvolvimento da inteligência emocional. 

Anúncios

Já está mais do que comprovado que a saúde mental está totalmente ligada com nossas atitudes diárias e até mesmo com nossa saúde física. Além disso, para se tornar uma pessoa confiante e um profissional completo de sucesso, é necessário ter os sentimentos equilibrados. 

Não é uma tarefa fácil: até porque, se fosse, nem precisaríamos de posts com essas dicas, não é?

Se você chegou até aqui, é muito provável que esteja buscando respostas para colocar a cabeça no lugar e começar a se destacar em várias áreas da sua vida, principalmente a profissional. Fique tranquilo! Vamos te ajudar. 

Neste post, você vai conferir:

  • O que é inteligência emocional?
  • Porquê é importante ter inteligência emocional?
  • 10 dicas para ter inteligência emocional

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é o termo usado pela psicologia para definir a nossa capacidade de lidar com diferentes emoções. 

Um dos principais nomes da literatura quando o assunto é inteligência emocional é o de Daniel Goleman, que é psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard. Ele ficou famoso após publicar o livro “Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”

A partir dessa obra, ele ficou popularmente conhecido como “o pai da inteligência emocional”. O livro em questão coloca a inteligência emocional no topo da lista das principais “inteligências”. Ele reforça que as nossas emoções estão entre as coisas mais difíceis de serem administradas, por isso essa virtude é tão valorizada.  

Porquê é importante ter inteligência emocional?

Os motivos pelos quais a inteligência emocional é tão importante são claros: é a partir dela que todas as outras coisas dão certo. 

Quando conseguimos tomar posse das nossas próprias emoções, conquistamos sucesso nas nossas relações, na vida profissional, conseguimos adquirir automotivação e ter um gás a mais para vencer os obstáculos diários. 

A inteligência emocional também contribui para termos o controle da nossa vida com um todo, e com ela vem também maior poder de decisão – e segurança nas próprias decisões -, crescimento contínuo da produtividade, diminuição da ansiedade, maior responsabilidade, menor procrastinação, e mais uma série de benefícios. 

Pilares da inteligência emocional

Em seu livro, Daniel Goleman fala sobre os cinco pilares da inteligência emocional, que são:

  1. Conhecer as próprias emoções
  2. Controlar essas emoções
  3. Desenvolver a automotivação
  4. Desenvolver empatia
  5. Desenvolver relacionamento interpessoal

Você já parou para pensar em como estão esses pilares na sua vida? Nos próximos tópicos, vamos discorrer acerca deles em dez dicas essenciais. 

10 dicas para ter inteligência emocional

Autoconhecimento

Antes de mais nada, é necessário se autoconhecer. Saber o que gosta, o que não gosta, e entender as suas reações diante de diferentes situações no dia a dia. O autoconhecimento será o alicerce para todas as mudanças positivas que o desenvolvimento da inteligência emocional proporcionará. 

Alguns benefícios do autoconhecimento:

  • Descobrir a sua vocação
  • Aprender a reagir de maneira mais branda
  • Desenvolver amor próprio
  • Respeitar o diferente
  • Adquirir autoconfiança

E muito mais. Nessa etapa, vale contar com a assistência de um psicólogo, que direciona os caminhos para atingir o conhecimento de si próprio. 

Busque opiniões de outras pessoas sobre si mesmo

Nem sempre é fácil ouvir de alguém que estamos agindo de maneira errada ou que magoamos alguém. Porém, ouvir a opinião de terceiros, especialmente pessoas que convivem conosco diariamente e conseguem enxergar pontos de melhoria. 

Tente contar até dez antes de reagir

Nem sempre conseguimos reagir de maneira coerente diante das situações que acontecem conosco. Porém, a partir do autoconhecimento, fica mais fácil pensar antes agir, ou segurar a emoção por alguns segundos antes de reagir de maneira ruim a alguma situação. 

Então, essa dica vale para inúmeras situações: ao sentir que virá uma reação exagerada, respire e conte até dez para acalmar os ânimos. 

Sempre que possível, espere os ânimos se acalmarem para tomar uma decisão

Se contar até dez não for suficiente, e for possível esperar, aguarde até o outro dia antes de tomar qualquer decisão da qual você possa se arrepender depois. Com a mente descansada, é muito mais fácil fazer escolhas. 

Entenda que tudo é passageiro

Por vezes, o sofrimento veda nossos olhos e acreditamos que não existe solução para muitos problemas. A questão é que, ao olharmos para trás, conseguimos entender que tudo o que vivemos já passou, tanto as coisas boas quanto as coisas ruins. 

Entender que tudo na vida é passageiro faz com que as decisões sejam mais racionais e exista menos angústia em situações delicadas. 

Interaja socialmente de verdade – esteja de corpo presente

Por vezes, estamos nos locais apenas de corpo presente, mas com a mente em outro lugar, com outras preocupações, ou até mesmo conferindo a vida das pessoas na internet. 

Tudo bem ser ativo no online, mas ao ter momentos em grupo, aproveite a sua companhia real e desfrute de conversas reais. Isso ajuda a se fixar no momento presente, parar de se comparar e desenvolver relações duradouras. 

Boas relações são importantes para manter mentes sadias. 

Demonstre interesse ao conhecer as pessoas

Seja sincero e busque se interessar de verdade pelas pessoas. Quanto mais relações reais e de confiança são firmadas, mais existe uma troca de aprendizados e experiências importantes para a formação de opiniões sensatas. 

Explique suas decisões antes de impor

O tom de voz, muitas vezes, é o culpado por criar climas ruins e inimizades. Não custa pensar um pouco na forma de falar. Ninguém é obrigado a fazer o que queremos, nem mesmo em relações de trabalho. 

Explicar as suas ideias e posições com uma voz branda, pode fazer tudo acontecer de forma mais coerente. 

Faça ações sociais

Estar envolvido em projetos que fazem o bem aos outros, ser existir méritos nisso, é muito importante para manter a saúde mental em dia. Quando olhamos para a realidade do outro, nos tornamos mais gratos. 

Encontre hobbies

Encontre coisas que gosta de fazer e separe um tempo para isso. Hobbies são como uma via de escape dos problemas do dia a dia, são uma forma de se esvaziar do estresse e recarregar as energias. 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também “Como o linkedin pode te ajudar a crescer profissionalmente”.

Trends